Pão doce com toque de laranja
Essa receita de pão doce com toque de laranja vai conquistar você. Uma pão fofinho, de massa adocicada e textura crocante e rústica por fora.
Imagine um pão saboroso, muito, mas muito fofo, com aroma delicioso das raspas de laranja. A massa dele é feita com creme de leite que deixará o pão especialmente macio, depois de fermentar, você vai modelar bolinhas de massa, passá-las por manteiga e depois em uma mistura de açúcar e canela. Esse “empanado” deixará o pão crocante por fora, mas por dentro é úmido e cheio de sabor.
Receita de pão doce simples
Essa é uma receita de pão doce simples, feita com ingredientes que costumamos ter em casa e seu preparo é fácil. Lembra aquele tipo de pão doce de padaria, feito com açúcar em cima. Essa cobertura é única, por fora ela é rústica, já na parte de dentro, fica úmida com sabor de caramelo do açúcar que derrete em meio aos pedaços de massa
Na hora de comer, você nem vai precisar cortar, pois é só puxar uma dessas bolinhas que ela vai se separar do restante do pão. É uma massa, um pão, um conjunto simplesmente delicioso, então faça por aí também.
Pão doce caseiro e fofinho
Faça esse pão doce com toque de laranja na sua casa. Ele é perfeito para o lanche da tarde em família e confira as outras ideias perfeitas para reunir a família ou os amigos em volta da mesa.
- ⅔ xícara de creme de leite rasa(150g)
- 1 xícara de leite (240g)
- 1 ovo
- uma pitada de raspas de laranja
- ¼ xícara de açúcar (50g)
- ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco (8g)
- ½ colher (sopa) de sal (10g)
- 5 xícaras de farinha de trigo (600g) aprox
- Finalização
- ½ tablete de manteiga derretida (100g)
- ¾ xícara açúcar mascavo (150g)
- ¾ xícara açúcar (150g)
- 1 colher (sopa) rasa de raspas de laranja
- Em uma tigela coloque o creme de leite, o leite, o ovo, o açúcar, as raspas, o fermento e misture ligeiramente.
- Adicione duas xícaras da farinha de trigo, misture com a mão ou fouet.
- Então, acrescente o sal e volte a misturar usando as mãos.
- Siga acrescentando a farinha de trigo até obter uma bola de massa que grude levemente nas mãos.
- Transfira a massa para a bancada e sove por 10 a 15 minutos, polvilhando farinha quando a massa começar a grudar muito nas mãos, mas evite exageros.
- Coloque a massa de volta na tigela, cubra com com filme plástico ou com um pano e leve para crescer em local fechado por 1h a 1h30.
- Polvilhe levemente a bancada com farinha, transfira a massa para bancada e pressione ligeiramente, apenas para expulsar o excesso de ar.
- Divida a massa em 50 partes iguais e cubra com um pano.
- Então, pegue cada pedaço da massa e modele para que fique redondo e a massa lisa. Mantenha sempre a massa coberta.
- Unte uma forma redonda de aproximadamente 30cm.
- Finalização: Em uma tigela misture os açúcares e as raspas de laranja.
- Em outra tigela pequena coloque a manteiga derretida.
- Então, pegue uma bolinha de massa, passe ligeiramente na manteiga e em seguida na mistura de açúcares. Acomode na forma e repita o processo até preencher toda a forma.
- Cubra e leve para crescer por 30 minutos.
- Leve ao forno preaquecido a 190°C. Asse por 35 a 40 minutos.
- Espere amornar, então desenforme seu pão doce.
Dicas para seu pão doce com toque de laranja
- Raspas de laranja: Use a quantidade que preferir, eu usei uma colher para ter o sabor bem presente, foi o equivalente a duas laranjas. Na massa eu coloquei o equivalente a uma pitada, bem pouco mesmo, só para dar um toque.
- Quantidade de farinha: A quantidade pode variar um pouco de acordo com o tamanho do ovo e absorção dos ingredientes.
- Açúcar: O açúcar mascavo é essencial para a cobertura externa. Então, se preferir, você pode fazer usando apenas ele, sem usar açúcar cristal.
- O ponto da massa: Evite usar farinha em excesso, assim você preserva a maciez. A massa fica maleável, lisa, mas ainda gruda de leve nos dedos.
- Tamanho das porções: Eu modelei as bolinhas com 24g em média. Achei o tamanho perfeito, mas se preferir, você pode fazê-las maiores. Passe farinha nas mãos para ajudar na modelagem.
- Tempo de forno: Meu pão ficou pronto em 37 minutos, mas lembre-se que o tempo pode variar de acordo com as características do forno, tipo de forma e assim por diante.
- Finalização: Essa parte é muito simples, é igual a empanar. Você passa as bolinhas de massa na manteiga derretida, então é só passá-las na mistura de açúcar.
- Colocando na forma: Para que as bolinhas se tornem um único pão, eu acomodo na forma deixando-as próximas. Dessa forma elas ficarão unidas depois de fermentar e assar.
- Medindo os ingredientes: O uso de balança na cozinha é sinônimo de precisão e as minhas receitas são feitas assim. Então invista em uma balança para obter os melhores resultados.
A forma ideal:
Eu usei uma forma redonda de 30cm, você pode usar uma forma desse tamanho ou até um pouco maior. Também pode ser uma forma retangular com uma área total parecida.
Para essa receita, não use forma de fundo removível, pois vai vazar e sujar seu forno.
Na minha opinião, as formas de alumínio são as melhores, pois a condução de calor é melhor do que a maioria das formas de teflon. A forma que eu usei está velha e torta, mas é maravilhosa.
Fermentação
O tempo de fermentação varia de acordo com a temperatura, então sempre deixe sua massa de pão fermentando em local fechado.
Eu costumo colocar dentro do micro-ondas. Em dias frios eu sempre coloco uma bolsa térmica com água quente no local que a massa vai ficar fermentando. Dessa forma, a temperatura do ambiente ficará perfeita para o crescimento da massa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Deve ser divino este pão. Receitas maravilhosas como sempre.
Vale fazer Juliana!
É uma delícia.