Bolinhos salgados de couve-flor com espinafre
Hoje vou ensinar você a fazer muffins sem glúten, saudáveis e simplesmente deliciosos. Fáceis de fazer, esse bolinhos salgados de couve-flor com espinafre e bacon são perfeitos para uma refeição e ótimos para lanchar.
Feitos usando apenas couve-flor, espinafre, bacon, ovos, leite e temperos, eles são versáteis e vão ao forno rapidamente. É o tipo de receita que basta misturar os ingredientes, ajustar os temperos e assar. Em 30 minutos você tem vários muffins salgados e muito gostosos.
Esses bolinhos salgados são perfeitos para a hora do lanche e tenho certeza que vai conquistar também a criançada. Faça na sua casa também!
Eu já fiz várias receitas de bolos salgados e várias estão aqui no blog, tem receitas de travessa outras feitas em forminhas, são várias ideias para inspirar você e eu selecionei algumas receitas.
Bolinhos salgados de couve-flor com espinafre e bacon
- 5 ovos
- 60ml de leite ou leite vegetal
- 1½ xícara de folhas de espinafre picado (120g)
- 1½ xícara de couve-flor processada (250g)
- 2 xícaras de bacon cru em cubinhos (270g)
- ½ cebola picada (60g)
- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado (20g)
- ¼ colher (café) de açafrão / cúrcuma em pó
- ½ colher (café) de páprica doce
- Pimenta preta e sal
- Aqueça o forno a 180C.
- Coloque o bacon em uma frigideira, leve ao fogo e cozinhe até que os cubinhos estejam dourados.
- Acomode sobre uma peneira para escorre bem a gordura. Guarde essa gordura para usar em outros preparos. Reserve o bacon para que esfrie.
- Corte a couve-flor e selecione as flores e bata no processador até obter uma farofa. Guarde os talos grossos para outro preparo.
- Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o açafrão e a páprica. Bata para homogeneizar os ingredientes.
- Então adicione o espinafre, a couve-flor, o bacon, a cebola e o parmesão.
- Adicione sal e pimenta, misture bem e distribua em 12 forminhas de silicone ou em uma travessa única.
- Leve para assar por 30 a 40 minutos.
Dicas para a receita:
- O bacon: A quantidade parece grande, mas depois de frito, restam somente 120g. Guarde a gordura dele e use em outras receitas. Se quiser, substitua o bacon por presunto picado e nesse caso é só misturar, não precisa cozinhar.
- A couve-flor: Use as flores e os talos finos delas, deixe a parte muito grossa para fazer caldos de vegetais. Processe bem até obter uma farofa fina.
- O espinafre: Use somente as folhas, pique grosseiramente.
- Versão sem lactose: Use leite vegetal e faça sem o queijo ralado.
- Os temperos: Usei um páprica e açafrão, pois sei que combinariam e dariam cor, mas você pode usar seus temperos preferidos. Também pode acrescentar salsinha picada, fique a vontade para criar.
- As quantidades: A minha receita foi pesada com balança de cozinha e deu muito certo. Se puder, pese seus ingredientes para obter o ponto ideal.
- O ponto da mistura: Eu esqueci de fotografar antes de colocar nas forminhas, mas o massa fica com um pouco de líquido mesmo, nesse vídeo que postei no instagram você pode visualizar.
- O sal: Tenha cuidado com o sal, lembre que o queijo ralado e o bacon já são salgados. Evite colocar em excesso.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Nunca, vi que fiz da Eline sempre dá certo. E tudo muito gostoso. Essa receita já fiz, refiz, e hoje vou fazer de novo. Parabéns Eline pelas escolhas das receitas e pela forma explicadinha como coloca as receitas. Me guio sempre por elas porque não tem erro. Muito bom, continua postando, tá? Não pára! Abraço!
Olá Anália!
Sempre fico feliz com tuas mensagens, sabes que eu posso demorar, mas sempre respondo e jamais vou parar de postar.
Amo compartilhar receitas com vocês. Obrigada por alegrar meu dia com suas palavras.
Ah, que delícia! Fiz agora, para o lanche da noite – sensacional! Leve, saudável e cheio de sabor e perfume!
Adri!
Que bom que você fez essa receita e aprovou o resultado.
Obrigada por colocar tantas receitas minhas na mesa da tua família.