Rolinhos de creme de confeiteiro – Rolls fofos e deliciosos
Que tal fazer esses rolinhos de creme de confeiteiro? Eles são feitos com uma deliciosa massa de brioche, que é amanteigada, muito macia e delicadamente adocicada. O recheio é feito com um delicado creme de confeiteiro e o resultado é um doce encantador, com doçura na medida certa e muito, muito fofo.
Essa é uma receita fácil de fazer e tenho certeza que você vai amar, é perfeita para um café da manhã ou para aquele lanche da tarde com a família reunida em volta da mesa.
Veja mais ideias de receitas para montar um café da tarde com delícias caseiras biscoitos amanteigados de laranja, pão integral com amaranto e pão de milho simples
Como fazer rolls de massa doce?
Existem várias receitas de rolls de massa doce, os cinnamon rolls são famosos e muito apreciados, mas existem muitas outras opções de recheios. Falando da parte da massa, existem tantas receitas, mas as que ganham meu coração são as mais amanteigadas, macias, que chegam a rasgar na hora de comer.
A massa dessa receita é assim e você pode usá-la para fazer com recheio de creme de confeiteiro, mas também pode fazer o tradicional com canela, açúcar e manteiga, assim como outras ideias.
Um pão de massa doce, macio e delicioso.
- Massa
- 1 ovo
- 200g de leite (1 xic rasa)
- 40g de açúcar (1/4 xic rasa)
- 5g de fermento biológico seco (1 cch)
- 5g de sal (1 cch rasa)
- 70g de manteiga resfriada
- 420g de farinha de trigo (3½ xic) aprox
- 1 gema para pincelar
- Creme de confeiteiro
- 250g de leite (1 xic + 1 csp)
- 2 gemas (de ovos grandes)
- 50g de açúcar (1/4 xic)
- 25g de amido de milho (3 csp)
- 10g de farinha de trigo (1 csp)
- Extrato de baunilha a gosto
- Finalização
- 30g de manteiga (2 csp)
- 20g de mel (1csp)
- Creme de confeiteiro Em uma tigela coloque as gemas, o açúcar, o amido, a farinha e misture bem com um fouet.
- Em uma panela coloque o leite, extrato de baunilha a gosto e leve ao fogo.
- Assim que o leite ferver, coloque um pouco sobre a mistura de ovos e mexa imediatamente com um fouet.
- Continue acrescentando o leite quente gradualmente, mexendo sempre.
- Então, passe essa mistura por uma peneira, coloque na panela e leve ao fogo baixo. Assim que o creme começar a engrossar, conte mais um minuto.
- Desligue o fogo, transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico e deixe esfriar.
- Massa: Em uma tigela grande coloque o ovo, o leite, o açúcar, o fermento e bata ligeiramente com o fouet ou garfo.
- Adicione metade da farinha, coloque o sal sobre ela e comece a misturar com as mãos, adicionando mais farinha aos poucos e de acordo com a necessidade até obter uma bola de massa que grude levemente nas mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada levemente enfarinhada, achate-a um pouco com as mãos e espalhe manteiga cortada em cubos.
- Enrole a massa e comece a sovar polvilhando um poucos de farinha quando necessário, aos pouco a manteiga começará a se integrar com a massa.
- Sove por uns 15 minutos, coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico ou toalha e leve para crescer por 2 horas.
- Enquanto isso, faça o creme de confeiteiro (instruções acima).
- Transfira a massa já crescida para bancada levemente enfarinhada, com o rolo abra a massa para obter um retângulo de aproximadamente 55cm x 25cm.
- Espalhe o recheio sobre a massa e alise para deixar uniforme.
- Enrole a massa pelo lado menor (veja dicas abaixo)
- Então, usando uma linha, corte pedaços de 3,5 cm aproximadamente. A ideia é obter 15 rolinhos.
- Acomode-os em uma forma untada, cubra e leve para crescer por 45 minutos aproximadamente.
- Bata a gema, pincele os rolinhos já crescidos e leve para o forno preaquecido a 180°C.
- Asse por aproximadamente 30 minutos.
- Finalização: Derreta a manteiga, adicione o mel e misture bem para emulsificar.
- Regue essa calda e pincele os pães ainda quentes.
csp = colher de sopa
Dicas para fazer seus rolinhos de creme de confeiteiro:
- Quantidade de farinha: Eu usei 420g incluindo a farinha da sova, então coloque a farinha aos poucos, evite excessos, assim você terá uma massa elástica e macia.
- Manteiga resfriada: Essa técnica deixa a massa especial, diferente de quando se acrescenta manteiga derretida, a massa fica aveludada.
- Sovando a massa: Ao colocar a manteiga e começar a sovar, você vai achar que tudo está dando errado, mas siga firme, polvilhe farinha bem de leve para ajudar no processo, aos poucos a manteiga vai se integrar à massa e ela ficará com um toque único.
- A fermentação da massa: Eu fiz a massa em um dia friozinho, por aqui levou o tempo indicado na receita, mas em um dia quente, o processo pode ser um pouco mais rápido. Deixe a massa crescer em local fechado.
- Extrato de baunilha x favas: Se puder, use um bom extrato de baunilha, melhor ainda seria usar favas de baunilha. Se esse for o seu caso, corte a fava e raspe as sementes. Coloque-as no leite para ferver e aproveitar todo o seu sabor.
- Ponto do creme: Ele pode variar um pouco de acordo com tamanho das gemas, caso ache que seu creme ficou firme demais, adicione um pouco mais de leite, mas a receita é bem precisa.
- Medindo os ingredientes: Para ter receitas precisas, principalmente quando se fala em panificação e confeitaria, é indispensável usar balança de cozinha. Eu até coloquei as medidas em xícaras e colheres, mas é importante frisar que a minha receita foi testada pesando tudo e eu fiz as conversão aproximada.
- Finalização: Não pule essa etapa, pois essa caldinha deixará seus rolinhos brilhantes e ainda mais incríveis.
- Tempo de forno: Sempre pode ter variação de acordo com cada forno, aqui eles ficaram prontos depois de exatamente 30 minutos de forno.
Fazendo os rolinhos:
Abrindo a massa com o rolo: A massa deve ficar em formato retangular, aproximadamente 55cm x 25cm. Não precisa ser exato, mas é importante obter um rolo com comprimento aproximado de 55cm e depois é só cortar os rolinhos. Eu uso um fio, assim a massa não será amassada.
Aqui na imagem abaixo você pode ver que meu creme de confeiteiro ficou com pequenos grânulos. Quando eu cozinhei o creme ele ficou perfeitamente liso, mas quando resfriou ficou mais espesso e misturei com o fouet antes de rechear, aí acabou ficando meio irregular, mas isso não afetou em nada o resultado final.
Depois de modelados, basta deixar os rolls crescendo, depois é só pincelar com ovo e levar para assar. Em pouco tempo, você vai sentir o aroma de massa, de manteiga, de baunilha e já vai se apaixonar. Depois que ele sai do forno, você rega caldinha de manteiga e mel e pode degustar essa delícia ainda morna.
Conheci essa receita no belíssimo Onest Gourmands e fiz pequenas adaptações.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Fiz essa receita recentemente e ficou muito boa, amei, muito obrigado a vocês mel e pimenta
Olá Geraldo!
Que ótimo! Muito bom saber que você fez essa receita e que aprovou o resultado.
Muito obrigada!!
Eline, muito obrigada por uma receita tão perfeita. Fiz exatamente como vc. descreveu, só acrescentarei sobre o creme de confeiteiro, gotas de chocolate meio amargo. Jesus, ficou bom demais. Eu amo tanto esse blog seu. Deus te abençoe infinitamente. Gratidão por dividir conosco tantas coisas boas.
Olá Joana!
Teu comentário me deixa tão feliz, imagino que delícia que deve ter ficado com as gostas de chocolate.
Obrigada pelo carinho comigo e pela confiança.
Eu sempre faço “fatias húngaras” e vivo me perguntando se daria certo por outro “recheio”, mas morro de medo em arriscar e perder tudo, ou melhor, morria, depois de ver essa receita com certeza irei testar. Muito obrigado por compartilha-la, as fotos estão super apetitosas, só faltou uma para vermos ele ao meio, fiquei curiosa com a camada do creme, mas em breve verei por mim mesma. 😀
Olá Anne!
Que bom te ver por aqui novamente. Peço desculpas pela demora no retorno.
Sim, entendo o seu medo e agora você pode confiar, com esse recheio fica uma delícia.
Abraço
Ficaram lindinhos. O bom é que a receita acomodou todos né!?
Qual a medida da sua forma por favor?
Desde já, muito obrigada.
Olá Lu!
Sim, coube bem certinho na forma.
A medida interna da forma tem 33cm x 23cm.
Vou até colocar essa observação no post.
Beijo
Maravilhoso
Olá Marjorie!
Que bom que você aprovou.
Abraço
Oi Eline! Obrigada pelo compartilhamento da receita. Posso fazer o mesmo processo sovando na batedeira? E ir colocando a manteiga gelada na batedeira ? Obrigada
Olá Giselle!
Com certeza, pode seguir os mesmos passos fazendo na batedeira.
espero que aprove