Bruscheta de cogumelos e uva – Uma entrada incrível
A receita de hoje vai bem como entrada, além disso, é uma opção para servir como petisco e a cobertura também pode ser usada para montar deliciosos sanduíches, você pode pensar em várias formas de usar essa mistura de uvas e cogumelos, mas eu sugiro fortemente que você prepare essa receita de bruscheta de cogumelos e uva, pois é impossível descrever o quão ela é maravilhosa.
O sabor é intenso, mas tem o delicado contraste entre o sabor terroso dos cogumelos com o adocicado das uvas, escolha bons ingredientes e delicie-se com essa combinação.
Se preferir, você não precisa fazer essa receita em formato de brusquetas. Monte uma linda mesa para receber os amigos com várias opções de entrada. Coloque a mistura de cogumelos e uvas assadas em um potinho, prepare uma cesta de pães, uma tábua de queijos e frios para que cada um monte a sua combinação de sabores. Veja outras ideias para compor a sua mesa de entradas Pasta de gorgonzola, damasco e nozes, Pasta de berinjela tostada e Pasta de couve-flor e sementes de girassol.
Bruscheta de cogumelos e uva
- Base:
- Pão fatiado
- Azeite de oliva
- Pasta:
- Coalhada seca ou mascarpone ou creme de ricota
- Cebolinha picada
- Sal
- Cobertura:
- 300 g de cogumelos portobello fresco
- 1 xícara de uva de mesa rosa picada
- 1 cebola pequena em finas rodelas
- Ramos de tomilho
- Azeite de oliva
- Sal
- Base - Corte as fatias de pão de aproximadamente 1 cm, pincele os dois laos com azeite, acomode em uma forma e leve para assar até dourar os dois lados. Não deixe torra, o miolo do pão tem que continuar macio.
- Pasta - Escolha uma das opções, misture com cebolinha e sal.
- Cobertura - Aqueça o forno a 300°₢ e separe uma forma.
- Pique os cogumelos grosseiramente, corte as uvas em quatro partes e retire as sementes, corte a cebola em rodelas e coloque tudo na forma.
- Tempere com sal, coloque alguns ramos de tomilho, regue generosamente com azeite de oliva e leve ao forno para assar até que os ingredientes fiquem bem assados e integrados, a uva desmanchando. Vai se formar um líquido na forma, espere reduzir um pouco, mas não deixe secar. No meu forno levou 25 minutos.
- Retire do forno, adicione o vinagre balsâmico e misture.
- Montagem - Passe a pasta em cada uma das torradas, adicione a cobertura e finalize com uma folhinha de tomilho. Sirva imediatamente.
A receita é muito versátil, você pode usar outro tipo de cogumelo fresco de sua preferência, também pode escolher o tipo de pastinha que vai usar na base, assim como o pão, escolha o tipo que você gosta ou que tem em casa, eu usei algumas fatias do Pão de azeitona com cebola e coentro que estava fatiado e congelado.
Quer saber como fazer coalhada caseira?
A coalhada faz parte da minha rotina alimentar, usamos para servir com pães, com carnes e muito mais. Confira como fazer a sua Coalhada seca caseira que é feita a partir do iogurte.
Quer saber como fazer queijo mascarpone em casa?
O mascarpone é um queijo importado e seu preço é bem alto, mas você pode fazer a nossa versão de Queijo mascarpone caseiro.
Fez a bruscheta de cogumelos e uva?
Quero saber se você também amou essa combinação, me conte o que achou.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
MARAVILHOSA a receita. Fiz com o teu pão de cerveja e semolina. Todo mundo adorou.
Oi Bárbara!
Que bom que você fez essa receita, eu amo tanto essa bruscheta que fico feliz sempre que alguém faz.
E com o pão de semolina, deve ter ficado muito bom.
Obrigada Eline por compartilhar as suas receitas com a gente! Nesta quarentena aprendi a cozinha gracas ao seu blog. Já fiz essa brusqueta de uva que achei fantástica, uma entrada chique e simples de fazer. Fiz o peixe com molho de manteiga, o bolo de limão com alecrim, o falafel, e o purê de grão de bico. Achei todas as receitas muito saborosas. E ainda essa semana quero fazer a quiche de figo com gorgonzola…
Parabéns e obrigada por compartilhar o seu conhecimento com a gente!
Oi Edrielle!
Preciso te dizer que fiquei emocionada com o teu comentário. É tão bom receber um retorno assim nesse momento que estamos passando e que é difícil para todos.
Fico feliz que você esteja se descobrindo na cozinha, ainda mais feliz por te ajudar nesse processo, faço tudo com muito carinho e receber carinho de volta é maravilhoso.
Essa bruscheta é inexplicável de tão boa né, sempre falo que só fazendo para entender. Fico feliz que tenha testado as outras receitas e aprovado.
Faça o quiche de gorgonzola sim, essa receita é uma das minhas queridinhas.
Beijo