Acompanhamentos, Salgadas, Tortas, Vegetarianas

Torta salgada de cenoura – Receita da minha mãe

A receita de hoje é muito especial na minha vida, pois ela é sinônimo de afeto. Essa torta salgada de cenoura é uma das receitas da minha mãe que eu mais amo.

Desde que me conheço por gente, lembro da minha mãe fazendo essa torta, lá na minha casa é chamada de suflê, sei que ela não tem características de um suflê, mas sempre chamamos assim. Nomes à parte, o que importa mesmo é que essa torta é maravilhosa, ela fica densa, com sabor intenso de cenoura e muito saborosa.

Como tudo que a minha mãe faz, essa receita também é daquelas feitas no “olhômetro”. Então, liguei para a minha mãe, ela foi me passando as quantidades aproximadas e consegui chegar num resultado ótimo, bem parecido com a torta de cenoura dela.

Eu amo essa torta morna, mas sou simplesmente apaixonada pelo sabor dela depois de algumas horas de geladeira. Sim, eu gosto de algumas comidas frias, lá na casa dos meus pais, a minha mãe sempre faz uma forma grande, pois todos gostam de comer essa torta a qualquer hora.

Torta salgada de cenoura

Além da torta da minha mãe, eu selecionei algumas ideias de receitas feitas com cenoura para inspirar você:

 

Torta salgada de cenoura

Torta salgada de cenoura

4.5 from 2 reviews
Torta salgada de cenoura - Receita da minha mãe
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Prepare essa torta fácil e deliciosa na sua casa.
Autor:
Categoria: Tortas Salgadas
Cozinha: Caseira
Rende: 6 porções
Palavras-Chave:
Cenoura, Receita de torta salgada de cenoura, Torta de cenoura, Torta salgada, Torta salgada de cenoura, Torta vegetariana,
Ingredientes:
  • 700g de cenouras (6un)
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 240ml de leite (1 xic)
  • 3 ovos médios
  • ½ cebola média
  • Cebolinha
  • Salsinha
  • 180g de farinha de trigo (1½ xic)
  • Sal e pimenta
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque as cenouras com casca, cubra com água e leve ao fogo. Cozinhe até que elas estejam macias.
  2. Enquanto isso, pegue uma tábua e pique finamente a cebola, a salsinha e a cebolinha. Reserve.
  3. Escorra, deixe amornar e descasque as cenouras.
  4. Coloque-as em uma tigela e amasse com um esmagador de batatas. A ideia é amassar, deixando pedaços de tamanhos irregulares.
  5. Adicione o queijo ralado, o óleo, o leite e os ovos, a cebola, a cebolinha, a salsinha, um pouco de sal, pimenta e misture bem.
  6. Então, acrescente uma xícara de farinha de trigo e misture bem.
  7. Adicione o restante da farinha gradualmente, pode ser que não seja necessário usar toda.
  8. Espalhe a mistura em uma travessa bem untada e leve para assar por 50 a 60 minutos.
 

Dicas para a receita:

  • Versão sem lactose: Quando a minha mãe precisa fazer a torta sem lactose, ela troca o leite por água ou leite vegetal.
  • Amasse a cenoura: Amasse com esmagador ou com garfo, já testei cortando em cubinhos e ficou muito diferente. Amassando a cenoura fica mais integrada à massa.
  • Os temperos: Pique os temperos finamente. A quantidade de salsinha e cebolinha é a gosto, mas capriche que eles deixarão a torta maravilhosa.
  • O tempo de forno: aqui levou 55 minutos, mas o tempo pode variar. A torta deve ficar bem dourada na superfície. Eu gosto de ligar o grill no nos últimos 10 minutos.
  • Posso fazer a torta sem glúten? Eu nunca testei com outras farinhas, mas acredito que funcione bem com um mix de farinhas sem glúten ou até com outros tipos de farinhas sem glúten. Se você fizer esse teste, lembre de comentar para contribuir com a gente.

 

Torta salgada de cenoura

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Torta salgada de cenoura

 

Fácil, simples e deliciosa.

Torta salgada de cenoura

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

12 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: