Pães e Pizzas, Salgadas

Receita de pão integral com amaranto

Aprenda a fazer essa receita de pão integral com amaranto.

Você já usou amaranto? Eu já tinha ouvido falar sobre esse grão, mas nunca tinha usado. Então, resolvi testar o uso de amaranto em algumas receitas e estou amando o resultado. Diariamente temos usado a farinha de amaranto no nosso waffle do café da manhã, agora eu preparei esse pão usando o amaranto em grão e ficou muito bom e ainda quero usar em cookies e outras receitas.

O que é amaranto? Amaranto é um cereal originário do Peru, conhecido por ser altamente nutritivo, rico em fibras, proteínas, magnésio e muitos outros.

Prepare essa receita na sua casa também, o resultado final é um pão completo, riquíssimo em fibras, com texturas variadas, mesmo sendo integral, é muito macio e saboroso! Você vai amar!

Receita de pão integral com amaranto

Que tal fazer uma manteiga caseira para acompanhar esse pão? Confira a receita e aprenda a fazer manteiga em casa.

 

Como consumir amaranto

O amaranto é um dos poucos alimentos de origem vegetal ricos em proteína. Ele pode ser encontrado em forma de farinha, flocos ou grãos, podendo ser usado nos mais variados tipos de receitas, como bolos, farofas, hambúrgueres, pães, vitaminas e muito mais.

Na minha opinião, a farinha e os flocos são mais fáceis de serem usados nas receitas. Para usar o grão o ideal é hidratar antes do uso, assim ele ficará macio e delicioso dando uma ótima textura às receitas.

 

Posso fazer farinha de amaranto?

Esse processo é um pouco complicado, mas sim, é possível fazer farinha de amaranto em casa. Eu comecei testando no processador de alimentos e não deu certo, meu processador é bem potente, mas os grãos saíram dele completamente intactos.

Depois testei no liquidificador e funcionou, mas é importante que ele seja potente. Faça em pequenas quantidades, pare de bater e mexa com frequência até obter uma farinha fina. Como é um ingrediente seco, faça aos poucos para não danificar seu liquidificador.

 

Receita de pão integral com amaranto

 

Receita pão integral macio

Faça na sua casa a receita desse pão integral macio, rico em fibras e muito saboroso. É um pão fácil de fazer, rende bastante e pode ser congelado.

Receita de pão integral com amaranto
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita de pão integral caseiro, macio e delicioso
Autor:
Categoria: Pães
Cozinha: Caseira
Rende: 1 pão grande
Palavras-Chave:
Amaranto, Pão, Pão caseiro, Pão integral, Pão saudável,
Ingredientes:
  • Etapa inicial 1
  • 60g de amaranto em grãos (1/3 xic)
  • 360 ml de água (1 e ½ xic)

  • Etapa inicial 2
  • 40g de uvas passas brancas (1/4 xic)
  • 40g de uvas passas pretas (1/4 xic)
  • 60g de água fervente (1/4 xic)

  • Etapa 3
  • 20g de azeite (2 csp)
  • 120ml de água fria (1/2 xic)
  • 30g de açúcar mascavo (2csp)
  • 6g de fermento biológico seco (1/2 csp)
  • 40g de amêndoas ou nozes picadas (1/4 xic)
  • 180g de farinha de trigo (1½ xic)
  • 300g de farinha de trigo integral (2½ xic)
  • 8g de sal (1 csp rasa)

  • Finalização:
  • 1 gema ou café frio
Modo de fazer:
  1. Etapa I Em uma panela coloque a água (360g) e o amaranto, leve ao fogo baixo e cozinhe por 20 minutos, mexa quando necessário (veja dicas). Desligue o fogo e transfira imediatamente para uma tigela grande.
  2. Etapa II Enquanto o amaranto está cozinhando, coloque as passas em uma tigela, acrescente a água fervente (60g) e reserve.
  3. Etapa III Pegue a tigela par ao preparo do pão, coloque o amaranto cozido, o azeite, a água fria (120g), o açúcar, adicione as passas com todo o líquido da hidratação, o sal e misture.
  4. Quando o conteúdo da tigela estiver em temperatura ambiente, adicione o fermento e as amêndoas.
  5. Adicione toda a farinha de trigo branca e comece a acrescentar a farinha de trigo integral gradualmente até obter uma bola que grude levemente nas mãos (pode não ser preciso usar toda).
  6. Coloque a massa na bancada e sove por 10 minutos polvilhando mais farinha integral quando necessário.
  7. Transfira a massa para a tigela, cubra com filme plástico ou um pano e leve para crescer por 1h a 1h30.
  8. Coloque a massa crescida sobre a bancada enfarinhada e modele 1 ou 2 pães.
  9. Acomode na forma untada, cubra e leve para crescer por 30 a 40 minutos.
  10. Depois que o pão cresceu, pincele a superfície, se desejar faça cortes (veja dicas)
  11. Então, leve para assar por aproximadamente 30 minutos.
  12. Deixe seu pão integral esfriando sobre uma grade.
Notas:
csp = colher de sopa
cch = colher de chá
 

Dicas para a receita

  • Amaranto: Para fazer a receita eu usei amaranto em grãos que comprei na Casa Verde.
  • Cozimento do amaranto: Nessa etapa é importante mexer de vez em quando. Aqui, em 20 minutos ele ficou no ponto, com pouco bem líquido, mas ainda sem grudar. Preste atenção, pois pode haver variação, se precisar, desligue um pouco antes ou acrescente um pouco mais de água, mas somente o necessário.
  • Etapas: Comece cozinhando o amaranto e ao mesmo tempo, coloque as passas de molho. Lembre-se que o fermento só pode entrar depois que os ingredientes estiverem em temperatura ambiente.
  • Amêndoas: Você pode usar amêndoas, nozes, castanhas, a escolha é sua, pois a ideia é dar textura e sabor.
  • Uvas passas: Se preferir use apenas passas brancas ou apenas pretas.
  • Como fazer a sova: A massa tende a grudar um pouco durante a sova, mas siga sovando e adicionando um pouquinho de farinha de acordo com a necessidade.
  • Quantidade de farinha: Eu usei toda a farinha branca usada na receita e da farinha integral restou umas duas colheres. A quantidade pode ter uma variação de acordo com a absorção do amaranto ou das passas.
  • Tempo de fermentação: Ele pode variar um pouco de acordo com  a temperatura da sua cidade. É essencial que o pão fique crescendo em local fechado, pode ser micro-ondas, armário.
  • Fazendo os cortes: Se você optar por fazê-los, é importante cortar com delicadeza, sem pressionar a massa. Eu uso uma lâmina de barbear (que só é usada na minha cozinha)
  • Medindo os ingredientes: Essa receita foi feita com os ingredientes pesados. Se puder, invista em balança de cozinha para ter precisão e bons resultados.

 

Posso fazer essa receita sem amaranto?

Essa receita foi calculada para fazer com o amaranto, tem toda a questão da hidratação dele, o volume gerado por ele depois de cozido. Então, a adaptação seria algo mais complexo e não vejo nenhum ingredientes que substitua esse cereal.

 

Receita de pão integral com amaranto

Como congelar pão?

Congelar pães é muito prático e é uma ótima maneira de manter os pães novinhos. Depois que seu pão estiver completamente frio, fatie e acomode as fatias em um saco próprio para congelamento. Na hora de consumir é só pegar as fatias de pão e levar ao micro-ondas por alguns segundos, mas a minha maneira preferida de descongelar pão é colocar a fatia em uma frigideira com tampa e levar ao fogo baixo, assim ele vai ficar levemente tostado e delicioso.

 

como fazer Receita de pão integral com amaranto fofinho e delicioso

 

Você fez a receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

como fazer Receita de pão integral com amaranto fofinho e delicioso

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: