Biscoitos, Café da Manhã, Doces, Para Presentear

Receita de biscoitos egípcios | Ghorayeba

O que é Ghorayeba? É um biscoito tradicional no Oriente Médio, eles são bem delicados, tem sabor marcante de ghee (manteiga clarificada) e desmancham na boca. Depois de modelados, eles recebem uma noz no centro, pode ser amêndoa, pistache, um pedaço de noz pecan. Confira a receita de biscoitos egípcios.

E para quem gosta de biscoitos, além da receita dos ghorayeba, também sugiro que você confira a receita desse Cookie brownie fácil que é simplesmente delicioso, assim como os maravilhosos Baci di dama.

Receita de biscoitos egípcios, como fazer Ghorayeba

 

Receita de biscoitos caseiros feitos com ghee

Eu conheci essa receita de biscoitos no site Cleo Buterra, a Tasbih é uma confeiteira Egípcia que tem “mãos de fada” e compartilhava receitas incríveis, infelizmente, em 2020 ela encerrou o trabalho no site, mas vale a visita, pois tem muitas receitas maravilhosas por lá.

Lá na receita, a Tabish conta que os

Receita de biscoitos egípcios, como fazer Ghorayeba

 

Biscoito com três ingredientes

Isso mesmo, essa massa dessa receita de biscoito é feita com apenas 3 ingredientes. Para o preparo você vai precisar de ghee (manteiga clarificada), açúcar de confeiteiro e farinha de trigo.

 

O que é manteiga ghee?

Manteiga ghee, ou simplesmente ghee, é um tipo de manteiga clarificada muito usada no Oriente Médio e principalmente na Índia. Para seu preparo, a manteiga comum é aquecida para retirar a água, as proteínas e deixar apenas a gordura. Veja nesse link como fazer ghee caseiro. E ainda, o ghee é um produto sem lactose.

 

Faça esses biscoitos na sua casa

Receita de biscoitos egíocios - Ghorayeba
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita de biscoitos egípcios sem lactose, fácil e delicioso.
Autor:
Categoria: Biscoitos
Cozinha: Internacional
Rende: 40 un
Palavras-Chave:
biscoito, Biscoito caseiro, ghee,
Ingredientes:
  • 250g de farinha de trigo (2 xic mais uma colher)
  • 85g de açúcar de confeiteiro (2/3 xícara)
  • 150g de manteiga clarificada (3/4 xícara)

  • Finalização
  • Noz de sua preferência
  • Castanha, noz pecan, pistache ou outro
Modo de fazer:
  1. Na tigela da batedeira, com o acessório em formato de pá, adicione a farinha e o açúcar de confeiteiro e bata apenas para misturar.
  2. Adicione o ghee e misture em velocidade baixa até que uma massa quebradiça comece a se formar. Continue batendo por 5 minutos. A massa vai começar muito quebradiça e depois dura, mas vai amolecer à medida que formos batendo.
  3. Então, aumente a velocidade e bata por mais 5 minutos.
  4. Em seguida, baixe a velocidade e continue a bater por mais 5 minutos. Totalizando 15 minutos.
  5. A massa ficará totalmente lisa, sem grumos e com uma textura grudenta.
  6. Cubra a massa e leve para a geladeira por 2h ou até que a massa fique modelável na palma da mão.
  7. Prepare uma forma, forre com papel manteiga e aqueça o forno a 180°C.
  8. Pegue 1 porção de 10g de massa, role na palma da mão para formar uma bolinha, achate para formar um disco e pressione para encaixar o pistache no centro. Acomode o biscoito na forma.
  9. Repita o procedimento e acomode na forma. Leve para assar por aproximadamente 17 minutos.
  10. Deixe esfriar um pouco antes de tirar da forma para evitar que eles quebrem.
  11. Armazene seus biscoitos em um vidro fechado.
 

 

Dicas para a receita:

  • Manteiga clarificada: Você pode comprar ghee, mas pode fazer a sua manteiga ghee em casa. Eu sempre faço o ghee caseiro, pois é muito fácil e mais econômico.
  • Açúcar: O açúcar de confeiteiro é essencial para essa receita, para se obter a delicadeza necessária. Nesse caso, o açúcar confeiteiro caseiro não é recomendado, pois não fica tão fino.
  • Batedeira: Segundo a autora da receita, até é possível fazer essa receita sem batedeira, mas você vai precisar de “muito braço”. Se você tem batedeira, use-a. Eu só testei a receita usando batedeira.
  • Ponto da massa: Ela é pegajosa mesmo, se você pesou os ingredientes corretamente, desconsidere qualquer desejo de acrescentar mais farinha.
  • Modelagem: Todos meus biscoitos foram feitos com 10g de massa, depois de gelada, ela fica com textura agradável para modelagem.
  • Ponto de cozimento: Esses biscoitos ficam clarinhos, não espere dourar.
  • Precisão na receita: Esse tipo de receita requer precisão para obter bons resultados, por isso, se possível, utilize balança de cozinha para medir seus ingredientes.
  • Papel manteiga: Ele é importante, pois ajuda a proteger a base dos biscoitos.
  • Dica extra: Deixe o biscoito esfriar um pouco antes de tirar da forma e espere por algumas horas para guardar os biscoitos em um vidro bem fechado.

Bater tanto a farinha não vai desenvolver o glúten?

Aqui não, pois o glúten começa a se desenvolver quando o líquido é adicionado à farinha, mas aqui, segundo a autora, a

 

Biscoitos saindo do forno

 

Seus biscoitos racharam?

Os meus ficaram perfeitos, delicados e sem nenhuma rachadura. Se seus biscoitos ficarem rachados, o motivo pode ser, mais farinha do que consta na receita ou falta de tempo de batedeira, a recomendação é de 15 minutos.

 

como fazer Receita de biscoitos de ghee sem lactose

 

Você fez a receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Receita de biscoitos sem lactose

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Receita de biscoitos feitos com ghee GHORAYEBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: