Risoto de maçã – Uma receita fácil e delicada
Que tal fazer um risoto de maçã? Essa receita é pura delicadeza, um risoto muito saboroso, mas leve e sofisticado, perfeito para acompanhar pratos com sabores mais intensos, mas também vai bem como prato único.
Fiz essa receita para acompanhar o meu salmão ao molho de camarão e a combinação ficou incrível, além disso, só preparei uma boa salada e um vinho branco.
O risoto de maçã com toda a sua delicadeza, também vai ficar ótimo para acompanhar uma costelinha de porco ao molho barbecue, mas se quiser uma ideia de receita vegetariana para acompanhar, confira essa Berinjela assada e recheada com queijo.
Risoto de maçã
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
- 2 maçãs médias descascadas
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- ½ cebola grande picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara de arroz arbóreo
- ½ xícara de vinho branco seco
- 1 l de caldo de vegetais quente
- 2 colheres (sopa) de manteiga gelada para finalizar
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- Sal
- Descasque as maçãs e corte em cubos, coloque em uma tigela, regue com o suco de limão e misture. Reserve.
- Em uma panela ou frigideira larga, aqueça, coloque as 2 colheres de manteiga e os cubos de maçã, polvilhe o açúcar mascavo e refogue em fogo alto, mexendo delicadamente por uns dois minutos, elas vão ficar levemente coradas.
- Então adicione a cebola, polvilhe com sal e siga refogando em fogo médio, até que a maçã doure um pouco mais e a cebola fique levemente corada.
- Adicione o arroz, refogue ligeiramente, acrescente o vinho e cozinhe em fogo médio, mexendo com frequência até que o vinho esteja totalmente evaporado.
- Comece a acrescentar o caldo aos poucos, sempre colocando duas conchas e deixando cozinhar até evaporar e mexendo com frequência.
- Assim, vá repetindo o processo até que ele esteja al dente, experimente e se necessário, ajuste o sal.
- Quando o arroz estiver no ponto, desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão, mexa bem para envolver. Se necessário, adicione um pouco mais de caldo (quente), para ajustar a cremosidade.
- Deixe descansar por 5 minutos e sirva.
Dicas para o preparo da receita
- O tipo de maçã – Eu usei a maçã fuji, era o tipo que tinha em casa e deu super certo. Se preferir use maçã verde, ou a red, o resultado será delicioso.
- O caldo – Prefira sempre o caldo caseiro. Eu fiz um caldo rápido com cenoura, batata, cebola, ramos de salsa e cebolinha. Cubra com água, coloque sal e leve para ferver por no mínimo 20 minutos, para extrair o máximo de sabor.
- O açúcar mascavo – Ele ajuda a dar cor e caramelizar as maçãs, não se preocupe, essa quantidade não deixa o arroz nada doce.
- Sugestões – Se quiser dar crocância, você pode colocar nozes levemente tostadas na frigideira na hora de finalizar, eu não coloquei, pois queria um risoto muito delicado para acompanhar o salmão. Outra dica, é acrescentar gorgonzola na finalização.
Gostou da receita de risoto de maçã? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Este é um prato singular, digno de uma estrela Michelin. Vou fazer essa receita, mas com vinho artesanal seco de uva niágara, para dar um ar rústico e interiorano da minha região. Parabéns pela publicação, Eline.
Oi Tiago!
Fico muito feliz com teu retorno e eu sou fã de uva niágara.
Sempre temos vinho dela aqui em casa e é uma delícia, aromático e deixa as receitas maravilhosas.
Muito obrigada
Olá Eline, fiz o risoto para acompanhar douradas no forno, e ficou maravilhoso, super aprovado por toda a família.
Aliás, todas as tuas receitas são sucesso garantido por aqui.
Obrigada.
Oi Isabel!
Que bom que você colocou essa receita na mesa da tua família.
Te agradeço pela confiança e por deixar a tua opinião por aqui.
Beijo
Eu fiz este risoto ontem com carne de porco recheada de acompanhamento e meu marido disse que foi uma das melhores comidas que ele comeu nos últimos tempos.
Obrigada pela receita
Oi Karina!
Que bom que você preparou esse risoto, sem dúvidas, a carne de porco é o acompanhamento perfeito para ele.
E você não imagina como eu fico feliz com esse comentário tão positivo.
Te agradeço por colocar a minha receita na mesa da tua família.
Nossa eu testei a receita e amei muito gostosa mas o acompanhamento fiz com peito de frango desfiado com inhame sem cozido e ralando refolguei tudo na manteiga e coloquei um pouco de leite de coco pra ficar molhadinho…
OI Gilson!
Que bacana, adorei o acompanhamento que você escolheu.
Te agradeço por dedicar um tempinho para me dar retorno.
Amei a idéia, vou experimentar. Obrigada.
Oi Cláudia!
Que bom que você gostou da sugestão.
Quando fizer, vou adorar saber o que achou do resultado.
Parece ser delicioso, principalmente a sugestão com a finalização do gorgonzola… grata pela receita!!
É maravilhoso Kátia, vale a pena faze, é uma delícia.
Beijo