Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Tortas, Vegetarianas

Torta de abobrinha e tomates secos – A torta invisível

Aqui estou eu, voltando com mais uma torta invisível! Essa é a versão salgada, de uma deliciosa torta de abobrinha com tomates secos, que vai fazer você se apaixonar!

Eu já havia compartilhado com vocês o Bolo de maçã invisível, que fez e ainda faz o maior sucesso na casa de muitos leitores. E agora, chega essa versão salgada e super saudável, tenho certeza que vai fazer sucesso também.

As pessoas sempre perguntam a origem do nome ou fazem piadinhas dizendo que estão vendo o bolo 😀 . Sim, ele é totalmente visível e o nome não é invenção minha. Pelo que sei, a torta ou bolo recebeu esse nome por levar mais vegetais (frutas ou legumes) do que massa. Essa massa acaba desaparecendo em meio às lâminas de abobrinha.

Essa torta de abobrinha fica ainda melhor depois de descansar por um tempo. Então, você pode fazer de manhã cedo ou até na noite anterior para servir no almoço. Ela pode ser aquecida no micro-ondas, mas eu prefiro em temperatura ambiente, os sabores ficam ainda mais marcantes.

 

Torta de abobrinha e tomates secos

 

Aposto que você vai pensar que a abobrinha vai soltar água e deixar a torta encharcada. Eu também pensei, mas resolvi seguir a receita que conheci nesse site  e ela ficou simplesmente perfeita, com umidade na medida certa.

Antes de falar da receita, eu quero defender a abobrinha, já que tanta gente diz que é um vegetal sem sabor, mas eu discordo. Ela só precisa ser bem preparada para que seu sabor e sua delicadeza apareçam lindamente nos pratos. Aqui em casa amamos esse legume e eu selecionei algumas receitas inspiradoras: Risoto de alho poró com abobrinhaBolo de abobrinha com especiarias e frutas secasRolinhos de abobrinha recheados com frangoMarinada de abobrinha.

Torta de abobrinha e tomates secos

Essa receita é daquelas super saudáveis, muito leve, delicada e de um sabor incrível. Preparei essa torta invisível como acompanhamento do nosso almoço, mas ela serviu lanche da tarde e desapareceu no jantar. É uma verdadeira delícia!!

Torta de abobrinha e tomates secos

 

Torta de abobrinha e tomates secos - A torta invisível
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa torta de abobrinha e tomates secos em casa, é uma receita saudável e simplesmente deliciosa.
Autor:
Categoria: Tortas Salgadas
Cozinha: Brasileira
Rende: 4 porções
Ingredientes:
  • 2 a 3 abobrinhas laminadas
  • 2 ovos
  • 100 ml de leite
  • 70g de farinha de trigo (1/2 xícara + 1 colher)
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 50g de muçarela ralada (1/2 xícara)
  • 10 tomates secos finamente picados
  • Folhas de hortelã frescas ou salsinha
  • Noz-moscada ralada
  • Sal e pimenta preta
Modo de fazer:
  1. Aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma que tenha aproximadamente 23cm.
  2. Corte as abobrinhas até obter 6 xícaras, aperte para preencher bem. (Usei 2 abobrinhas grandes).
  3. Em uma tigela coloque os ovos e bata ligeiramente, adicione o leite, a farinha, o fermento, a muçarela, os tomates secos, as folhas de hortelã ou salsinha, sal, pimenta, e noz-moscada ralada.
  4. Tempere as abobrinhas com sal e misture-as delicadamente com o creme da tigela, eu misturei com as mãos para envolver bem e não quebrar as lâminas.,
  5. Coloque tudo na forma e leve para assar por aproximadamente 55 minutos.
  6. A superfície e as laterais ficarão bem douradinhas.
 

 

Dicas para a sua torta de abobrinha

  • O corte: é importante que as abobrinhas sejam finamente laminadas. Eu corto com o mandolin, assim as fatias ficam uniformes e finas. Se você não tem esse utensílio, faça com a faca, mas capriche para que fiquem finíssimas.
  • O tamanho das abobrinhas varia muito, então é importante obter 6 xícaras, mas pressione um pouco para preencher bem.
  • A forma: eu usei o refratário de porcelana, mas você pode fazer em uma forma redonda comum, também pode ser de fundo removível, ou no refratário que você preferir.
  • Se você é intolerante à lactose, pode fazer sem queijo e substituir o leite por algum leite vegetal.
  • O tempo de assar varia de acordo com cada forno e até com o tipo de forma usada, então, fique de olho a partir dos 45 minutos.
  • Os tomates secos usados por mim eram desidratados, não estavam mergulhados em azeite. Para usar os tomates em azeite, escorra antes de picar.

 

 

Depois de assada ela fica assim, dourada e com um sabor incrível.

Torta de abobrinha e tomates secos

 

Aqui ela foi servida com coalhada seca, que sempre tem na nossa geladeira.

 

Torta de abobrinha e tomates secos

 

Experimente essa maravilha!

 

 

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.