Quiche de banana-da-terra e bacon
Aprenda a fazer essa quiche de banana-da-terra e bacon! Eu amo fazer quiches! Aqui em casa elas são sempre bem-vindas, pois são uma ótima opção para se preparar com antecedência na hora de receber alguém em casa e são muito versáteis.
Quiche fica gostosa quente, fria e em temperatura ambiente! Eu já fiz quiches de tantos sabores e hoje estou trazendo essa ideia feita com banana-da-terra e bacon que é uma combinação simplesmente deliciosa.
É claro que essa receita é feita com a minha massa de quiche fácil, por isso que quiches são figurinhas repetidas, por aqui.
Quiche de banana-da-terra e bacon
Confira algumas das receitas de quiche que já foram feitas por aqui Quiche de espinafre com tomates-secos, Quiche de linguiça com pinhão, Quiche de damasco com queijo brie, quiche de cogumelos paris e Quiche de figos e queijo gorgonzola com toque de mel.
- Massa
- 90 g de manteiga
- 5 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de óleo
- Uma pitada grande de sal
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- Recheio
- 200g de bacon em cubos
- 300g de banana-da-terra sem casca (em cubos)
- 1 cebola média picada
- Salsinha picada
- 100g de queijo em cubos
- 3 ovos
- 1 e ½ pote de iogurte natural (250g)
- Noz-moscada ralada
- Sal
- Massa aqueça o forno a 180°C.
- Reserve a farinha e coloque todos os outros ingredientes dentro de uma panela, leve a panela ao fogo médio para dissolver os ingredientes e derreter a manteiga.
- Assim que o líquido começar a ferver, desligue o fogo e imediatamente adicione toda a farinha e misture bem com uma espátula ou colher de pau até formar uma massa uniforme.
- Coloque a massa sobre uma forma de fundo removível ou refratário para tortas (de 25cm a 30 cm).
- Deixe a massa ficar morna para conseguir moldar sem se queimar.
- Espalhe a massa pela lateral e fundo da forma modelando com as mãos para ela fique uniforme.
- Corte um pedaço de papel manteiga, o papel deve ser um pouco maior do que o fundo da forma e coloque-o sobre a massa.
- Cubra com uma camada de feijões e leve para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que as bordas da massa comecem a dourar.
- Quando a massa estiver no ponto retire-a do forno, remova os feijões e guarde-os para usar em outra receita, descarte o papel.
- Recheio Aqueça uma frigideira, coloque o bacon e frite na própria gordura até que ele esteja dourado. Com uma escumadeira, retire-os da frigideira e reserve.
- Caso o seu bacon tenha muita gordura, retire um pouco da frigideira, adicione a cebola e refogue até ficar transparente.
- Adicione a banana picada e refogue até que ela fique comas faces delicadamente douradas, adicione um pouco de sal.
- Retire do fogo, adicione o bacon e a salsinha e reserve.
- Em uma tigela média, adicione os ovos e bata ligeiramente com um garfo, adicione o iogurte, a noz-moscada ralada e uma pitada de sal.
- Pegue a massa pré-assada, espalhe o refogado de banana com bacon, cubra com os cubos de queijo e regue com o creme de ovos.
- Leve para assar em forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.
- A superfície deve ficar dourada.
Dicas para a receita
- O queijo: Eu usei um queijo colonial que estava na geladeira. Você pode usar gruyere, colonial e até prato ou mussarela.
- Enquanto a massa está assando, vá preparando o recheio para otimizar o tempo.
- Se preferir, troque o iogurte por creme de leite.
- Se quiser, troque a salsinha por coentro.
O tipo de banana
A minha receita foi testada com banana-da-terra, pois ela é mais firme e se mantém inteira com o cozimento, mas acho que deve funcionar usando banana caturra (nanica) madura, mas ainda firme. Ela não vai ficar tão firme, mas vai ficar saborosa mesmo assim.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Uma receita prática e deliciosa.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Espetacular esta receita! Já fiz duas vezes!
Oi Aline!!
Que bom que você fez essa receita e aprovou!!
Obrigada!