Pão de abóbora com chocolate
Hoje estou trazendo mais uma receita de pão simples de fazer, mas que é uma verdadeira delícia. Esse pão de abóbora com chocolate meio amargo é apaixonante, com sua massa delicadamente adocicada, ele é muito macio e cada pedacinho de chocolate é um pequeno presente de sabor e aroma.
Para fazer essa receita, eu usei a mesma técnica do Pan Chino Venezuelano, a diferença em relação aos outros pães, é que ele fermenta apenas uma vez. Ou seja, a massa é sovada, os pães são modelados e já acomodados na forma. Depois eles ficam quietinhos fermentando até a hora de assar.
Pão de abóbora com chocolate
- ¾ xícara de abóbora amassada (200g)
- ¾ xícara de leite (180g)
- ¼ xícara de açúcar mascavo (50g)
- ⅓ xícara de manteiga derretida (80g)
- ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco (7g)
- ½ colher chá de canela em pó (1g)
- ½ colher (sopa) de sal (10g)
- 4 e ½ xícaras de farinha de trigo (540g)
- 1 tablete de chocolate meio amargo picado (90g)
- Para pincelar:
- 1 gema de ovo com algumas gotas de café frio
- Comece cozinhando a abóbora, pode ser no vapor, em água ou no forno até que ela fique macia. Amasse e deixe esfriar completamente.
- Em uma tigela coloque a abóbora, o leite, o açúcar, a manteiga, o fermento e a canela em pó e misture bem com um garfo.
- Gradualmente adicione metade da farinha e vá mexendo com a mão para misturar.
- Adicione o sal e continue acrescentando a farinha até obter uma massa que grude de leve nas mãos (a quantidade de farinha pode variar).
- Coloque a massa sobre a bancada e sove por aproximadamente 12 minutos adicionando farinha quando necessário.
- Então, achate a massa na bancada, espalhe o chocolate e volte a sovar o suficiente para integrar o chocolate.
- Divida a massa em 24 pedaços. Depois modele cada um formando bolinhas redondas e bem modeladas.
- Acomode em uma forma untada de aproximadamente 26cm.
- Cubra a forma com uma toalha ou filme plástico e leve o pão para crescer por 1h30 a 2h.
- Pincele com a mistura de gema com café e leve para assar em forno preaquecido a 180°C.
- Asse o pão por 25 a 30 minutos. A superfície deve ficar dourada.
Dicas para o seu pão de abóbora:
- Tipo de abóbora: Eu usei a abóbora cabotiá, na minha opinião, é a melhor das abóboras, é saborosa e úmida na medida, mas você pode usar a variedade que preferir.
- Cozimento da abóbora: Ela pode ser cozida no vapor, no forno ou em água. Eu faço no vapor, pois gosto da agilidade e assim ela não perde as propriedades na água.
- Açúcar: Eu usei açúcar mascavo, você pode usar o açúcar branco ou demerara. O sabor do pão fica bem neutro, se quiser uma massa um pouco mais docinha, coloque 75g de açúcar.
- O chocolate: A minha escolha foi o chocolate meio amargo, pois prefiro o sabor e ele demora mais para derreter durante a manipulação. Se for usar chocolate ao leite, deixe-o na geladeira antes, assim ele ficará mais firme.
- Coloque o chocolate na geladeira: Quando eu fiz o dia estava muito frio, mas se por aí as temperaturas estiverem altas, deixe-o por um tempo na geladeira.
- A quantidade de farinha: De acordo com a umidade de cada abóbora, a necessidade de farinha vai variar. Eu usei 540g em todo o processo, incluindo a sova.
- Na hora de pincelar: Você pode fazer como preferir, com gema pura, gema com gotas de café ou apenas com claras. Todas as opções deixam seu pão lindo.
Dicas para a fermentação:
Deixe sempre a massa fermentando em um lugar fechado e quentinho. Eu sempre coloco para fermentar dentro do micro-ondas fechado e coloco uma bolsa de água quente ali dentro, assim a temperatura vai ficar propícia para a fermentação. Se você não tem bolsa, também pode colocar uma garrafa pet com água quente.
Quer fazer esse pão sem lactose?
Troque o leite por água. Ao invés de manteiga, use óleo, mas reduz a quantidade para 1/4 de xícara e use chocolate sem lactose.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Oi, Eline! Meus pãezinhos já estão crescendo. A massa ficou muito bonita e fácil de sovar. Usei bem menos farinha, minha abóbora não estava muito úmida. Daqui a pouco coloco no forno, mas já estou certa de que ficarão deliciosos, como todas as suas receitas. Obrigada por compartilhar! Aguardo suas próximas receitas de pão 🙂
Olá Isabela!
Isso mesmo, a umidade da abóbora faz a farinha variar consideravelmente.
Que bom que você fez essa receita que eu adoro!
Vou adorar saber o que você achou do resultado.
Qual farinha eu posso usar trocar nessa receita?
Oi Gisiele!
A receita só foi testada exatamente como está descrita. Se você quiser, pode usar 50% de farinha de trigo integral.
Fora isso, não recomendo nenhum tipo de farinha sem glúten, por exemplo, pois o resultado será completamente afetado.
Abraço