Bolo de fubá com goiabada – Fofinho e delicioso
A receita de hoje é simples e deliciosa. Aprenda a fazer esse bolo de fubá com goiabada, ele é muito fofinho, fácil de fazer e feito com ingredientes que costumamos ter em casa.
Um bolo de milho macio é sinônimo de afeto, é reconfortante, perfeito para degustar acompanhado um chá nesses dias frios. Então, aproveite e faça esse bolo de fubá fofinho, que leva goiabada para ficar ainda melhor e reúna a família em volta da mesa.
Além do frio que tem tomado conta do Brasil, estamos em junho, mês das festas juninas e receitas com fubá são perfeitas para as festas em homenagem a São João.
Confira algumas dicas de receitas feitas com fubá:
- Broa de fubá | Broa de milho fácil
- Biscoitinhos de polvilho com fubá
- Palitos salgados de fubá com sementes
- Biscoitos salgados de fubá com queijo e orégano
Bolo de fubá com goiabada
- 1 xícara de farinha de trigo (120g)
- 1 xícara de farinha de milho fina (fubá) (120g)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
- 4 ovos médios
- ¾ xícara de óleo (170g)
- 1 xícara de leite (240g)
- 1½ xícara de açúcar (300g)
- Raspas de um limão siciliano
- 150g de goiabada
- Farinha de trigo para polvilhar a goiabada
- Comece preparando a goiabada. Corte em pedaços pequenos, polvilhe com farinha de trigo e leve os cubinhos para o congelador por 30 minutos.
- Unte com óleo e enfarinhe uma forma redonda de 25cm com furo no centro.
- Em uma tigela peneire a farinha de trigo e a de milho. Adicione o fermento, misture os ingredientes e reserve.
- No liquidificador coloque os ovos, o óleo, o leite, o açúcar e bata para obter uma mistura homogênea e dissolver o açúcar.
- Transfira os líquidos para tigela grande, acrescente as raspas de limão a gosto.
- Adicione os ingredientes secos e mexa o suficiente para misturar.
- Transfira a mistura para a forma e espalhe os pedacinhos de goiabada.
- Usando uma colher, cutuque levemente (mas bem de leve) os pedacinhos de goiabada só para que eles não fiquem na superfície.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 40 minutos (aproximadamente). Faça o teste do palito, ele deve sair limpo.
Dicas para a receita:
- O fubá: Aqui no sul chamamos de farinha de milho, é a mesma que usamos para fazer polenta. Ela é super fina e delicada.
- Óleo: Eu costumo usar óleo de girassol, pois o sabor dele é mais suave.
- Limão: Usei as raspas de um limão siciliano para dar um aroma levemente cítrico ao bolo e ficou delicioso. Se preferir, você pode fazer sem, mas recomendo fortemente. Use seu tipo de limão preferido.
- Erva-doce: Se quiser usar, ela combina incrivelmente com bolo de fubá.
- Preaqueça o forno: Lembre de sempre aquecer o forno antes de assar seus bolos.
- A forma: Eu usei uma de 25cm redonda com furo no centro. Se quiser usar outra, ela pode ser um pouco maior, mas não use uma forma menor.
- A goiabada: O congelamento é essencial para que a goiabada não vá para o fundo da forma, mas sugiro que você toque delicadamente os cubos de goiabada para que eles não fiquem na superfície. Eu esqueci de fazer isso e os pedaços que ficam completamente por cima acabam caramelizando demais, mas toque bem de leve.
- O tempo de forno: No meu caso levou exatamente 40 minutos, mas dependendo do forno pode levar uma pouco mais de tempo. Faça o teste do palito para ter certeza.
- Sem lactose: Se quiser fazer esse bolo sem lactose, use água ou um leite vegetal. Se for usar leite de coco, use metade de água para evitar que o bolo fique muito pesado.
Como evitar que a goiabada afunde no bolo?
Dica boa deve ser compartilhada. Eu já fiz alguns bolos de fubá com goiabada e é comum que a goiabada afunde, mesmo passando por farinha. Por causa disso, muitas vezes eles ficam até difíceis de desenformar. Então, antes de testar esse bolo, eu decidi pesquisar e aprendi algo incrível no site da Janaina Suconic.
Para evitar que a goiabada afunde na massa do bolo, basta cortar, passar por farinha de trigo e levar ao congelador por uns 30 minutos. Funciona perfeitamente e você pode usar essa dica para chocolate, passas e outros ingredientes.
Porém, evite deixar pedaços de goiabada completamente na superfície para evitar que eles caramelizem. Então, é só tocar levemente com uma colher para que eles fiquem um pouco cobertos por massa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Fiz a receita com uma fôrma de 20cm de diâmetro, mas não coloquei toda a massa (deixei um pouco ainda na bacia). O bolo aparentemente estava pronto com 55min de forno, mas quando começou a esfriar ele foi murchando no meio. Realmente deve-se seguir a recomendação de usar uma forma de 25cm (não usei apenas porque não a tenho… Tentei reduzir a quantidade de massa na forma menor, mas mesmo assim não consegui deixá-lo bem assado e bonito. Fora esse detalhe do diâmetro, achei que a minha massa ficou muito líquida… Acredito que 3 ovos já seriam suficientes no meu caso.
Nesse momento acabei de voltar com ele no forno para tentar terminar de assá-lo, mesmo que a massa sole (pelo menos não jogarei fora rsrs).
Resumindo: sigam direitinho as dicas da autora!
Oi Kelly!
Realmente, a forma de 20cm é muito pequena, o bolo vai pesar e murchar.
É muita massa sobreposta e fica difícil de assar.
Espero que na próxima vez você consiga usar a forma certa para poder ver o quanto esse bolo é maravilhoso.
E é isso mesmo, confie nas dicas da autora, heheh
Maravilhosa a receita e a super dica para goiabada não afundar, amei! Vou tentar fazer com o fubá (mimoso) que temos aqui no Norte, ele é bem mais grosso que a farinha de milho daí do Sul, mas é o mais fino que temos pra comprar por aqui! Tomara que dê certo!
Oi Manu!
Que bom que gostou da receita. Espero que tenha feito e que tenha dado certo.
Abraço
Oi, Eline. Tudo jóia?
Fiz esse bolo hoje e ficou perfeito! Estava procurando uma receita prática de bolo de fubá. Obrigada por disponibilizar a sua! Fiz sem colocar erva doce, já que não gosto muito, e mesmo assim ficou bem saboroso.
Já vai fazer parte do meu caderninho de receitas!
Oi Jacqueline!
Que bom que você fez esse bolo e aprovou.
Agradeço pelo seu retorno.
Muito obrigada!