Arroz e Risotos, Salgadas

Risoto de maçã – Uma receita fácil e delicada

Que tal fazer um risoto de maçã? Essa receita é pura delicadeza, um risoto muito saboroso, mas leve e sofisticado, perfeito para acompanhar pratos com sabores mais intensos, mas também vai bem como prato único.

Fiz essa receita para acompanhar o meu salmão ao molho de camarão e a combinação ficou incrível, além disso, só preparei uma boa salada e um vinho branco.

O risoto de maçã com toda a sua delicadeza, também vai ficar ótimo para acompanhar uma costelinha de porco ao molho barbecue, mas se quiser uma ideia de receita vegetariana para acompanhar, confira essa Berinjela assada e recheada com queijo.

 

Risoto de maçã

 

Risoto de maçã

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Risoto de maçã

5.0 from 2 reviews
Risoto de maçã - Uma receita fácil e delicada
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse delicado e saboroso risoto de maçã
Autor:
Categoria: Arroz e Risotos
Cozinha: Brasileira
Rende: 2 porções
Palavras-Chave:
Como fazer risoto, Receita de risoto, Risoto de maçã, Risoto fácil,
Ingredientes:
  • 2 maçãs médias descascadas
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • ½ cebola grande picada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • ½ xícara de vinho branco seco
  • 1 l de caldo de vegetais quente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada para finalizar
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Sal
Modo de fazer:
  1. Descasque as maçãs e corte em cubos, coloque em uma tigela, regue com o suco de limão e misture. Reserve.
  2. Em uma panela ou frigideira larga, aqueça, coloque as 2 colheres de manteiga e os cubos de maçã, polvilhe o açúcar mascavo e refogue em fogo alto, mexendo delicadamente por uns dois minutos, elas vão ficar levemente coradas.
  3. Então adicione a cebola, polvilhe com sal e siga refogando em fogo médio, até que a maçã doure um pouco mais e a cebola fique levemente corada.
  4. Adicione o arroz, refogue ligeiramente, acrescente o vinho e cozinhe em fogo médio, mexendo com frequência até que o vinho esteja totalmente evaporado.
  5. Comece a acrescentar o caldo aos poucos, sempre colocando duas conchas e deixando cozinhar até evaporar e mexendo com frequência.
  6. Assim, vá repetindo o processo até que ele esteja al dente, experimente e se necessário, ajuste o sal.
  7. Quando o arroz estiver no ponto, desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão, mexa bem para envolver. Se necessário, adicione um pouco mais de caldo (quente), para ajustar a cremosidade.
  8. Deixe descansar por 5 minutos e sirva.
 

Dicas para o preparo da receita

  • O tipo de maçã  – Eu usei a maçã fuji, era o tipo que tinha em casa e deu super certo. Se preferir use maçã verde, ou a red, o resultado será delicioso.
  • O caldo – Prefira sempre o caldo caseiro. Eu fiz um caldo rápido com cenoura, batata, cebola, ramos de salsa e cebolinha. Cubra com água, coloque sal e leve para ferver por no mínimo 20 minutos, para extrair o máximo de sabor.
  • O açúcar mascavo – Ele ajuda a dar cor e caramelizar as maçãs, não se preocupe, essa quantidade não deixa o arroz nada doce.
  • Sugestões – Se quiser dar crocância, você pode colocar nozes levemente tostadas na frigideira na hora de finalizar, eu não coloquei, pois queria um risoto muito delicado para acompanhar o salmão. Outra dica, é acrescentar gorgonzola na finalização.

 

Gostou da receita de risoto de maçã? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: