Entradas, Salgadas, Vegetarianas

Pasta de cenoura – Receita marroquina

Seja para o happy hour ou para servir como entrada, essa pasta de cenoura é uma opção deliciosa e fácil de fazer.

Eu sou apaixonada pela junção de um pão caseiro e algumas pastinhas. Adoro sentar, ficar conversando e degustando um antepasto, com um azeite de oliva e um bom papo.

Essa pastinha tem um sabor levemente adocicado que contrasta com o toque do gengibre, do cominho, tem o frescor da salsinha fresca. É uma delícia!! O patê de cenoura vai muito bem com qualquer tipo de pão, mas recomendo fortemente que você prepare um delicioso pão pita para acompanhar.

A inspiração para essa receita vem do Marrocos, circulando por diversos sites, encontrei essa ideia maravilhosa, algumas versões levam açúcar, outras levam melado, algumas mel. Então, optei por fazer com açúcar mascavo, o cominho e o gengibre estão presentes em todas as receitas.

Essa pastinha é perfeita para petiscar, mas aqui em casa ela também entrou para transformar completamente aquele sanduíche básico em algo especial e único. Experimente, fica uma verdadeira delícia.

 

 

Pasta de cenoura

 

Pasta de cenoura

Pasta de cenoura

Pasta de cenoura caramelizada - Receita marroquina
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Aprenda a fazer essa pasta de cenoura, ela é perfeita para servir com pães e fica maravilhosa com pão árabe. Confira a receita.
Autor:
Categoria: Entradas
Cozinha: Internacional
Rende: 6 porções
Palavras-Chave:
Cenoura, Entrada, pasta de cenoura, pastinha de cenoura, patê de cenoura,
Ingredientes:
  • 3 cenouras médias (350g)
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 dentes de alho laminados
  • ½ colher (chá) de cominho
  • ½ colher (chá) de gengibre ralado
  • Azeite de oliva
  • Salsinha fresca a gosto
  • Pimenta preta
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Descasque as cenouras e corte em rodelas grossas.
  2. Leve para cozinhar em água ou no vapor, até que as cenouras estejam cozidas, mas ainda firmes. Escorra muito bem.
  3. Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite de oliva, espalhe o açúcar mascavo, as rodelas de cenoura e o alho laminado.
  4. Deixe refogando para tostar as faces da cenoura, tempere com sal e reserve para esfriar um pouco.
  5. Coloque todo o conteúdo da frigideira no processador, adicione salsa fresca a gosto, cominho, gengibre, pimenta preta e comece a processar. Adicione azeite a gosto e siga batendo para obter uma mistura pastosa e uniforme. Se necessário, adicione algumas colheradas de água para ajudar a atingir o ponto.
  6. Experimente o sal e os temperos, ajuste se necessário e sirva com pães.
 

Dicas para a receita:

  • O cozimento da cenoura: Tanto faz se é cozida em água ou no vapor, faça como achar melhor. Se você tem cenoura cozida sem temperos na geladeira, aproveite e faça com elas. A receita é versátil.
  • Cominho: Ele é importante para manter as características marroquinas dessa pasta, mas se você não tem, com certeza vai obter uma pasta maravilhosa.
  • Salsinha: Coloque aos poucos, mas capriche na quantidade, pois ela confere um delicioso frescor.
  • Gengibre: Ele dá um toque picante e delicioso à pasta.
  • Processador: Ele é essencial para essa receita, eu fiz no mini processador, já que a quantidade era pequena. No liquidificador até pode ser possível, mas faça aos poucos para não estragar o aparelho, pois a pasta é pesada.
  • Azeite: a quantidade varia, é importante colocar aos pouco até obter o ponto desejado. Eu usei entre 80 a 100ml
  • Azeitonas e alcaparras: Algumas receitas dessa pasta levam azeitonas e alcaparras. Fique a vontade para acrescentar aos poucos na hora de processar.

 

 

Veja outras ideias de pastinhas para servir como entrada:

 

Pasta de cenoura

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Pasta de cenoura

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avaliação: