Lasanha de abóbora com ricota e nozes
Hoje quero compartilhar contigo essa receita deliciosa de lasanha de abóbora com ricota e nozes. Uma lasanha vegetariana, saudável e simplesmente deliciosa.
A abóbora combina incrivelmente com ricota e nozes, e a lasanha feita com esses ingredientes fica úmida na medida certa, o sabor é equilibrado, a textura das nozes contrasta com a cremosidade da abóbora. Enfim, vale a pena experimentar, pois é uma verdadeira delícia.
Quer mais receitas vegetarianas? Veja algumas ideias que eu selecionei para você.
- Risoto quatro queijos
- Conserva de alho assado no azeite
- Cenoura assada com mel | Servida com trigo e nozes
Lasanha de abóbora com ricota e nozes
- Recheio I
- ½ abóbora cabotiá (1kg)
- Noz-moscada
- Sal
- Recheio II
- 200g de ricota
- 100g de nozes (1 xic rasa)
- Creme de leite
- Noz-moscada
- Sal
- Montagem:
- Massa para lasanha (veja dicas)
- Queijo parmesão (a gosto)
- Queijo muçarela (a gosto)
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 6 folhas de sálvia
- Recheio I: Corte a abóbora em 4 partes, remova as sementes e deixe a casca.
- Acomode em uma forma, cubra com papel alumínio e leve para o forno preaquecido a 200°C e deixe cozinhando até que ela esteja macia.
- Retire do forno e deixe amornar sem o papel alumínio. Usando uma colher, remova a polpa e descarte a casca.
- Coloque a abóbora em uma tigela, amasse bem, tempere sal e noz-moscada. Reserve.
- Recheio II: Amasse a ricota com um garfo, adicione as nozes picadas, sal e noz-moscada.
- Misture e acrescente creme de leite de acordo com a necessidade para conferir um pouco de umidade à mistura. Eu usei ¾ de uma caixinha de creme de leite.
- Em uma frigideira coloque a manteiga e a sálvia e leve ao fogo baixo, a manteiga vai derreter e depois vai começar a ficar levemente dourada, com pontinhos escuros. Desligue o fogo e transfira para uma tigela para cortar o cozimento. Reserve as folhas de sálvia.
- Montagem: Escolha uma uma travessa de aproximadamente 30cm x 18cm.
- Espalhe uma fina camada de purê de abóbora.
- Coloque uma camada de massa.
- Espalhe uma fina camada de abóbora, distribua ricota com nozes sobre ela.
- Mais uma camada de massa.
- Uma camada um pouco mais grossa de purê de abóbora e polvilhe queijo parmesão.
- Cubra com mais uma camada de massa.
- Espalhe uma fina camada de abóbora, distribua ricota com nozes sobre ela.
- Mais uma camada de massa.
- Espalhe um pouco de queijo parmesão, complete com queijo muçarela.
- Regue com a manteiga derretida.
- Agora cubra com papel alumínio e leve para o forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.
- Retire o papel alumínio, coloque de volta para gratinar o queijo. Nos últimos minutos, adicione as folhas de sálvia reservadas.
- Assim que estiver pronto, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
Dicas para a receita:
Essa receita é bem versátil, então você pode montar as camadas com a quantidade que preferir, se quiser pode acrescentar queijos em cada camada, pode distribuir o recheio como achar melhor. Por ser uma receita bem adaptável, eu não citei as quantidades de massa, queijos e outros ingredientes, afinal de contas, a ideia aqui é inspirar você.
- O recheio de ricota: a proporção é uma sugestão, mas você pode adaptar. A quantidade de creme de leite pode variar, use o suficiente para que a mistura de ricota e nozes fique um pouco úmida, mas não cremosa.
- Cozimento da abóbora: Se preferir, cozinhe a abóbora no vapor ou em água. Eu gosto de assar para que ela fique bem sequinha.
- Manteiga cozida: A manteiga com sálvia usada para finalizar vai dar um toque especial para a sua lasanha. Quando cozida, a manteiga fica com uma cor levemente dourada e com um sabor amendoado que é delicioso.
A massa:
Você pode usar massa fresca ou seca para fazer a sua lasanha. Eu preparei uma massa fresca para testar a minha máquina de massas, pois eu havia comprado no final do ano, mas ainda não tinha tido tempo de usar.
- Massa seca: Se usar a massa seca, leia as instruções de preparo, mas a maioria delas é pré-cozida. Então, é só montar a lasanha.
- Massa fresca: Se você usar massa fresca, faça um pré-cozimento de 3 a 4 minutos em água fervente com sal e acomode os pedaços de massa sobre um pano e depois é só montar. O tempo desse cozimento vai depender da espessura das sua massa.
- Como fazer a massa fresca? Eu fiz com 300g de farinha e 3 ovos, essa é a proporção ideal. Misturei os ingredientes, a massa tem que ficar bem firme e não pode grudar na mão. Então coloco na geladeira e deixo descansando por 30 minutos antes de abrir.
Uma lasanha vegetariana e deliciosa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Eline, que preciosidade de receita! Fiz com minha mãe para nosso almoço em família deste domingo e foi sucesso total. Até meu filho de 3 anos comeu, e o gurizinho é bem resistente a experimentar comidas diferentes. Obrigada por compartilhar tuas experiências culinárias conosco!
Oi Mauni querida!
Você não imagina como fico feliz com comentários positivos como o seu ! É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família.
Obrigada pela confiança e carinho .
Beijo
Deve ser uma delícia. Gratidão por dividir conosco seus incríveis conhecimentos.
Oi Mana!
Obrigada pelo carinhoso retorno.
Um abraço e espero que você aproveite muitas receitas.
Será que dá certo usar a massa pré cozida? Como essa receita não tem molho, a quantidade de líquido não seria insuficiente? Fiquei com esse receio…
Oi Adriana!
Realmente, o recheio dessa lasanha é mais sequinho e vai depender muito das características da massa.
Se você preferir, pode dar uma passadinha de 1 minuto em água fervente antes de montar a lasanha.