Bolos, Doces

Bolo de fubá com goiabada – Fofinho e delicioso

A receita de hoje é simples e deliciosa. Aprenda a fazer esse bolo de fubá com goiabada, ele é muito fofinho, fácil de fazer e feito com ingredientes que costumamos ter em casa.

Um bolo de milho macio é sinônimo de afeto, é reconfortante, perfeito para degustar acompanhado um chá nesses dias frios. Então, aproveite e faça esse bolo de fubá fofinho, que leva goiabada para ficar ainda melhor e reúna a família em volta da mesa.

Além do frio que tem tomado conta do Brasil, estamos em junho, mês das festas juninas e receitas com fubá são perfeitas para as festas em homenagem a São João.

Bolo de fubá com goiabada

 

Confira algumas dicas de receitas feitas com fubá:

 

Bolo de fubá com goiabada

 

Bolo de fubá com goiabada

Bolo de fubá com goiabada

 

 

4.7 from 3 reviews
Bolo de fubá com goiabada
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse bolo de fubá simples e gostoso.
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Brasileira
Rende: 12 fatias
Palavras-Chave:
Bolo de fubá, bolo de fubá com goiabada, Bolo de milho simples, bolo fácil de fubá, bolo simples de milho, Como fazer bolo de fubá, Fubá,
Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo (120g)
  • 1 xícara de farinha de milho fina (fubá) (120g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
  • 4 ovos médios
  • ¾ xícara de óleo (170g)
  • 1 xícara de leite (240g)
  • 1½ xícara de açúcar (300g)
  • Raspas de um limão siciliano
  • 150g de goiabada
  • Farinha de trigo para polvilhar a goiabada
Modo de fazer:
  1. Comece preparando a goiabada. Corte em pedaços pequenos, polvilhe com farinha de trigo e leve os cubinhos para o congelador por 30 minutos.
  2. Unte com óleo e enfarinhe uma forma redonda de 25cm com furo no centro.
  3. Em uma tigela peneire a farinha de trigo e a de milho. Adicione o fermento, misture os ingredientes e reserve.
  4. No liquidificador coloque os ovos, o óleo, o leite, o açúcar e bata para obter uma mistura homogênea e dissolver o açúcar.
  5. Transfira os líquidos para tigela grande, acrescente as raspas de limão a gosto.
  6. Adicione os ingredientes secos e mexa o suficiente para misturar.
  7. Transfira a mistura para a forma e espalhe os pedacinhos de goiabada.
  8. Usando uma colher, cutuque levemente (mas bem de leve) os pedacinhos de goiabada só para que eles não fiquem na superfície.
  9. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos (aproximadamente). Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.
 

Dicas para a receita:

  • O fubá: Aqui no sul chamamos de farinha de milho, é a mesma que usamos para fazer polenta. Ela é super fina e delicada.
  • Óleo: Eu costumo usar óleo de girassol, pois o sabor dele é mais suave.
  • Limão: Usei as raspas de um limão siciliano para dar um aroma levemente cítrico ao bolo e ficou delicioso. Se preferir, você pode fazer sem, mas recomendo fortemente. Use seu tipo de limão preferido.
  • Erva-doce: Se quiser usar, ela combina incrivelmente com bolo de fubá.
  • Preaqueça o forno: Lembre de sempre aquecer o forno antes de assar seus bolos.
  • A forma: Eu usei uma de 25cm redonda com furo no centro. Se quiser usar outra, ela pode ser um pouco maior, mas não use uma forma menor.
  • A goiabada: O congelamento é essencial para que a goiabada não vá para o fundo da forma, mas sugiro que você toque delicadamente os cubos de goiabada para que eles não fiquem na superfície. Eu esqueci de fazer isso e os pedaços que ficam completamente por cima acabam caramelizando demais, mas toque bem de leve.
  • O tempo de forno: No meu caso levou exatamente 40 minutos, mas dependendo do forno pode levar uma pouco mais de tempo. Faça o teste do palito para ter certeza.
  • Sem lactose: Se quiser fazer esse bolo sem lactose, use água ou um leite vegetal. Se for usar leite de coco, use metade de água para evitar que o bolo fique muito pesado.

 

Como evitar que a goiabada afunde no bolo?

Dica boa deve ser compartilhada. Eu já fiz alguns bolos de fubá com goiabada e é comum que a goiabada afunde, mesmo passando por farinha. Por causa disso, muitas vezes eles ficam até difíceis de desenformar. Então, antes de testar esse bolo, eu decidi pesquisar e aprendi algo incrível no site da Janaina Suconic.

Para evitar que a goiabada afunde na massa do bolo, basta cortar, passar por farinha de trigo e levar ao congelador por uns 30 minutos. Funciona perfeitamente e você pode usar essa dica para chocolate, passas e outros ingredientes.

Porém, evite deixar pedaços de goiabada completamente na superfície para evitar que eles caramelizem. Então, é só tocar levemente com uma colher para que eles fiquem um pouco cobertos por massa.

 

Bolo de fubá com goiabada

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Bolo de fubá com goiabada

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avaliação: