Bolos, Doces

Bolo de maçã e nozes – Fofo e com casquinha crocante

Sabe aquele bolo de maçã fofinho e com uma casquinha crocante? Essa receita é assim, úmida, macia, cheia de sabor de frutas, com aquela textura deliciosamente crocante por fora. Então, vem aprender a fazer esse bolo de maçã e nozes.

Para preparar o bolo você precisa de maçã, canela, nozes, farinha de trigo, ovos, açúcar e mais alguns ingredientes. O resultado é um bolo úmido, denso, mas ao mesmo tempo, muito fofinho. Vale muito a pena fazer em casa.

A inspiração para essa receita vem do site do David Lebovitz que é autor dos livros Minha cozinha em Paris: Receitas e histórias, A doce vida em Paris e outros títulos. Eu fiz alterações na receita para adaptar aos ingredientes que temos aqui e outros ajustes que eu achei que seriam uma boa ideia. O resultado é um bolo maravilhoso e eu sugiro que você prepare na sua casa.

 

 

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

Você também é fã de receitas com maçã? Então, confira algumas ideias que eu selecionei para te inspirar:

 

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

Bolo de maçã e nozes – Fofo e com casquinha crocante

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

4.8 from 6 reviews
Bolo de maçã e nozes fofinho
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um bolo simples e gostoso.
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Caseira
Rende: 12 fatias
Palavras-Chave:
bolo de maçã, bolo de maçã com nozes, bolo de maçã simples, bolo de maçã simples e fofinho, bolo de nozes, Bolo sem lactose, Como fazer bolo de maçã,
Ingredientes:
  • ¼ xícara de vinho branco (60g)
  • ¼ xícara de suco de laranja (60g)
  • ½ xícara de uvas passas brancas (70g)
  • 3 cravos
  • 3¾ xícara de farinha de trigo (450g)
  • 2 colheres (chá) de canela em pó (6g)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (11g)
  • uma pitada de sal
  • 1½ xícara de açúcar (300g)
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de óleo (220g)
  • 1 xícara de nozes picadas (140g)
  • 5 maçãs descascadas, cortadas em cubos (600g)
  • Suco de meio limão
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°. Unte com óleo uma forma redonda de fundo removível ou tradicional de (26 a 30cm) e polvilhe com farinha.
  2. Pique as nozes grosseiramente e reserve.
  3. Descasque as maçãs, corte em cubos, regue com o suco de limão e reserve.
  4. Em uma panelinha coloque as passas, o vinho, o suco, os cravos e ferva em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. O líquido deve reduzir aproximadamente pela metade. Reserve.
  5. Em uma tigela coloque a farinha, a canela, o bicarbonato, o sal, misture e reserve.
  6. Pegue uma tigela grande, adicione os ovos, o açúcar e bata muito bem com o fouet. Então, lentamente comece a adicionar o óleo e vá batendo vigorosamente para fazer uma emulsão.
  7. Adicione a farinha e mexa com uma espátula apenas o suficiente para envolver um pouco os ingredientes, coloque as maçãs, as nozes e as passas com o líquido (descarte os cravos).
  8. Misture para envolver, espalhe na forma, alise e leve para assar por aproximadamente 1h30.
 

 

Dicas para a receita:

  • O açúcar: Com a quantidade que eu usei o bolo fica docinho, mas se você gosta de bolos mais doces, pode aumentar a quantidade de açúcar. Ficou perfeito para o meu paladar.
  • Vinho branco e suco de laranja: Eu usei os dois líquidos, pois achei que os sabores iriam combinar, mas se preferir, você pode usar 120ml de suco de laranja, mas também pode trocar o vinho branco pelo rum. Vai ficar uma delícia.
  • Óleo: Nas minhas receitas, sempre que preciso usar óleo, escolho o de girassol, pois ele tem sabor mais suave, mas você pode usar o óleo de sua preferência.
  • Adicionando o óleo: Acrescente aos poucos, mexendo sempre e vigorosamente com o fouet, como se estivesse batendo uma maionese. O objetivo é criar uma emulsão.
  • As nozes: Se preferir, substitua por castanhas ou avelãs picadas.
  • A textura da massa: Ela fica bem pesada, chega a ser difícil de misturar e espalhar na forma, mas é assim mesmo. Durante o cozimento, a maçã soltará bastante líquido e deixará o bolo equilibrado.
  • O tempo de forno: Eu assei por exatamente 90 minutos, assei no forno elétrico e com o grill desligado. Ele ficou ótimo, mas talvez pudesse ter saído do forno aos 80 ou 85 minutos. Faça o teste do palito, mas como ele é um bolo grande, é importante ter cuidado para que o centro fique bem assado.
  • A forma: A minha forma tem 26cm e fundo removível que ajuda na hora de desenformar, pois o bolo é delicado. Se quiser use uma forma redonda comum, mas sugiro que você use um disco de papel manteiga no fundo para facilitar.

A massa do bolo

Na foto acima, você pode ver como a massa é densa e pesada, portanto, confie em mim e leve o bolo para assar. O bolo vai assar lentamente, então a maçã vai liberar umidade que vai deixar seu bolo úmido, fofo e delicioso.

 

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

Um bolo aromático, fácil de fazer e delicioso.

 

Bolo de maçã e nozes - Fofo e com casquinha crocante

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

12 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: