Salgadas, Pães e Pizzas

Como fazer bisnaguinhas caseiras

Vem aprender a preparar bisnaguinhas caseiras fofinhas! Uma receita fácil e simplesmente deliciosa.

Bisnaguinha é que aquele tipo de pão pequeno, de formato alongado. Elas são conhecidas por serem muito macias, as crianças adoram e os adultos também, mas você pode ter certeza, elas ficam muito melhores do que as bisnaguinhas industrializadas.

O resultado dessa receita é uma bisnaguinha com sabor de comida de verdade, elas ficam muito macias, sua massa é levemente adocicada e ao assar, elas saem do forno lindamente douradas.

E se você quer completar o combo comida afetiva, faça também a minha receita doce de leite caseiro cremosoele é perfeito para servir com esses pãezinhos.

Como fazer bisnaguinhas caseiras

A receita vem do site Na Cozinha da Helo, mas eu fiz alguns ajustes.  E uma consideração legal é que no post ela fala que fazia essa receita usando leite e manteiga, mas ela conta que o pão passou a ficar muito mais leve usando água e óleo.

"Receita

 

Receita fácil de bisnaguinha

Fazer bisnaguinha em casa é fácil! Elas fazem sucesso com as crianças e os adultos também adoram, mas é importante prestar atenção na lista de ingredientes na hora de comprar. Lendo com atenção, você vai ver uma lista de ingredientes que não costumamos usar para cozinhar e que são nocivos à nossa saúde. Por isso, pense em fazer as escolhas certas na hora de decidir como sua família vai se alimentar.

Se cozinhar é libertador, fazer pães é ter poder! Quando aprendemos a preparar pão caseiro, ganhamos o poder de fazer as nossas escolhas, pois assim podemos consumir pães com ingredientes simples e muito mais saudáveis.

Como fazer bisnaguinhas caseiras

 

Como fazer bisnaguinha caseira

Na receita abaixo você vai ver como é fácil de fazer bisnaguinha em casa, elas são feitas com ingredientes simples e você pode até envolver as crianças no preparo. Elas vão amar!

5.0 from 2 reviews
Receita de bisnaguinhas caseiras
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita de bisnaguinhas caseiras macia e deliciosa
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Caseira
Rende: 20
Palavras-Chave:
bisnaguinha, bisnaguinha caseira, Pão caseiro,
Ingredientes:
  • ¾ xícara de água morna (180g)
  • ¼ xícara de açúcar (40g rasa)
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco (5g)
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara de óleo de girassol (80g)
  • 4 xícaras de farinha de trigo (480g)
  • ½ colher (sopa) de sal (10g)

  • Finalização
  • 1 gema
  • 1 colher (chá) de água
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela grande coloque a água, o açúcar e o fermento. Deixe descansar por 10 minutos.
  2. Adicione o ovo ligeiramente batido, o óleo, duas xícaras de farinha, o sal e misture bem com a mão.
  3. Vá adicionando o restante da farinha aos poucos e de acordo com a necessidade, até obter uma bola de massa que grude levemente nas mãos.
  4. Coloque a massa na bancada e comece a sovar, polvilhe farinha quando necessário, sove bem por aproximadamente 15 minutos.
  5. Coloque-a de volta na tigela, cubra com filme plástico ou pano e leve para crescer por 1h30.
  6. Retire a massa da tigela, divida em 20 partes iguais, cubra com um pano ou plástico.
  7. Pegue um pedaço da massa, achate formando uma espécie de retângulo e comece a enrolar.
  8. Ao acabar de enrolar pressione delicadamente as pontas para dar acabamento e role a massa ligeiramente na bancada para finalizar.
  9. Reserve e repita o processo com o restante da massa.
  10. Acomode as bisnaguinhas em uma forma untada, deixando apenas de 1 a 2cm de espaço entre elas. Cubra e deixe crescer por uma hora.
  11. Quando os pães estiverem crescidos, bata a gema com água e pincele-os.
  12. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos.
  13. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Dicas para fazer a receita de bisnaguinhas:

  • Farinha: A quantidade de farinha pode variar um pouco. Entre o preparo e a sova eu usei 450g, ou seja restou umas duas colheres.
  • Tipo de óleo: Eu gosto de usar óleo de girassol, pois seu sabor é mais suave, mas você pode usar o óleo vegetal de sua preferência.
  • Tempo de fermentação: No meu caso o pão ficou perfeitamente crescido no tempo indicado na receita, é importante reforçar que a temperatura do dia pode acelerar ou retardar a fermentação. Sempre deixe o pão crescer em local fechado. Eu coloco dentro do micro-ondas.
  • Tempo de forno: Meus pães ficaram perfeitos em exatamente 30 minutos, mas o tempo pode variar um pouco de acordo com as características de cada forno. Sempre preaqueça o forno.
  • Dividindo a massa: A minha massa pesou 800g, dividindo em 20 partes iguais. Ou seja, cada pedaço de massa tem 40g.
  • Modelando a massa: As fotos abaixo ajudam a entender, mas a modelagem é simples. Finalize colando as pontas da massa para que elas fiquem bem acabadas. Evite usar farinha na hora de modelar, pois é melhor que a massa grude um pouco na bancada para facilitar a modelagem das bisnaguinhas.

 

As bisnaguinhas ficam fofinhas e douradas.

 

Como fazer bisnaguinhas caseiras

 

Você fez a receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Como fazer bisnaguinhas caseiras

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: