Receita de pudim de sorvete – O famoso sorvetão
Pudim de sorvete, sorvetão ou charlotte, essa receita é um clássico de muitas famílias, é uma receita afetiva que resgata as nossas melhores memórias.
Em cada lugar, na casa de cada família, essa receita leva um nome, na minha casa sempre foi chamada de Pudim de Sorvete, mas sei que muita gente conhece por sorvetão e até por charlote, que para mim não faz sentido, pois charlote é uma torta que leva biscoitos tipo champanhe, mas enfim, são diferenças culturais e denominações variadas.
O que importa mesmo, é que essa sobremesa é fácil de fazer, é geladinha e simplesmente deliciosa. Perfeita para os dias quentes!
Eu amo sobremesas clássicas, afetivas, com jeito de sobremesa de vó, de mãe e sempre que posso, tento resgatar essas receitas para compartilhar com vocês. Essa receita de pudim de sorvete é mais uma sobremesa tradicional que fez parte da minha infância, mas que eu não fazia há anos, agora chegou a hora de preparar essa delícia.
A receita que compartilho com vocês é um pouco diferente da que fazíamos na minha casa, na época fazíamos a receita com Nescau, hoje em dia, esse ingrediente não entra na minha casa, prefiro usar um bom chocolate em pó. Para esse resgate, encontrei a receita da Dayse Paparoto que é a mais parecida com a receita que fazíamos.
Falando em receitas tradicionais, eu selecionei algumas ideias inspiradoras que você pode fazer em casa.
- Creme de laranja simples
- Receita Ambrosia Deliciosa
- Torta gelada de abacaxi com coco
- Doce de abóbora com coco rápido
Como fazer pudim de sorvete caseiro
- Creme
- 1 lata de leite condensado (395g)
- 1 lata de leite (use a lata como medida) 400g
- 3 gemas de ovo
- Extrato de baunilha (a gosto)
- 1 caixa de creme de leite (200g)
- 3 claras de ovo
- 4 colheres (sopa) de açúcar (48g)
- Base
- ½ xícara de açúcar (100g)
- 8 colheres (sopa) de chocolate em pó (65g)
- 1 xícara (rasa) de água (200ml)
- Escolha uma forma redonda com furo no centro de aproximadamente 25cm.
- Base: Em uma panela coloque o açúcar, leve ao fogo para derreter até obter um caramelo. Transfira o caramelo para a forma e espalhe apenas no fundo dela. Reserve.
- Em uma panela coloque a água e o chocolate em pó, misture e leve ao fogo baixo, mexa até reduzir e engrossar um pouco, aproximadamente 5 minutos.
- Despeje a mistura sobre o caramelo e leve ao congelador.
- Creme: Em uma panela coloque o leite condensado, o leite, as gemas e a baunilha. Misture bem com o fouet para homogeneizar os ingredientes.
- Leve a panela ao fogo baixo, cozinhe mexendo sempre com o fouet para evitar que o creme empelote. Essa etapa leva aproximadamente 10 minutos (veja abaixo a dica sobre o ponto).
- Retire o creme do fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar, cubra com filme plástico.
- Assim que o creme estiver frio, adicione o creme de leite e misture.
- Na tigela da batedeira coloque as claras e bata até formar uma espuma, então continue batendo e vá adicionando uma colher de açúcar por vez, até obter claras em neve firmes.
- Adicione as claras em neve ao creme de gemas já frio, misture delicadamente com uma espátula.
- Transfira o creme para a forma, cubra com filme plástico e leve para o congelador por no mínimo 6 horas.
- Na hora de desenformar, aqueça o fundo da forma na chama do fogão e transfira o pudim para um prato. (veja nas dicas)
Dicas para a receita:
- Caramelo: Fazendo o caramelo, mexa o mínimo possível, para evitar que ele açucare.
- Chocolate em pó: Eu usei chocolate 60%.
- Ponto de do creme: O tempo pode variar. Uma dica para saber se está no ponto, é colocar o creme nas costas de uma colher e passar o dedo, se um “caminho” se mantiver aberto, significa que o creme está pronto.
- Esfriando o creme: Para cortar o cozimento, retire o creme da panela e coloque em uma tigela. Se quiser acelerar o processo, acomode essa tigela dentro de outra com água e gelo.
- Filme plástico? Sim, quando o creme esfria, ele cria uma película na superfície. Se você colocar uma camada de filme plástico acomodada sobre o creme, essa película não irá se formar. Se preferir, você pode deixar o fouet na tigela e mexer a cada poucos minutos.
- Adicionando as claras: Misture bem, mas com muita delicadeza para manter o creme aerado.
- Tempo de congelamento: O ideal é deixar de um dia para o outro, mas a partir de 6 horas, ele já vai estar bem geladinho.
- Desenformando: Coloque a forma do pudim de sorvete sobre a chama do fogão e aqueça girado a forma para aquecer uniformemente. Vá testando, para não aquecer mais do que o necessário. Vire em um prato e sirva.
Você fez a receita de pudim de sorvete?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Fazer essa receita de pudim de sorvete é fácil e o resultado é incrível, é uma sobremesa cremosa, gelada e com um sabor maravilhoso. Faça na sua casa essa receita afetiva.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Maravilhoso amei
Oi Eva!
Que bom que você aprovou o resultado.
Abraço
Ficou maravilhoso
Oi Gabriela!
Agradeço pela confiança espero que aproveite muitas receitas do mel e pimenta.
Obrigada
Muito delicioso e a textura fica perfeita, todos amaram!!
Olá Anna!
Que legal, bom saber que você fez o pudim de sorvete e aprovou.
ABraço
Boa noite
Gostaria de saber, se posso substituir as claras por chantilly?
Oi Durcileia
A receita só foi testada exatamente como está descrita.
Sugiro que você siga a receita à risca.
Abraço
Essa receita já é um clássico em casa. Chamamos de sorvete de forma. Agora faço para irmãos e sobrinhos. Faço sempre por ocasião do Natal e Ano Novo. Também não uso Nescau, mas um bom chocolate em pó. Sempre faço 2 de cada vez. pois divido o creme branco metade em cada forma já preparada . Deixo congelar e faço outro creme com sabor café, acrescentando umas 2 colheres (sopa) de café solúvel aos ingredientes da receita. E então coloco metade do creme sabor café sobre a parte congelada em cada forma. Quando se desenforma, fica um sorvete com dois sabores, que faz muito sucesso entre o pessoal de casa. Adoro seu blog.
Olá Marlene !
Obrigada por compartilhar sua experiência. Adorei as dicas !
Espero te ver por aqui novamente.
Beijo
Eu faço com creme de leite fresco (nata). Já fiz com o creme de leite de caixinha, mas com o fresco fica ainda mais cremoso!
Olá Cintia
Isso mesmo, nada melhor que nata ou creme de leite fresco, mas nem todos têm acesso, já que tem cidades que não se encontra, além disso, o preço do creme de leite fresco é um absurdo.
A cremosidade da nata é única.
Obrigada
É maravilhoso ❤️ eu faço em ocasiões especiais . É perfeito Eliete
Olá Eliete!
Esse pudim é mesmo um clássico.
Abraço e bom 2023
Eu amo! Adorei a receita.
Oi Laisa!
Que bom que você gostou da receita.
Abraço e obrigada pelo retorno
Seria possível usar uma forma de silicone? Pergunto por conta do desenforme.
Oi Cláudia
Nunca fiz com forma de silicone, acho que vai dar certo, mas para desenformar, ao invés de colocar na boca do fogão, você pode colocar em banho-maria.
Vou adorar saber o que você achou do resultado.