Acompanhamentos, Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

Um dos meus livros de receitas preferido é o Jerusalém Sabores e Receitas que tem como autores Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi e é dele que vem a receita de hoje, uma pasta de berinjela tostada deliciosa.

Livros de receitas fazem parte da minha inspiração para cozinhar, eles me fazem lembrar de receitas esquecidas, me apresentam sabores que não conheço e me levam para viajar por culturas gastronômicas, por mais que eu use muito a internet para pesquisa, os livros de culinária estão sempre à mão.

Muitas receitas desse livro tem ingredientes que são um pouco difíceis de encontrar, mas de qualquer forma, as receitas são adaptáveis e poder conhecer as técnicas de preparos e histórias da região, o torna um livro incrivelmente útil. Já fiz muitas receitas dele e ainda quero fazer várias.

Voltando à receita, essa pasta pode ser servida como acompanhamento de carnes e peixes, mas também é perfeita para com pães em uma entrada, para montagem de sanduíches.

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

Tradicionalmente, a babaganoush também leva um pouco de tahine, mas essa receita do livro não leva e sinceramente, não senti falta desse ingrediente que é caro e difícil de encontrar em algumas cidades. Então, não se demore e vá para a cozinha para colocar essa receita em prática e experimentar o incrível sabor defumado, temperado e delicioso.

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

Quer usar tahine no preparo? Então, você pode fazer o seu molho à base de gergelim em casa, confira a nossa receita de Tahine caseiro.

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Rende: 4 porções
Ingredientes:
  • 4 berinjelas grandes
  • 1 dente de alho amassado
  • Raspas de limão siciliano
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • Pimenta preta moída na hora
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Coloque cada berinjelas sobre uma chama do fogão, com fogo médio, deixe-as ali tostando, eventualmente, use um pegador ou um garfo para virar para que todos os lados fiquem iguais.
  2. Deixe a casca tostar bem, ao tocar a polpa deverá estar totalmente macia, vai levar aproximadamente 15 minutos.
  3. Quando as berinjelas tiverem esfriado o suficiente para serem manuseadas, faça um corte ao comprido e use uma colher para remover toda a polpa, descarte a pele.
  4. Coloque a polpa em uma peneira e deixe escorrendo por no mínimo uma hora, se possível mantenha por mais tempo.
  5. Coloque a berinjela em um prato e usando duas facas ao mesmo tempo, vá cortando a polpa para reduzir o tamanho de pedaços maiores, mas mantenha a rusticidade.
  6. Adicione o alho bem amassado, o azeite, as raspas, o suco de limão, pimenta preta moída na hora e sal.
  7. Misture bem e deixe descanar em temperatura ambiente por 1 hora.
 

 

Pasta de berinjela tostada | Babaganoush

 

Dica para testar na época de romã:

No livro, a receita é servida como acompanhamento frio, então ela é finalizada com salsinha e hortelã picadas que são acrescentadas na hora de servir e são espalhadas sementes de romã. Farei esse teste quando tiver fácil acesso às romãs produzidos na casa dos meus pais.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.