Receita de pão de milho simples
Aprenda a preparar essa receita de pão de milho simples, um pão de fubá fofinho e simplesmente delicioso.
Já fiz tantas receitas de pão aqui no blog, são mais de 100 pães testados e aprovados, mas sempre surge uma nova ideia, um novo sabor, afinal de contas, a panificação é um quadro em branco que nos permite tantas possibilidades.
Então, ontem o Juan, me mostrou no instagram, uma receita de pão de milho feito com milho verde e fubá, o resultado final da receita era um pão lindo, mas as etapas e a quantidade de ingredientes citados na receita, deixava claro que quem postou não tem a menor preocupação com o leitor, com proporções corretas para que o pão dê certo. Tinha fermento demais, sal de menos e mais uma série de erros grotescos, mas mesmo assim, aquele pão bonitinho, mas ordinário me inspirou a fazer esse pão que ficou delicioso.
Isso diz muito sobre a minha forma de cozinhar, de criar receitas, a inspiração pode vir de uma receita perfeita, mas também pode nascer de uma receita não tão boa, mas que serve perfeitamente como ideia para criação de uma receita deliciosa. Ideia na cabeça, fui para a cozinha para colocar a mão na passa, medindo cada ingrediente com cuidado, focada nas proporções ideais de cada ingrediente e pronto, mais um pão saiu do forno.
Depois de contar um pouco se como esse pão surgiu, preciso dizer para você que além de lindo ele é maravilhoso, um pão macio, com sabor marcante de milho, bem amarelinho e muito fofo, é o tipo de pão perfeito para comer ainda morno com aquela manteiga, mas é delicioso a qualquer hora. Recomendo também que você coloque ele na frigideira e dê aquela tostadinha com manteiga ou azeite de oliva.
Gosta de receitas com farinha de milho / fubá? Então confira essa seleção especial para você.
- Broa de fubá
- Bolo de fubá com goiabada
- Palitos salgados de fubá com sementes
- Bolo de limão com farinha de amêndoas e fubá
Como fazer pão de fubá fofinho
- 1 ovo
- ¾ xícara de água (180g)
- ¾ xícara de leite (180g)
- ¼ xícara de óleo (60g)
- ¼ xícara açúcar (50g)
- 1 lata de milho verde drenado (170g)
- 1 xícara de farinha de milho / fubá (120g)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
- 6½ xícaras de farinha de trigo (780g)
- 1 colher (sopa) de sal (20g)
- 1 colher (sopa) de manteiga (15g)
- Finalização:
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de leite
- No liquidificador coloque o ovo, a água, o leite, óleo, o açúcar, o milho verde (escorrido), o fubá, o fermento e bata até obter um creme liso.
- Transfira a mistura para uma bacia, adicione o sal e comece a colocar a farinha aos poucos, misturando com a mão até obter uma bola de massa que grude levemente nas mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, espalhe sobre ela a manteiga cortada em cubinhos e comece a sovar.
- Se necessário, vá polvilhando farinha para ajudar na sova quando a massa grudar muito, aos poucos a manteiga irá se integrar à massa. A sova deve levar de 10 a 15 minutos, até deixar a massa lisa.
- Coloque-a em uma tigela, cubra com um filme plástico ou um pano e deixe crescer em local fechado por 1h a 1h30.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, divida massa em duas partes e modele seus dois pães.
- Acomode-os em uma forma untada (usei de 43cm x 30cm), cubra e deixe crescer por 40 minutos.
- Pegue os pães, pincele com o ovo batido com leite. Se quiser, faça os cortes na superfície (veja dicas).
- Leve para assar em forno preaquecido a 190°C por 30 a 35 minutos. Retire do forno e deixe-os esfriando sobre uma gradinha.
Dicas para a receita de pão de fubá:
- Fubá: Aqui no RS chamamos de farinha de milho, é a farinha bem fina que usamos para fazer polenta.
- Óleo: Gosto de utilizar o óleo de girassol, pois ele tem sabor mais suave que outros óleos, mas use o óleo de sua preferência.
- Milho verde: Eu usei milho em lata, ele é cozido no vapor. Então, se for usar milho fresco, faça o cozimento no vapor.
- Farinha de trigo: Para o preparo eu usei 750g, mas a quantidade pode variar um pouco de acordo com as características dos ingredientes.
- Medindo os ingredientes: Para ter precisão pese os ingredientes, caso não tenha, invista em uma balança de cozinha simples.
- Tempo de forno: Meus pães ficaram prontos em 35 minutos, pois são pães grandes, o tempo pode variar um pouco.
- Tempo de fermentação: Esse tempo pode variar de acordo com a temperatura do dia, eu sempre deixo o pão crescendo dentro do micro-ondas e nos dias frios gosto de colocar uma bolsa térmica com água quente.
- Os cortes do pão: Eles são opcionais, eu tenho na cozinha lâminas de barbear (usadas apenas para pães). Os cortes são feitos depois de pincelar com ovo. Corte com delicadeza, sem pressionar a massa.
- Modelagem dos pães: Eu modelei a massa em dois pães de quase 800g cada, fiz um rolinho uniforme com a massa. Modele o pão do jeito que preferir pode ser até em pequenos pãezinhos e até em três pães médios.
- Preaquecendo o forno: Sempre antes de assar qualquer alimento, lembre de preaquecer o forno. Eu aqueço o meu forno por uns 15 minutos.
Como congelar pão?
Eu asso o pão, depois que ele está completamente frio, corto em fatias, coloco em um saco próprio para congelamento de alimentos e levo ao congelador. Na hora de consumir, tiro a fatia de pão e coloco por alguns segundos no micro-ondas, para ficar ainda melhor, gosto de colocar na frigideira para tostar. Tente fazer isso com seu pão de milho.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Fiz o pão de milho! Ficou ótimo! Só acrescentei erva doce a massa. Gratidão!
Olá Edineide!
Que bom que você fez, eu adoro colocar erva doce em receitas de milho, mas meu marido não curte.
obrigada pelo retorno e pela confiança
Sera que dá certo usando farinha de arroz no caso o mix da urbano ….acho que vou testa…deu vontade.
Beijos
Olá Vanuzia!
Infelizmente não, o resultado vai ser completamente diferente, pois o glúten que confere a maciez, elasticidade ao pão.
Sei que muitas pessoas não podem consumir glúten, mas fazer pães sem ele não é nada fácil.
Abraço!