Ícone do site Mel e Pimenta

Receitas para a Ceia de Natal – Faça em casa

Pasta de gorgonzola, damasco e nozes

O ano está terminando e mais um Natal se aproxima e você pode preparar as receitas para a sua Ceia de Natal em casa. A ideia é viver o real significado da data, reunir a família em volta da mesa para celebrar e para estar perto de quem amamos, por isso, nós preparamos uma lista de receitas natalinas simples e baratas.

As receitas foram escolhidas com muito carinho para que você possa fazer a sua ceia em casa, mas sem ter muito trabalho, são receitas que você pode preparar com antecedência e assim todos podem aproveitar a noite de Natal sem tanto trabalho.

A nossa seleção começa nas entradas, passa pelos acompanhamentos, pratos principais e acaba na sobremesa, escolha as suas receitas natalinas, faça todos os pratos na sua casa e encante a sua família com comidas de verdade, cheias de afeto e sabor.

 

Receitas para a Ceia de Natal econômica em casa

 

Bruscheta de cogumelos e uva

Fácil de fazer, com ingredientes sofisticados, o resultado da combinação desses ingredientes impressiona com seu sabor terroso, intenso e toque aveludado. Você pode montar brusquetas, ou simplesmente servir com pães.

 

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

Essa receita é um clássico da gastronomia árabe, o babaganoush é fácil de fazer, pois você só precisa tostá-las na boca do fogão e assim você terá uma entrada ou acompanhamento cheia de sabor.

 

Pasta de gorgonzola, damasco e nozes

Desde que conheci essa pasta, ela passou a fazer parte das festas de fim de ano da nossa família. Prática, fácil de fazer e agrada a todos, pois mistura bons ingredientes como gorgonzola, damasco e nozes.

 

Chutney de Abacaxi

Essa conserva tem tudo a ver com dias de festa, colorida, intensa e de fácil preparo. Ela é agridoce e muito saborosa, pode ser servida com pãezinhos, mas também vai bem com queijos e até para montar uma entrada diferente, fatiando finamente pernil suíno assado e colocando um pouco de chutney sobre cada fatia.

 

Patê de cogumelos

Uma noite especial como a ceia de Natal merece receitas diferenciadas e especiais como essa pasta de cogumeles que traz toda a intensidade do sabor cogumelos e é perfeita para sair do tradicional, basta deixa-la pronta e depois levá-la à mesa com pães.

 

Farofa de ovos com bacon e uvas passas

Farofa faz parte da lista de pratos obrigatórios das festas de fim de ano, cada um tem a sua versão preferida, mas elas sempre estão compondo a mesa da ceia de Natal e essa receita é uma que mora no meu coração, muito saborosa e fácil de fazer e está entre as receitas natalinas baratas para você fazer em casa.

 

Purê de grão-de-bico

O grão-de-bico processado se transforma em um purê aveludado, colorido e saboroso. É um acompanhamento que combina muito com carnes assadas, você pode deixar pronto mais cedo e só aquecer na hora de servir.

 

Salada de batata com picles e ovos

Uma salada de batatas feita com picles, ovos, rodelas de cebolas, assim ela fica com sabor intenso, cremosidade e muito sabor.

 

Ratatouille feito no forno

Esse prato é uma boa opção para leva à mesa um acompanhamento saudável, colorido e muito saboroso. Feito com tomate, berinjela, abobrinha e cebolas, o ratatouille vai deixar mesa linda.

 

Salada de batatas com maionese festiva

A tradicional salada de maionese chega arrumada para festa, com cor e ingredientes que a deixam mais saborosa e diferente. Você pode usar a criatividade e adaptar a receita usando os seus ingredientes preferidos.

 

Quiche de figos e queijo gorgonzola com toque de mel

Essa quiche é uma das receitas vegetarianas que eu mais amo, sofisticada, de sabor indescritível, ela vai dar charme à sua ceia de natal e encantar a todos.

 

Costelinha suína ao molho de mel

Feita com um molho de mel que confere um dourado único, essa costelinha vai fazer sucesso entre os seus convidados, o toque adocicado é presente, mas delicado e muito gostoso.

 

Pernil suíno com molho de damasco

Carnes suínas são um clássico nas mesas natalinas e como o dia é de festa, seus pratos merecem ingredientes que tragam sofisticação como esse molho de damasco que vai deixar o pernil com um toque de doçura e acidez na medida certa.

 

Lombo suíno recheado com sálvia empanada

Essa receita já se transformou em um prato obrigatório na ceia de natal da minha família, há aproximadamente 15 anos conhecemos esse lombo recheado e desde então ele faz parte do nosso Natal.

 

Peito de frango com tomate-cereja e mussarela de búfala

Se você quer variar nas carnes de Natal, prepare esse peito de frango que tem uma apresentação diferenciada, é muito saboroso e os tomates e a mussarela conferem cor e sofisticação.

 

Torta de ricota com geleia de morango

Ceia de natal tem que ter sobremesa e essa torta é a primeira da lista de doces, pois é a minha preferida. Uma cheesecake econômica, mas seu sabor impressiona, é daquelas de comer de olhos fechados.

 

Torta gelada de abacaxi com coco

Essa torta de abacaxi é mais uma receita que faz parte da história da nossa família, a minha mãe sempre preparava para as festas de fim de ano e agora eu resgatei essa receita para compartilhar com vocês. Feita com abacaxi, coco e biscoito champanhe, é prática pois pode ser preparada com antecedência.

 

Brownie de chocolate com doce de leite

Esse brownie é o meu preferido, saboroso, doce na medida certa. Corte o brownie em quadradinhos e monte e um prato de bolo bonito para deixar a sua mesa da ceia de Natal linda. Se preferir, envolva quadrados de brownie com papel de seda, amarre com um cordão rústico e presenteie nesse Natal.

 

Receita de panetone caseiro macio e delicioso

Seja para a ceia de Natal ou para presentear, o panetone é tradição nesse época, ele pode ser feito com frutas secas e com chocolate. Acredite, fazer panetone em casa é mais fácil do que parece e o resultado pode ser incrível e você pode até usar essa receita para preparar mini panetones para presentear.

 

Torta gelada de maçã com canela fácil

Quanto se fala em receita econômica, essa receita é a melhor! E o melhor de tudo, é que apesar de ser uma sobremesa de custo baixo, ela tem um sabor simplesmente incrível. É uma das minhas tortas preferidas e ela deve ser feita um dia antes, assim ficará ainda melhor e você não vai ter trabalho no dia do Natal.

 

Na minha família, gostamos de ter uma mesa farta, com comidas gostosas, mas é necessário usar a criatividade para pensar em receitas natalinas baratas, afinal de contas, é preciso economizar. Então, espero que a nossa lista te ajude a escolher receitas que caibam no seu bolso, para que você tenha um Natal especial e em família!

Feliz Natal!!

 

Gostou da nossa lista de receitas natalinas? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Sair da versão mobile