Doces, Faça em casa, Pães Doces, Para Presentear

Receita de panetone caseiro macio e delicioso

Hoje tem receita de panetone caseiro super macio! Estamos em Novembro, e por aqui estamos testando receitas para que você tenha tempo para se organizar e preparar muitas delícias para o Natal!

 

Panetone é um clássico natalino, tem os apaixonados por eles e os que não gostam e ainda tem os que não toleram as uvas-passas. Aqui em casa somos apaixonados por panetone e pelas polêmicas passas, então preparamos uma receita gostosa para você fazer seu panetone em casa, mas se você preferir, pode fazer um chocotone com a mesma receita.

 

Confira a nossa seleção de Receitas para a Ceia de Natal!

 

Receita de panetone caseiroConheci essa receita no meu novíssimo livro Direto ao Pão de Luiz Américo Camargo.

 

Receita de panetone caseiro

Aprenda a fazer o seu Extrato de Baunilha em casa e acredita, você nunca mais vai querer usar as essências de baunilha.

 

Receita de panetone caseiro
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Panetone feito em casa fofinho e delicioso, a nossa receita leva poucos ingredientes, é muito simples de fazer, sem nada de essências artificiais e conservantes. Faça panetone caseiro e apaixone-se.
Autor:
Categoria: Pães doces
Rende: 2 panetones
Ingredientes:
  • Esponja
  • 150 ml de água
  • 6 g de fermento biológico seco
  • 200 g de farinha de trigo

  • Massa final
  • 300 g de farinha de trigo
  • 50 ml de água
  • 25 g de leite em pó
  • 4 gemas
  • 80 g de manteiga sem sal amolecida
  • 80 g de açúcar
  • 6 g de sal
  • Raspas de 1 limão siciliano
  • Raspas de 1 laranja
  • 80 g de uvas-passas
  • 1 colher (sopa) de extrato/essência de baunilha
  • Óleo de girassol para untar as mãos
  • Manteiga para finalizar
  • Duas formas de papel para panetone (15cm)
Modo de fazer:
  1. Esponja | Em uma tigela coloque os três ingredientes, misture bem sem sovar, cubra com plástico e deixe crescer por 1 hora.
  2. Assim que a esponja estiver crescida e aerada, comece o preparo da massa. Coloque as gemas em uma pequena tigela, bata levemente com um garfo, adicione a água e misture.
  3. Acrescente essa mistura à tigela onde está a esponja, acrescente o leite em pó, o sal e misture bem.
  4. Comece a acrescentar a farinha aos poucos, mas não coloque tudo, reserve ¼ de xícara para depois. Misture bem com uma espátula ou com as mãos, a massa vai ficar seca, mas depois ela ira mudar.
  5. Em outra tigela coloque o açúcar, o extrato de baunilha e a manteiga (em ponto de pomada), misture bem para obter uma farofa uniforme e amanteigada.
  6. Então, adicione essa farofa de açúcar à massa e misture com as mãos ou com uma espátula para que os ingredientes fiquem totalmente incorporados.
  7. Transfira a massa para a batedeira e bata por 15 minutos na velocidade 2, usando o batedor em formato de gancho. Durante essa sova, acrescente a farinha reservada, a massa vai começar a ficar lisa, elástica e soltará da das laterais da tigela. As minhas gemas eram grandes, por isso, tive que acrescentar mais 2 colheres de farinha de trigo, mas não exagere, a massa fica grudenta mesmo.
  8. Enquanto a batedeira sova a massa, coloque em uma tigela grande as passas, as raspas de laranja e de limão.
  9. Transfira a massa da batedeira para a tigela. Misture bem com as mãos ou com uma espátula, para que os ingredientes fiquem bem distribuídos na massa.
  10. Então, ajeite a massa, alisando para que ela fique arrendonda, se você fizer isso com as mãos, unte-as com óleo para facilitar. Cubra com filme plástico e deixe em um local fechado para crescer por 2h a 3h.
  11. Passe uma delicada camada de óleo sobre a bancada, despeje a massa e divida em 2 porções iguais. Unte as mãos, pois a massa é grudenta, modele uma bola com cada porção de massa girando e tensionando contra a bancada.
  12. Acomode as massas dentro das formas de papel. Cubra com um plástico e deixe crescer por 1h30.
  13. Preaqueça o forno a 190°C por 30 minutos.
  14. Com uma lâmina ou faca afiada, faça um corte em cruz delicadamente e superficialmente. Coloque no centro um pedaço de manteiga equivalente a uma colher de chá e leve imediatamente ao fono.
  15. Coloque as 2 formas dentro de uma assadeira e leve ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Eles devem ficar bem dourados.
  16. Assim que os panetones saírem do forno, vamos usar uma técnica para evitar que a massa perca volume. Pegue 4 espetinhos de churrasco grandes, espete um palito de cada lado na parte de baixo do panetone. Vire-o de ponta-cabeça e apoie usando a extremidade dos palitos para dar sustentação, você pode colocar fazer isso usando duas pilhas de livros, 2 panelas altas.
  17. Eu coloquei um apoiado nos livros e outro apoiado na tigela da batedeira que é bem profunda.
  18. Deixe-os assim até que eles estejam frios.
  19. Observação: A receita sugere que o panetone seja assado por 40 minutos, no meu forno ele assou um pouco demais na parte debaixo, mas dentro ficou ótimo. Por isso, sempre preste atenção, afinal de contas, cada forno tem suas características.
Quer fazer um panetone ou chocotone sem lactose? Nós temos uma receita deliciosa Panetone de chocolate caseiro sem lactose

Posso fazer panetone sem batedeira?

Você até pode fazer, mas a  massa é bem grudenta, por isso, a sova acaba sendo o trabalho pesado e bastante pegajoso. O ideal mesmo é trabalhar a massa na batedeira planetária.

 

 

Vale a pena fazer panetone caseiro?

Fazer panetone é um  processo um pouco trabalhoso, tem algumas etapas e requer um período longo de fermentação, mas o trabalho com a mão na massa mesmo não é tão grande. Então, respondendo essa pergunta, sim vale a pena escolher os ingredientes que consumimos. Afinal de contas, é um privilégio poder consumir um panetone sem nada de corantes, saborizantes, aromatizantes e conservantes.

 

Receita de panetone caseiro

Como fazer chocotone?

É muito simples, substitua as uvas-passas por 150 g de gotas de chocolate meio amargo. E pronto você terá um delicioso chocotone caseiro.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Receita de panetone caseiro

 

 

Receita de panetone caseiroReceita de panetone caseiro