Doces, Pães Doces

Pão doce de laranja com erva-doce

Hoje quero te convidar a experimentar o meu pão doce de laranja com erva-doce. Um pão fofinho, aromático e simplesmente delicioso.

Na semana passada eu estava na casa da minha família, lá em Nova Bassano e para variar, estava louca para fazer um pão diferente. Como vocês já perceberam, eu amo combinar ingredientes nos meus pães e vivo pensando em novas combinações, pois fazer pão em casa nos inspira e nos permite experimentar uma infinidade de sabores.

Enquanto eu pensava, pude ver pela janela da cozinha, a laranjeira que estava cheia de laranjas, vi um pacote de erva-doce sobre a mesa, que tinha acabado de chegar do supermercado e daí veio a ideia de misturar laranja com erva-doce, mas eu queria um pão mais adocicado, levemente amanteigado.

Em minutos, eu estava misturando os ingredientes em uma bacia e ao mesmo tempo anotando tudo para compartilhar com vocês. Enquanto eu sovava, já podia sentir o aroma de laranja misturado ao frescor da erva-doce se espalhando pela casa, quando a massa fermenta esses aromas se acentuam e na hora que eles vão ao forno, a fusão dos temperos com o toque amanteigado e a caramelização dos açúcares, transformam-se em um verdadeiro deleite.

O resultado é um pãozinho apaixonante, muito aromático e fofo. Por mais que ele seja considerado um pão de massa doce, ele combina com tudo. Na hora do lanche comemos com geleia de ameixa, mas também ficou ótimo com salame e queijo. Para a hora do jantar, grelhamos alguns hamburguinhos de carne e montamos hambúrgueres, ficou simplesmente maravilhoso.

Pão doce de laranja com erva-doce

Esse pão é daquelas receitas que são ótimas para a hora do lanche. E falando nisso, eu selecionei algumas ideias inspiradoras para o lanche ou café da manhã.

 

Pão doce de laranja com erva-doce

 

Pão doce de laranja com erva-doce

Pão doce de laranja com erva-doce

 

5.0 from 1 reviews
Pão doce de laranja com erva-doce
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um pão aromático e delicioso
Autor:
Categoria: Pães doces
Cozinha: Brasileira
Rende: 20 pãezinhos
Palavras-Chave:
Como fazer pão, Como fazer pão fofinho, Pão caseiro, Pão de laranja, Receita de pão,
Ingredientes:
  • ¼ xícara de água (60ml)
  • ¾ xícara de suco de laranja (180ml)
  • ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco (8g)
  • ½ xícara de açúcar rasa (90g)
  • 1 colher (sopa) de leite em pó (8g)
  • 2 colheres (chá) de erva-doce (5g)
  • Raspas uma de laranja
  • 1 colher (sopa) de creme de leite (15g)
  • 1 ovo
  • ½ colher (sopa) de sal (10g)
  • 4½ xícara de farinha de trigo (540g) aprox
  • ¼ de tablete manteiga resfriada (50g)

  • Finalização
  • 1 gema
  • Açúcar cristal (opcional)
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela coloque a água, o suco, o fermento, o açúcar, o leite em pó, a erva-doce, as raspas de laranja, o creme de leite, o ovo e misture muito bem com a mão.
  2. Adicione duas xícaras de farinha de trigo, misture. Então, acrescente o sal e volte a misturar.
  3. Siga adicionando farinha aos poucos e de acordo com a necessidade até obter uma massa que grude bem de leve nos dedos.
  4. Coloque a massa sobre a bancada, distribua os pedaços de manteiga sobre ela e comece a sovar envolvendo a manteiga. Sove por aproximadamente 15 minutos, aos poucos a manteiga ficará completamente integrada à massa.
  5. Durante a sova, sempre que necessário, polvilhe levemente com farinha, mas evite exageros.
  6. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com uma toalha ou filme plástico e leve crescer por 1h a 1h30. Ela deve dobrar de volume.
  7. Retire a massa da tigela, coloque sobre a bancada e divida em 20 partes iguais.
  8. Modele bolinhas boleando a massa, coloque em uma forma untada de aproximadamente 40cm x 30cm. Cubra e leve para crescer por aproximadamente 40 minutos.
  9. Em uma pequena tigela, bata a gema com algumas gostas de água.
  10. Agora é hora de assar, mas antes pincele os pães com a gema e polvilhe um pouco de açúcar cristal.
  11. Leve para assar no forno aquecido a 200°C por 10 minutos, então baixe o forno para 180°C e continue assando por mais 20 minutos (aproximadamente).
  12. Retire os pães do forno e deixe-os esfriando sobre uma gradinha.
 

Dicas para a receita:

  • Leite em pó: Esse ingrediente é importante, pois ele deixa os pães extremamente macios, mas se você não tem em casa, pode fazer sem.
  • Farinha: A quantidade varia um pouco, coloque de acordo com a necessidade, mas evite exagerar, assim seu pão ficará muito macio.
  • Manteiga: Em alguns pães, eu gosto de colocar a manteiga na hora de sovar a massa, a manteiga fria se integra aos poucos à massa e a deixa mais brilhante e delicada.
  • Raspas de laranja: Eu usei uma laranja de tamanho médio. Use a quantidade que desejar, esse ingrediente é a gosto, mas use só a parte a parte amarela, pois a parte branca é amarga.
  • Erva-doce: Esse é mais um ingrediente que pode ter a quantidade alterada, fique a vontade para ajustar ao seu paladar.
  • O tempo de forno: Ele varia de acordo com cada forno. Por isso, é importante prestar atenção.
  • Aqueça o forno antes: Ao assar qualquer alimento, principalmente pães e bolos, lembre-se de colocar o forno para aquecer antes.
  • Finalizando com açúcar: Essa parte deixa o pão delicioso, com uma crostinha muito boa e cheia de cor, mas se preferir, você pode pular esse ponto e só pincelar com a gema. É importante usar o açúcar cristal para obter a textura.
  • O tamanho dos pães: Eu fiz 20 pães de aproximadamente 48g cada, mas você pode fazer pães maiores e até um único pão.

 

Quer mais sabor de laranja?

Faça a receita sem água, usando 240ml de suco de laranja.

 

Pão doce de laranja com erva-doce

 

Como congelar pão?

Os pequenos pães são ótimos para congelar. Depois de assar, deixe-os esfriar completamente, coloque-os em um saco plástico e leve para o congelador. Na hora de descongelar, retire a quantidade desejada e descongele no micro-ondas ou em temperatura ambiente.

 

Pão doce de laranja com erva-doce

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Pão doce de laranja com erva-doce

 

Um pão fofinho e aromático.

 

Pão doce de laranja com erva-doce

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: