Doces, Sobremesas, Tortas

Torta de ricota com morango

Essa torta é uma das minhas sobremesas prediletas, não tenho o hábito de fazer muitas vezes o mesmo prato, mas essa é uma exceção, posso repetir essa maravilha mil vezes e sempre vou amar esse doce. Ela consegue a perfeita harmonia entre o doce e a acidez do morango, cremosa e levinha.

É super simples de fazer e o resultado é uma linda torta com aparecia de confeitaria.

Nesse fim de semana para o III Simpósio na prática. Encontrinho entre amigos para degustar cervejas harmonizadas com pratos, confira o post da feito pela Jac no Tri Cool.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de biscoito maizena batidas no liquidificador
½ xícara (chá) de manteiga
½ kg de ricota
4 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres de (chá) de baunilha
1 xícara (chá) de de creme de leite

1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar
5 gotas de baunilha

Molho:
¼ de xícara de Karo
2 xícaras de (chá) de morangos frescos cortados em fatias

Modo de fazer:
Em um recipiente coloque os biscoitos batidos no liquidificador, adicione a manteiga derretida e amasse bem. Em uma forma de fundo removível (preferencialmente) espalhe a mistura pelo fundo e lateral da forma apertando bem.

Na batedeira, bata a ricota até chegar a um esfarelado bem fino, junte os ovos, o açúcar e a as 2 colheres de baunilha. Continue batendo até que o creme fique leve e espumoso. Espalhe sobre a mistura de biscoito e leve ao forno, a torta estará pronta quando a massa estiver levemente amarelada e com consistência firme, não deve dourar para que não fique muito seca. Retire do forno e reserve.
Numa tigela, misture o creme de leite, com o limão, as 2 colheres de açúcar e as gotas de baunilha. 
Espalhe delicadamente sobre o bolo morno. Leve à geladeira por, pelo menos 3 horas.

Molho:
Coloque o Karo em uma panela, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Junte o morango e cozinhe até secar um pouco líquido do morango (+ ou – 5 min). Deixe esfriar, espalhe a calda e decore com morangos frescos.