Pão doce e amanteigado – Receita sem sova
Um pão doce e amanteigado, sem sova, fácil de fazer e simplesmente delicioso.
Você vai amar esse pão de massa doce, pois é uma receita muito fácil de fazer, um pão que não precisa sovar, mas o resultado é surpreendente. Ele fica muito fofinho, tem uma cobertura delicadamente crocante feita com manteiga e açúcar. A melhor parte, é que antes de espalhar a farofa, você vai fazer covinhas na massa com a ponta dos dedos, então a manteiga e o açúcar vão entrar nelas e seu pão ficará espetacular.
Esse pão doce fica maravilhoso ainda quentinho, por ser amanteigado, nos dias frios, sugiro que você aqueça por alguns segundos no micro-ondas, principalmente se você estiver armazenando seu pão na geladeira.
Como fazer pão sem sova
A sova é importante para trabalhar o glúten, deixando o pão fofinho e com elasticidade, mas existem algumas técnicas para fazer bons pães sem sovar. Uma delas é fazer o pão de massa mole sem sova, esse pão doce é assim, muito simples de fazer, não precisa sovar e o resultado é simplesmente maravilhoso. Basta misturar os ingredientes, mexer com a colher de pau e levar para crescer.
Confira algumas receitas de massa sem sova que são deliciosas.
Receita de pão doce e amanteigado
Para fazer essa receita você só vai de ingredientes simples como leite, fermento, farinha, sal, ovos e para completar, os ingredientes que são as estrelas dessa receita: manteiga, açúcar e creme de leite. Esse trio confere um sabor especial a esse pão que tem maciez, crocância e umidade deliciosa que se forma nas cavidades onde a manteiga e o açúcar se entranham.
- Etapa I
- ½ xícara de leite morno (120g)
- 1 colher (chá) de açúcar (5g)
- ½ colher (sopa rasa) de fermento biológico seco (4g)
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo (8g)
- Etapa II
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) açúcar (30g)
- ¼ xícara (rasa) de manteiga derretida (50g)
- Raspas de laranja a gosto
- Baunilha a gosto
- 2 xícaras de farinha de trigo (250g)
- 1 colher (chá) rasa de sal (5g)
- Cobertura
- 75g de manteiga gelada
- 100g de açúcar (1/2 xic)
- Finalização
- 100g de creme de leite
- Em uma pequena tigela coloque os ingredientes da etapa I: o leite, o açúcar, o fermento, a farinha. Misture e reserve por 10 minutos.
- Enquanto isso, em um tigela maior, coloque os ovos, o açúcar, a manteiga, as raspas, a baunilha e misture bem com um garfo.
- Então, acrescente a mistura de fermento (reservada), metade da farinha e o sal. Use um fouet (batedor de arame) para envolver bem os ingredientes.
- Acrescente o restante da farinha e volte a mexer com uma espátula ou colher de pau.
- Cubra a massa com filme plástico ou coloque em um pote com tampa, feche bem e leve para crescer por 50 minutos em lugar fechado.
- Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada e espalhe bem. (veja dicas sobre a forma)
- Enfarinhe a ponta dos dedos para ajudar a deixar a massa regular.
- Cubra com filme plástico e leve para crescer por 30 a 40 minutos.
- Cobertura: Enquanto isso, em um prato fundo coloque a manteiga gelada e o açúcar e amasse com o garfo até obter uma farofa rústica.
- Quando a massa estiver crescida, unte a ponta dos dedos com óleo vegetal e delicadamente vá colocando os dedos na massa e pressionando para fazer muitas covinhas profundas.
- Espalhe a manteiga com açúcar e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 25 a 30 minutos. A superfície deve estar levemente dourada.
- Retire forno, faça muitos furos no pão com palito ou um garfo, regue com o creme de leite e leve de volta ao forno por mais 5 a 10 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar e sirva.
Dicas para seu pão doce sem sova:
- Farinha de trigo: Eu usei a quantidade indicada na receita, os ovos eram de tamanho médio. Se sentir necessidade, use alguma colher a mais de farinha.
- Açúcar: Fiz a receita usando o açúcar refinado, pois era o que eu tinha em casa, mas acredito que a farofa fique uma delícia com o açúcar cristal.
- Ponto da massa: O ponto da massa é mole, grudenta mesmo. Então, evite o desejo de colocar mais farinha que o necessário. Veja o ponto na foto.
- Tempo de fermentação: Dependendo da temperatura, o tempo pode variar um pouco. Aqui levou 50 min e a segunda fermentação 40 min, fiz em um dia úmido e frio, se for no verão, pode ser mais rápido. Lembre que a massa deve crescer em um local fechado e quentinho. No inverno eu coloco no micro-ondas com uma bolsa de água quente junto.
- Tipo de forma: Como você pode ver nas fotos, usei uma forma de fundo removível, mas não recomendo, pois acabou vazando e fez a maior lambança no forno. Então, use uma forma redonda de 21 a 23cm, sugiro que além de untar, você polvilhe com farinha ou coloque um disco de papel manteiga no fundo.
- Cobertura: Faça a farofa com a manteiga gelada, enquanto a massa cresce, reserve a mistura na geladeira.
- Furinhos na massa: Capriche nessa etapa, pois a manteiga e açúcar vão entrar nessas cavidades e são pequenos presentes a cada garfada.
- Tempo de forno: A receita original dizia era para assar 25 minutos + 5 a 10 depois de colocar o creme de leite, mas no meu caso, aos 25 minutos a superfície ainda pouco dourada. Então, deixei até o 30 min para dourar um pouco mais, depois coloquei creme de leite e levei ao forno por mais uns 8 minutos. Ficou perfeito!
Pão doce sem sova
Depois de assado seu pão ficará assim, dourado, úmido e com covinhas cheias de sabor de açúcar como manteiga. A combinação dessa massa e da farofa lembra as tradicionais cucas alemãs.
Um pão doce fácil e delicioso.
A receita vem desse canal do youtube, mas fiz meus ajustes.
Você fez a receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Parece apetitoso, quero testar depois, na verdade, tudo do seu blog tenho vontade de testar; e essas receitas descomplicadas e/ou sem por a mão na massa estão no topo da lista. 😀
Quem não aprecia um pão quentinho, fresquinho e caseirinho, não é mesmo? Eu amo, mas não tenho o dom, já tentei diversas vezes mais falho – com sucesso – na hora da sova, meu sonho é conseguir comprar uma planetária, quem sabe com ela dê certo, mas enquanto isso me empenho nesses sem sovas, tem um seu de milho que é meu xodó, faço direto, obrigado por compartilhar suas receitas e essa que se inspirou em uma do YouTube, já tentei umas de lá e não tive bons resultado, então é bom ver sua experiência e adaptações.
Oi Lu!
Sim, vale muito a pena fazer esse pão, ele é simples, mas muito gostoso.
Sabe que eu tenho planetária, mas eu prefiro sovar a mão, sempre acho o resultado melhor e amo o contato com a massa.
Obrigada por confiar nas minhas receitas, obrigada pelo carinho comigo.