Filé de frango à parmegiana – Simples e delicioso
Você gosta de um filé de frango à parmegiana? Eu gosto muito de todos os tipos, pode ser de carne bovina e também de frango, essa é sempre uma boa pedida.
O conceito do filé à parmegiana me atrai, gosto da combinação de texturas e sabores, mas me incomoda, principalmente em restaurantes, quando a casquinha do bife chega umedecida pelo molho de tomate, perdendo a crocância e acabando com as diferenças de textura e sabor de cada camada. Vira uma coisa só!
Então, a receita que estou trazendo hoje é do jeito que eu gosto. Um filé de frango à parmegiana, feito com peito de frango suculento por dentro e com a casquinha crocante por fora.
O molho é rústico, mais sequinho, assim o prato se mantém com as diferentes texturas de cada camada, preservando os sabores de todos os elementos que compõe o prato e deixando cada garfada muito gostosa. Prepare em casa e me conte o que achou!
Eu adoro frango e nesse momento, com as carnes vermelhas tão caras, receitas com frango têm ido com frequência para a nossa mesa. Então, o jeito é usar a criatividade e eu selecionei algumas receitas super gostosas feitas com frango: Filé de frango assado com pesto e tomate-cereja, Frango assado na cerveja com batatas e alho, Iscas de frango empanadas com coco, Estrogonofe de frango e Peito de frango com tomate-cereja e mussarela de búfala.
Filé de frango à parmegiana
- Tempero de frango:
- 600g de filé de peito de frango
- 3 dentes de alho picados
- Pimenta preta
- Sal
- Molho marinara:
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite oliva
- 1 lata de tomates pelados
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de salsinha
- Pimenta preta
- Sal
- Empanado
- 3 ovos grandes
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1½ xícara de farinha de rosca
- ½ xícara de queijo parmesão ralado
- ¼ colher (chá) de páprica picante
- Sal
- Finalização
- Óleo para fritar
- 1 xícara de queijo mussarela ralado
- Tempero do frango: Corte os filés de frango ao comprido para obter bifes de aproximadamente 1cm. Coloque-os em uma tigela e tempere com sal, pimenta e o alho. Deixe descansando por 30 minutos.
- Molho: Coloque os tomates pelados e todo o suco em um prato fundo e amasse com um garfo. Reserve.
- Em uma frigideira coloque a cebola e o azeite e refogue até que ela esteja transparente, adicione o alho e refogue ligeiramente, adicione os tomates reservados e o restante dos ingredientes. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.
- Assim que o molho estiver apurado e reduzido, desligue o fogo.
- Empanado Em uma tigela funda e larga, coloque os ovos, bata ligeiramente e adicione a farinha de trigo e uma pitada de sal.
- Em outra tigela adicione a farinha de rosca, o parmesão, a páprica, uma pitada de sal e misture.
- Passe cada filé pela mistura de ovos e em seguida pela farinha de rosca temperada. Reserve.
- Finalização
- Comece a fritar os filés de frango em óleo quente e acomode-os sobre uma grade ou papel toalha para escorrer.
- Assim que acabar de fritar os filés, coloque-os em travessa que possa ir ao forno, (eu coloquei na grade, pois fiz na airfryer).
- Acomode uma quantidade generosa de molho sobre cada filé, polvilhe o queijo parmesão sobre eles.
- Leve ao forno preaquecido 180°C (ou na airfryer) até o queijo derreter bem e começar a borbulhar um pouco.
Dicas para receita:
- Posso fazer o frango na airfryer ao invés de fritar? Claro, sugiro que você retire da airfyer para pincelar azeite, depois que o empanado já estiver mais firme. Então, finalize o preparo, assim eles ficarão dourados.
- O molho de tomates: O importante é usar um molho caseiro, vai ficar ainda melhor com tomates frescos, você também pode adaptar usando os temperos que tem em casa.
- Na hora de finalizar: Eu levei para a airfryer, pois a minha tem prateleiras que facilitam o processo sem empilhar os filés. Eu coloquei papel alumínio apenas para o molho não pingar.
- O queijo: Use um queijo de sua preferência, o importante é que derreta bem. A quantidade também é a gosto.
Eu gosto do molho de tomate assim, com pedaços de tomate, sequinho e delicioso.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Fiz hoje, porém não a parmegiana. Servi os filés fritos pq minhas filhas preferem, rs. Elas amaram!! Falaram várias vezes: mãe, que almoço gostoso!
Olá Eliane!
Amo quando a criançada aprova as receitas, pois elas são exigentes.
Obrigada por colocar a minha receita na mesa da sua família.
Excelente receita! Concordo com vc sobre o molho que deve ser caseiro, mais grosso, na medida certa, sem exageros! Alás, acho seu blog tudo de bom! Abcs
Oi Eliane!
Que bom que você aprovou a receita e que gosta de um a parmegiana com as mesmas características que eu.
Espero que você aproveite muitas receitas do Mel e Pimenta
Eu fiz hoje e ficou MARAVILHOSO!! Eu não via muito sentido nessas parmegianas que vêm com muito molho e um molho muito líquido, porque justamente perdia toda a crocância da fritura e o sabor do molho ficava muito predominante. Mas essa sua receita o sabor fica muito equilibrado e o contraste de texturas fica incrível! Aqui em casa fez muito sucesso! Com certeza vou repetir maus vezes.
Oi Elaine!
Fico muito feliz com teu retorno e que bom que você entende a minha implicância com os bifes mergulhados em molho.
Obrigada por confiar na minha receita e espero que você aproveite muitas receitas do blog.