Aves, Carnes, Salgadas

Filé de frango assado com pesto e tomate-cereja

Aprenda a fazer esse filé de frango assado com pesto e tomate-cereja que é simplesmente maravilhoso. Essa é a melhor receita com filé de frango que eu já preparei na vida.

Depois que você preparar essa receita, você vai entender do que eu estou falando. A mistura de sabores do pesto com os tomates-cereja deixam o frango suculento e com aquele sabor comida italiana, a farofa da cobertura chega para dar rusticidade e mais personalidade ao prato. Faça essa receita e experimente essa combinação de sabores única, cada garfada é um presente.

Para fazer essa receita você precisa de ingredientes simples e pouco tempo. Basicamente a receita é assim, uma camada de tomates-cereja temperados, então deita-se os filés sobre os tomates, depois você espalha uma camada de molho pesto, queijo ralado e farofa de pão. Aí é só levar para o forno e deixar um aroma maravilhoso tomar conta da sua casa. A receita é muito rápida, mas você ainda pode adiantar um pouco o preparo, deixando os ingredientes prontos na véspera.

 

Frango assado com pesto e tomate-cereja

 

Filé de frango assado com pesto e tomate-cereja

Frango assado com pesto e tomate-cereja

5.0 from 6 reviews
Filé de frango assado com pesto e tomate-cereja
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Uma receita de filé de frango assado fácil, suculento e delicioso.
Autor:
Categoria: Carnes
Cozinha: Econômica
Rende: 3 porções
Palavras-Chave:
como fazer filé de frango, Como fazer peito de frango suculento, Frango no forno, peito de frango fácil, Peito de frango suculento, Receita com peito de frango,
Ingredientes:
  • 500g de peito de frango (sem osso e pele)
  • 400g de tomate-cereja
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de amido de milho (bem cheia)
  • ½ xícara de água ou caldo de galinha quente (120ml)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã ou de vinho tinto
  • 100g de queijo mussarela ralado grosso
  • 5 colheres (sopa) de pesto de manjericão
  • ½ xícara (rasa) de farinha de rosca ou panko (50g)
  • ½ colher (chá) de páprica picante
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta

  • Finalização
  • 4 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
  • Folhas de manjericão
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 200°C.
  2. Corte os peitos de frango para fazer bifes com 1 a 2cm de altura, tempere com sal e pimenta e reserve fora da geladeira. (Se você estiver adiantando o frango para fazer no dia seguinte, armazene na geladeira).
  3. Em uma tigela coloque a farinha de rosca, a páprica, o azeite de oliva, sal e misture para obter uma farofa úmida e uniforme. Reserve.
  4. Corte os tomates ao meio, coloque-os em uma travessa grande (a minha tem 22x 32cm).
  5. Tempere os tomates com o amido de milho, sal, pimenta e o alho picado. Misture delicadamente com as mãos para espalhar o amido uniformemente.
  6. Então, adicione o vinagre e o caldo de frango ou água quente (ver dicas) e misture.
  7. Acomode os pedaços de frango sobre os tomates, distribua o pesto sobre cada filé.
  8. Então distribua o queijo sobre a camada de pesto, pressione levemente com a ponta dos dedos acomodar bem.
  9. Finalize acomodando a farofa sobre o queijo e volte a pressionar levemente, apenas para que a farofa não caia facilmente.
  10. Leve a travessa ao forno e asse por aproximadamente 35 minutos. O tempo pode variar um pouco, é importante que o frango esteja bem cozido.
  11. Pra finalizar, distribua a nata pela travessa, colocando colheradas nas partes sem frango e mexa delicadamente para misturar o molho, sem movimentar os pedaços de frango.
  12. Espalhe as folhas de manjericão fresco e sirva.
 

Você pode preparar em casa o seu pesto de manjericão, mas se preferir, também pode comprar um bom pesto pronto. Na minha opinião, a melhor escolha para essa receita é um pesto fresco de manjericão. Se você quiser, também pode fazer o Molho pesto de salsinha ou também esse molho pesto de rúcula.

Dicas para a receita

  • Corte o os filés de frango de modo que fiquem uniformes e assim eles ficarão igualmente cozidos.
  • Se você tem um caldo de galinha caseiro, use-o para essa receita. Se não tem, pode usar água quente mesmo.
  • Eu usei queijo mussarela, mas se você pode usar outro tipo que tenha em casa, o importante é escolher um queijo que derreta com facilidade.
  • Use o tipo de tomate-cereja que preferir, o importante é usá-los para fazer uma cama para o cozimento do frango.
  • Se você tem intolerância a lactose, pode fazer sem o queijo e a nata. É claro, que o prato não ficará igual, mas mesmo assim será delicioso.
  • O tempo de forno pode variar um pouco, o importante é que o frango esteja cozido, mas sem exageros, para manter seu frango suculento. No meu forno levou exatamente 35 minutos e ficou perfeito, bem assado e com a suculência ideal por dentro.
  • A receita é rápida, mas se quiser, você pode deixar o frango cortado e temperado na véspera, também pode deixar o pesto e a farofa prontos. Guarde tudo na geladeira e na hora de preparar é só preparar os tomates e montar o prato. Em poucos minutos, você tem um prato incrível indo para o forno.

 

Frango assado com pesto e tomate-cereja

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Escreva o seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Frango assado com pesto e tomate-cereja

 

 

Eu conheci essa receita no site Kitchen Sanctuary, porém fiz algumas alterações.

 

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

18 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: