Bolinhos, Lanches e Petiscos, Salgadas

Muffin salgado de maçã com queijo

Um muffin salgado de maçã com queijo para você se apaixonar.

Esses bolinhos salgados são incrivelmente fáceis de fazer, são fofinhos e super gostosos. A massa deles é delicadamente adocicada, os cubinhos de maçã aparecem dando mais um leve toque ácido e adocicado que contrasta com o salgado do queijo.

Sempre que você vê uma receita aqui no Mel e Pimenta, pode ter certeza que ela foi cuidadosamente testada para que funcione perfeitamente na casa de vocês. Esses muffins são um bom exemplo, há alguns dias atrás, conheci a receita deles em um site americano e fiz questão de seguir a receita, durante o preparo comecei a achar que o resultado poderia ser mediano. Levei ao forno e rapidamente confirmei o que eu já imaginava: faltava maçã, sobrava sabor de fubá, de óleo, os dedos chegavam a ficar engordurados ao pegar um muffin na mão.

A primeira receita ficou bem abaixo da expectativa, mas eu sabia que ela tinha potencial. Então, comprei mais maçãs e preparei a minha versão: o óleo foi substituído por manteiga na quantidade certa, coloquei mais maçã, troquei fubá pela farinha de trigo e com mais vários ajustes, os muffins ficaram muito, mas muito gostosos e fizeram o maior sucesso aqui em casa.

Contei essa história, pois recebo muitas mensagens agradecendo e falando sobre o quanto as minhas receitas funcionam e ficam gostosas. Saiba que o motivo é um só: eu preciso estar convicta de que a receita é boa de verdade para compartilhar com vocês, não me permito publicar uma receita que eu tenha achado “mais ou menos”.

Enfim, sugiro fortemente que você faça esses muffins da na sua casa, aposto que você também vai amar o resultado. Eles têm sabores super equilibrados, são fofinhos, e perfeitos para a hora do lanche.

 

Muffin salgado de maçã com queijo

 

Hora do lanche

Ideias para a hora do lanche são sempre bem-vindas, por isso, eu selecionei algumas ideias de receitas para inspirar você Palitos de pão, Enroladinho de frango com pesto, queijo e bacon, Bolinho de arroz simples, Pão turco recheado com carne moída Danoninho caseiro.

Muffin salgado de maçã com queijo

 

Muffin salgado de maçã com queijo

Muffin salgado de maçã com queijo

5.0 from 1 reviews
Muffin salgado de maçã com queijo
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça esse delicioso muffin salgado em casa.
Autor:
Categoria: Lanches
Cozinha: Brasileira
Rende: 12 unidades
Palavras-Chave:
bolinhos de queijo e maçã, bolinhos salgados, como fazer muffins, Muffin, muffins de maçã com queijo, muffins salgados,
Ingredientes:
  • 2½ xícaras de maçã (sem casca) em cubos pequenos (300g)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • ½ xícara de leite (120ml)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo (45g)
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida
  • 4 colheres (sopa) de uvas passas brancas (opcional)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (240g)
  • ¾ colher (chá) de fermento químico
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara muçarela ralado grosso (120g)
  • Sal
  • Manteiga para pincelar
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°C.
  2. Leve ao fogo uma frigideira, assim que ela estiver quente, adicione a manteiga, coloque a maçã, uma pitada de sal e refogue em fogo alto até que a maçã fique dourada. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  3. Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o açúcar mascavo, a manteiga, um pouco de sal e misture com um fouet, para integrar bem os ingredientes.
  4. Adicione as passas, a farinha, o fermento, o bicarbonato e misture com uma espátula.
  5. Então, acrescente as maçãs e o queijo, misture e divida em 12 forminhas de muffins untadas.
  6. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos a 180°C.
  7. A superfície deve ficar levemente dourada, faça o teste do palito, ele deve sair limpo.
  8. Ao retirar do forno, imediatamente pincele delicadamente o topo dos muffins com manteiga.

Dicas para a receita:

  • O tipo de maçã: A maçã ideal é a verde, ela é mais ácida e firme, mas não se preocupe. Use a maçã que você tem em casa ou a que estiver com um preço que você pode pagar, pois ultimamente maçãs estão caras. Quanto mais firme for a maçã, melhor.
  • A farinha de trigo: Eu testei a receita apenas com farinha de trigo, mas acredito que a receita funcione muito com um mix de farinhas sem glúten e até com outras opções de farinhas como de aveia.
  • O queijo: Já preparei a receita com muçarela e com provolone, as duas opções ficaram ótimas, com certeza vai ficar ótimo com queijo lanche também.
  • As forminhas: Os meus muffins foram feitos em forminhas de silicone, mas você pode usar as de alumínio ou teflon, mas lembre de untar. Em cada forminha eu coloquei 78g de massa crua.
  • Sal: Coloque sal a gosto, mas na hora de adicionar sal à massa, lembre que o queijo também vai derreter e salgar o muffin.
  • O açúcar: a quantidade de açúcar da receita serve apenas para conferir um toque adocicado bem sutil e delicioso.

 

Muffin salgado de maçã com queijo

 

Bolinhos fofos e deliciosos.

 

Muffin salgado de maçã com queijo

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

10 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: