Carnes, Salgadas, Suína

Pernil suíno com molho de damasco – Assado

Carne de porco assada ganha meu coração, é a minha carne preferida e hoje eu quero compartilhar com você essa receita simplesmente incrível de Pernil suíno com molho de damasco. Depois de assado, esse pernil fica com um tom dourad0, com sabor caramelizado e com uma perfeita harmonia no agridoce.

Pernil suíno com molho de damasco - Assado

Pernil suíno com molho de damasco

Veja também essa receita de Costelinha de porco com chutney de maçã.

 

Pernil suíno com molho de damasco - Assado
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Autor:
Categoria: Carnes
Rende: 4
Ingredientes:
  • 1,5 k de pernil suíno com osso
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • 10 damascos secos
  • Suco de um limão (usei o bergamota)
  • 5 dentes de alho inteiros
  • Manjerona ou sálvia fresca
  • Pimenta preta
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Coloque o vinho branco em uma tigela, adicione os damascos e deixe descansando por 20 minutos. Se você não tiver esse tempo você pode liquidificar sem a etapa da hidratação, mas eu gosto de hidratar pois facilita para obter uma pasta homogênea.
  2. Coloque no liquidificador o vinho e os damascos, adicione o suco do limão, um dente de alho e bata bem até obter um creme completamente homogêneo.
  3. Tempere o pernil com sal, pimenta moída na hora e as ervas picadas.
  4. Em seguida espalhe todo o creme de damasco por todos os lados do pernil e deixe descansando por no minimo uma hora. Se puder deixar marinando na geladeira na véspera o resultado será ainda melhor.
  5. Coloque o pernil em uma forma, adicione os dentes de alho inteiros e todo o tempero da marinada, cubra com papel alumínio e leve para assar por 1h30 a 2h a 200C. O tempo dessa etapa vai variar de acordo com características da carne e forno, o importante é a carne esteja bem macia ao tocar com o garfo, quase desfiando.
  6. Retire o papel alumínio, com uma cocha retire praticamente todo o líquido que se formou e reserve.
  7. Coloque a carne de volta no forno e deixe assando a 250C, sempre que começar a secar e caramelizar vá adicionando o líquido reservado aos poucos até que a carne esteja bem dourada e com um molho espesso e caramelizado.
  8. Esse processo de deixar iniciar a caramelização e regar com os sucos do assado, vai dar cor e um sabor único ao prato.
  9. Então é hora de servir.
 

Carne de porco com ervas e molho de vinho com damasco

 

Marinada para o pernil de porco feita

 

Pernil suíno com molho de damasco - Assado

Siga o nosso perfil no Pinterest.