Bolo de frutas vermelhas com limão e cobertura crocante
Aprenda a fazer esse bolo de frutas vermelhas com limão e cobertura crocante, uma receita fácil e deliciosa.
Aqui em casa os bolos de frutas são os nossos preferidos, adoramos desde os clássicos bolos de banana, até os mais sofisticados como os de frutas vermelhas, de frutas secas e muitos outros.
Esses dias eu estava com várias frutas vermelhas na geladeira e precisava de uma receita para aproveitá-las, pesquisei em busca de ideias e escolhi essa receita que vem do Natashas Kitchen.
Com a receita na mão, fui para a cozinha para testar a receita. O resultado é um bolo delicioso, aromático, com muito sabor cítrico! Além disso, o bolo de frutas vermelhas fica lindo, repleto de cores e a farofa entra para dar muita crocância e uma textura maravilhosa.

Quer outras receitas de bolos com frutas? Então, veja as ideias que eu escolhi.
- Bolo de ameixa vermelha
 - Bolo simples de banana com iogurte
 - Como fazer um bolo de maçã e nozes
 - Bolo amanteigado de laranjinha kinkan
 - Bolo de cenoura com laranja e castanhas
 
Inspire-se e faça na sua casa também.

Bolo de frutas vermelhas com limão e cobertura crocante


Ingredientes
- 3 ovos
 - 1 xícara de açúcar 200g
 - ¼ xícara de óleo 60g
 - 1 colher sopa de raspas de um limão grande
 - 1 colher chá de extrato de baunilha
 - ½ xícara rasa de água com gás (100ml)
 - 2 xícaras de farinha de trigo 240g
 - 1 colher sopa de fermento em pó
 - 1 pitada de sal
 - 2 xícaras de frutas vermelhas em pedaços 280g
 - Cobertura
 - ¾ xícara de farinha de trigo 90g
 - ¼ xícara de açúcar 50g
 - 4 colheres sopa de manteiga (60g)
 
Instruções
- Aqueça o forno a 180°C.
 - Unte com manteiga uma forma redonda de aproximadamente 24cm. Então, enfarinhe ou coloque um disco de papel manteiga no fundo.
 - Cobertura: Em uma tigela, misture o açúcar com a farinha. Então acrescente a manteiga cortada em cubos, use as pontas dos dedos para esfregar os ingredientes, a fim de obter uma farofa. Reserve.
 - Bolo: Em uma tigela média coloque a farinha, o fermento, o sal, misture e reserve.
 - Na tigela da batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata até obter um creme leve e fofo.
 - Adicione a baunilha, as raspas de limão. Coloque o óleo gradualmente, enquanto bate em baixa velocidade.
 - Desligue a batedeira, pegue uma espátula e adicione 1/3 da água, um pouco dos ingredientes secos. Siga acrescentando a água e os ingredientes secos alternadamente, mexendo apenas o suficiente para para envolver os ingredientes.
 - Transfira a massa para a forma. Então, espalhe as frutas vermelhas, cubra com a farofa e leve ao forno.
 - Asse por aproximadamente 40 minutos, faça o teste do palito a partir dos 30 minutos.
 

Dicas para a receita:
- Que frutas posso usar? Para o preparo desse bolo eu usei framboesas, mirtilos e morangos, pois eu tinha usado em uma receita e tinha na geladeira. Você pode usar uma mistura de frutas ou apenas um tipo, também pode usar amoras. Evite fazer a receita apenas com morangos, pois eles soltam muito mais líquido.
 - Posso usar frutas congeladas? Pode usar frutas frescas ou congeladas, porém frutas congeladas liberam mais líquido e podem afundar um pouco mais do que usando as frescas.
 - Papel manteiga: Se você tem papel manteiga, corte um disco do tamanho do fundo da forma e coloque-o antes de espalhar a massa. Assim você pode evitar que as frutas grudem, caso elas afundem.
 - O tempo de forno: Fique de olho a partir dos 35 minutos. No meu caso, o bolo estava pronto aos 40 minutos, mas dependendo do tipo de frutas, pode levar até 50 minutos. Retire do forno assim que o palito sair limpo para evitar que o bolo resseque.
 - Água com gás: Ela é importante, pois ajuda o bolo a crescer e deixa bem fofinho. Se você realmente não tem em casa, use água ou leite.
 - O limão: Eu usei o taiti, pois era o que eu tinha em casa, mas se você tem limão siciliano, use, afinal de contas, ele é muito mais aromático e saboroso.
 - Manteiga: Use sempre manteiga sem sal. Se quer fazer essa receita sem lactose, substitua a manteiga por banha refrigerada.
 - Posso fazer sem batedeira? Pode sim, mas é importante bater muito bem com um fouet para deixar o creme de ovos e açúcar bem fofo e depois na parte do óleo também.
 
Um bolo fofo, colorido e delicioso.

Como armazenar o bolo?
Esse bolo é úmido e no dia seguinte fica ainda melhor, mas como ele tem frutas, guarde na geladeira, principalmente se você preparar essa receita em dias mais quentes.

Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

Eline Prando
Sou a Eline, uma designer que ama cozinhar, fotografar e compartilhar experiências. Encontrei no Mel & Pimenta, uma forma dividir o que aprendo na cozinha, compartilhando receitas simples, mas cheias de afeto. Chegue de mansinho, passeie pelo M&P e aproveite esse conteúdo que é pensado, testado e escrito com muito carinho e cuidado.








Eu amei a receita
Oi Larissa!
Que bom que você gostou do bolo de frutas vermelhas.
Obrigada!
Fiz o bolo para a minha família, todos amaram!! Para quem gosta de um bolo não muito doce, é ideal. As frutas derreteram um pouco, parecia que tinha recheio com geleia natural, muito bom!
Recomendo. E agradeço pela receita!
Oi Giovanna!
Que legal! É isso mesmo, as frutas desmancham e ele é doce na medida certa.
Obrigada pelo carinhoso retorno e espero que você aproveite muitas receitas do blog.
Porque usar água com gás?
Pode ficar sem?
Oi Terezinha!
A água com gás cria bolhas que ajudam na fermentação, mas sim, você pode fazer com água normal
Abraço