Doces, Bolos, Saudáveis, Sem Glúten

Bolo de cenoura sem glúten fácil e delicioso

Preciso que você confie em mim! Preciso que você teste essa receita de bolo de cenoura sem glúten fácil e delicioso na sua casa.

O resultado desse bolo é simplesmente surpreendente, quando testei pela primeira vez, fiz a receita com certa desconfiança, mas tive que me render a esse bolo macio, delicado e que não perde em absolutamente nada para um bolo feito com farinha de trigo. Aprendi essa receita no querido blog Pitadinha.

Aqui em casa gostamos de experimentar bolos diferentes, testar outras possibilidades e é muito bom descobrir bolos como esses que são simplesmente deliciosos, mas que ainda podem ajudar quem precisa consumir receitas sem glúten ou sem lactose.

Falando em receita de bolo sem glúten, confira esse surpreendente Bolo de chocolate sem farinha de trigoele é muito macio, tem uma textura ótima e é super saboroso.

Esse post foi atualizado em 14/10/23, a receita permanece a mesma, mas acrescentei o peso dos ingredientes, novas fotos e dicas valiosas com o objetivo de complementar o post, tirar dúvidas e ajudar quem faz a receita.

Como fazer bolo de cenoura sem glúten

 

Como fazer bolo de cenoura sem glúten

Essa receita de bolo de cenoura sem glúten é, sem dúvidas, a minha preferida quando se fala em bolos sem glúten, pois ela tem umidade, uma textura agradável ao paladar e é muito saborosa. O segredo desse equilíbrio está na mistura de farinha de arroz com polvilho que garante um bolo fofinho, úmido e delicioso.

Bolo de cenoura sem glúten - Um bolo feito com farinha de arroz e polvilho simplesmente incrível. Prepare essa receita sem glúten e faça na sua casa. Receita fácil e deliciosa.

 

Como fazer farinha de arroz em casa?

Sim!! Você pode fazer sua própria farinha de arroz em casa. Com dicas simples, nesse post Farinha de arroz caseiraeu te ensino a preparar essa farinha sem glúten em casa.

 

Qual a melhor farinha sem glúten para bolos?

Nessa receita a combinação de farinha de arroz com polvilho é simplesmente perfeita. Eu já fiz muitos testes de receitas de bolos sem glúten, particularmente, não gosto muito do resultado de bolos feitos apenas com farinha de arroz, pois eles costumam ser mais secos.

Gosto muito do resultado equilibrado que consigo atingir quando faço bolos mix de farinhas sem glúten, pois eles são compostos por várias farinhas. Sei que existem várias marcas, mas até hoje eu só testei e aprovei esse mix de farinhas sem glúten da Urbano.

Bolo de cenoura sem glúten - Um bolo feito com farinha de arroz e polvilho simplesmente incrível. Prepare essa receita sem glúten e faça na sua casa. Receita fácil e deliciosa.

 

O melhor bolo de cenoura sem farinha de trigo

4.9 from 94 reviews
Bolo de cenoura sem glúten e delicioso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Esse bolo de cenoura sem glúten é fácil de fazer e simplesmente delicioso.
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Saudável
Rende: 8 porções
Palavras-Chave:
bolo de cenoura, Bolo de cenoura sem glúten, Bolo fácil sem glúten, bolo sem glúten simples, Como fazer bolo de cenoura sem glúten, Farinha de arroz, receita de bolo sem glúten, Sem glúten,
Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de arroz (120g)
  • 1 xícara de polvilho doce (120g)
  • 1½ colher (sopa) de fermento químico (15g)
  • 1 pitada de sal
  • ¾ xícara (rasa) de óleo (150g)
  • 1 xícara de açúcar (200g)
  • 3 cenouras médias sem casca e picadas (300g)
  • 3 ovos

  • Para a cobertura:
  • 1 xícara de chocolate em pó (120g)
  • ½ xícara de açúcar refinado (100g)
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo (15g)
  • ½ xícara de água ou leite (120g)
Modo de fazer:
  1. Unte com óleo uma forma redonda com furo no centro. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180C.
  3. Então, em uma tigela média misture a farinha de arroz, o polvilho, o fermento, o sal e reserve.
  4. No liquidificador coloque o óleo, o açúcar, a cenoura e os ovos. Então, bata até obter um creme bem uniforme.
  5. Sem seguida, comece a adicionar o creme de cenoura à mistura seca aos poucos e vá envolvendo os ingredientes usando um fouet.
  6. Misture bem e despeje a massa do bolo na forma.
  7. Então, leve para assar por aproximadamente 35 minutos a 180C.
  8. Faça o teste do palito para saber se o bolo está no ponto.
  9. Retire do formo, deixe amornar e desenforme.

  10. Prepare a calda
  11. Junte todos os ingredientes em uma panela média e leve ao fogo médio mexendo sempre com uma espátula.
  12. Quando a mistura ferver, baixo o fogo, deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos sem parar de mexer.
  13. Desligue a calda e despeje imediatamente sobre o bolo.

Dicas para seu bolo de cenoura sem glúten:

  • Forma: É importante usar uma forma com furo no centro para ajudar a assar uniformemente, já que ele é um bolo denso. Quanto ao tamanho o ideal, é aproximadamente 25cm, mas não precisa ser a medida exata.
  • Açúcar: Você pode usar o branco ou o demerara.
  • Óleo: Eu gosto de usar o óleo de girassol que tem sabor mais suave do que de milho ou soja, mas use o de sua preferência. Sei de leitores que já fizeram com óleo de coco, com manteiga e aprovaram.
  • Polvilho: Só testei essa receita com polvilho doce.
  • Medindo a cenoura: Uma cenoura média pesa 100g, mas elas variam um pouco. Eu peso as cenouras sem casca, já fiz essa receita com 300g de cenoura, mas também com 350g e funcionou super bem. Então, a receita é bem versátil.
  • O ponto da massa: Depois de misturar os líquidos com os secos a massa vai parecer mais líquida que outros bolos, mas é assim mesmo, pois a farinha de arroz absorve mais a umidade. Então, confie e leve ao forno.
  • Tempo de forno: Esse bolo costuma ficar pronto entre 35 e 40 minutos de forno, mas lembre-se que esse tempo pode variar, pois os fornos tem características diferentes.
  • Teste do palito: Ao fazer o teste, o palito deve sair sem massa grudada, mas ainda úmido.
  • A cobertura: Ela é opcional e você pode fazer a cobertura de sua preferência. O tempo de cozimento pode variar, o importante é que ela atinja a viscosidade que agrade você, afinal de contas, gosto é algo pessoal.

 

 

Um bolo de cenoura delicioso.

 

Como fazer bolo de cenoura sem glúten

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Bolo de cenoura sem glúten - Um bolo feito com farinha de arroz e polvilho simplesmente incrível. Prepare essa receita sem glúten e faça na sua casa. Receita fácil e deliciosa.

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Bolo de cenoura sem glúten - Um bolo feito com farinha de arroz e polvilho simplesmente incrível. Prepare essa receita sem glúten e faça na sua casa. Receita fácil e deliciosa.

327 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: