Doces, Sobremesas, Sorvetes

Torta gelada de abacaxi com coco

Para mim essa receita tem sabor de infância, lembro que a minha mãe fazia essa torta gelada de abacaxi com coco em datas especiais e poder resgatar essa sobremesa foi um momento de pura nostalgia. Lá em casa ela era chamada de torta de abacaxi da tia Cristina, nossa tia que é cozinheira de mão cheia e que compartilhou essa receita conosco.

Basta fechar os olhos para lembrar do sabor de cada camada, a primeira feita com biscoitos champanhe delicadamente umedecidos, a segunda que tem o toque aveludado do creme feito com ovos e leite condensado, a terceira com aqueles pedacinhos de abacaxi bem gelados, depois toda a leveza das claras em neve batidas com creme de leite e por fim o coco, ele que é o mais perfeito acompanhante do abacaxi. Isso é comida afetiva, poder resgatar um sabor lá nas nossas memórias mais distantes.

A receita original da minha tia acabou se perdendo e eu estava disposta a preparar uma torta que buscasse esse sabor, pesquisei por horas e escolhi essa receita que encontrei no blog Vai comer o que e compartilho com vocês.. Acredito que existam diferenças entre a receita da tia Cristina e dessa que preparamos aqui em casa, mas o que importa é que o sabor ficou muito parecido e cada garfada conseguia me fazer retornar para a infância.

Essa sobremesa também é conhecida por muitos como delícia de abacaxi, apesar de ter algumas etapas de preparo ela é muito fácil de fazer e o resultado é um doce de sabor incrível que pode ser servido refrigerado, mas que fica ainda melhor congelado.

 

Torta gelada de abacaxi com coco

Veja também essa Torta de sorvete de coco e calda abacaxi.

5.0 from 3 reviews
Torta gelada de abacaxi com coco
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Essa é a delícia de abacaxi, mas também conhecida como torta gelada de abacaxi com coco. Essa sobremesa refrescante é simplesmente incrível.
Autor:
Categoria: Sobremesas
Rende: 10 porções
Palavras-Chave:
Abacaxi, Coco, torta gelada, Tortas,
Ingredientes:
  • Creme
  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 200 ml de leite de coco

  • Abacaxi
  • 700 g de abacaxi em calda drenado e picado (2 latas - reserve o caldo)
  • ¼ xícara de açúcar (50g)

  • Cobertura
  • 3 claras
  • ½ xícara de açúcar (100g)
  • 200g de creme de leite (em lata) sem soro e gelado

  • Montagem
  • Biscoitos champagne
  • 1 xícara de coco ralado (prefira o coco fresco)
Modo de fazer:
  1. Creme: Em uma panela coloque o leite condensado e o leite de coco e leve ao fogo baixo até ferver e desligue o fogo.
  2. Enquanto isso coloque as gemas em uma tigela, bata ligeiramente com um garfo, adicione o amido de milho e misture bem. Usando uma concha, retire um pouco da mistura de leites fervente e despeje na tigela misture bem.
  3. Ligue o fogo novamente, despeje a mistura que está na tigela e cozinhe em fogo baixo e mexendo sempre até obter um creme espesso. Desligue o fogo, coloque o creme em uma tigela, cubra com filme plástico e coloque na geladeira para esfriar.
  4. Abacaxi: Em outra panela coloque o abacaxi picado e bem escorrido, adicione as 50g de açúcar, leve ao fogo alto por 10 a 15 minutos, mexendo com frequência. A ideia é que reste pouco líquido. Reserve e deixe esfriar.
  5. Cobertura: Na tigela da batedeira coloque as claras e bata até que estejam em ponto de neve, acrescente o açúcar e bata até que as claras fiquem firmes. Desligue a batedeira e adicione o creme de leite sem soro e bem gelado, misturando bem, mas com muita delicadeza.
  6. Montagem: Escolha uma forma ou refratário de aproximadamente 24cm x 24cm.
  7. Passe os biscoitos na calda de abacaxi reservada e acomode-os na forma montando uma camada.
  8. Espalhe o creme de leite condensado sobre os biscoitos e alise, depois distribua os pedaços de abacaxi, espalhe o chantilly alisando com uma espátula e então finalize com o coco ralado.
  9. Leve para a geladeira por no minimo 4 horas ou leve para o congelador para que a sobremesa fique bem gelada. Eu escolho a segunda opção.
 

| Perguntas que podem surgir |

Posso preparar a torta com abacaxi fresco? 

Pode sim, nesse caso eu colocaria 100g de açúcar e lembre que você de líquido para molhar os biscoitos champagne. Você pode usar suco de abacaxi e também diluir um pouco de leite de coco com água.

 

Devo usar creme de leite de lata?

Sim, pois você precisa retirar o soro dele e lembre que o creme de leite em lata tem um percentual de gordura maior do que o de caixinha. Veja como fazer.

 

Fez a nossa torta gelada de abacaxi com coco? Conte para nós o que você achou.

 

 

 

 

13 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: