Pão doce de laranja com erva-doce
Hoje quero te convidar a experimentar o meu pão doce de laranja com erva-doce. Um pão fofinho, aromático e simplesmente delicioso.
Na semana passada eu estava na casa da minha família, lá em Nova Bassano e para variar, estava louca para fazer um pão diferente. Como vocês já perceberam, eu amo combinar ingredientes nos meus pães e vivo pensando em novas combinações, pois fazer pão em casa nos inspira e nos permite experimentar uma infinidade de sabores.
Enquanto eu pensava, pude ver pela janela da cozinha, a laranjeira que estava cheia de laranjas, vi um pacote de erva-doce sobre a mesa, que tinha acabado de chegar do supermercado e daí veio a ideia de misturar laranja com erva-doce, mas eu queria um pão mais adocicado, levemente amanteigado.
Em minutos, eu estava misturando os ingredientes em uma bacia e ao mesmo tempo anotando tudo para compartilhar com vocês. Enquanto eu sovava, já podia sentir o aroma de laranja misturado ao frescor da erva-doce se espalhando pela casa, quando a massa fermenta esses aromas se acentuam e na hora que eles vão ao forno, a fusão dos temperos com o toque amanteigado e a caramelização dos açúcares, transformam-se em um verdadeiro deleite.
O resultado é um pãozinho apaixonante, muito aromático e fofo. Por mais que ele seja considerado um pão de massa doce, ele combina com tudo. Na hora do lanche comemos com geleia de ameixa, mas também ficou ótimo com salame e queijo. Para a hora do jantar, grelhamos alguns hamburguinhos de carne e montamos hambúrgueres, ficou simplesmente maravilhoso.
Esse pão é daquelas receitas que são ótimas para a hora do lanche. E falando nisso, eu selecionei algumas ideias inspiradoras para o lanche ou café da manhã.
- Bolo de maçã e nozes
- Pandesal | O típico pão das Filipinas
- Creme de manga com iogurte e leite de coco
- Torta de banana com pão – Receita do Vietnã
Pão doce de laranja com erva-doce
- ¼ xícara de água (60ml)
- ¾ xícara de suco de laranja (180ml)
- ¾ colher (sopa) de fermento biológico seco (8g)
- ½ xícara de açúcar rasa (90g)
- 1 colher (sopa) de leite em pó (8g)
- 2 colheres (chá) de erva-doce (5g)
- Raspas uma de laranja
- 1 colher (sopa) de creme de leite (15g)
- 1 ovo
- ½ colher (sopa) de sal (10g)
- 4½ xícara de farinha de trigo (540g) aprox
- ¼ de tablete manteiga resfriada (50g)
- Finalização
- 1 gema
- Açúcar cristal (opcional)
- Em uma tigela coloque a água, o suco, o fermento, o açúcar, o leite em pó, a erva-doce, as raspas de laranja, o creme de leite, o ovo e misture muito bem com a mão.
- Adicione duas xícaras de farinha de trigo, misture. Então, acrescente o sal e volte a misturar.
- Siga adicionando farinha aos poucos e de acordo com a necessidade até obter uma massa que grude bem de leve nos dedos.
- Coloque a massa sobre a bancada, distribua os pedaços de manteiga sobre ela e comece a sovar envolvendo a manteiga. Sove por aproximadamente 15 minutos, aos poucos a manteiga ficará completamente integrada à massa.
- Durante a sova, sempre que necessário, polvilhe levemente com farinha, mas evite exageros.
- Coloque a massa de volta na tigela, cubra com uma toalha ou filme plástico e leve crescer por 1h a 1h30. Ela deve dobrar de volume.
- Retire a massa da tigela, coloque sobre a bancada e divida em 20 partes iguais.
- Modele bolinhas boleando a massa, coloque em uma forma untada de aproximadamente 40cm x 30cm. Cubra e leve para crescer por aproximadamente 40 minutos.
- Em uma pequena tigela, bata a gema com algumas gostas de água.
- Agora é hora de assar, mas antes pincele os pães com a gema e polvilhe um pouco de açúcar cristal.
- Leve para assar no forno aquecido a 200°C por 10 minutos, então baixe o forno para 180°C e continue assando por mais 20 minutos (aproximadamente).
- Retire os pães do forno e deixe-os esfriando sobre uma gradinha.
Dicas para a receita:
- Leite em pó: Esse ingrediente é importante, pois ele deixa os pães extremamente macios, mas se você não tem em casa, pode fazer sem.
- Farinha: A quantidade varia um pouco, coloque de acordo com a necessidade, mas evite exagerar, assim seu pão ficará muito macio.
- Manteiga: Em alguns pães, eu gosto de colocar a manteiga na hora de sovar a massa, a manteiga fria se integra aos poucos à massa e a deixa mais brilhante e delicada.
- Raspas de laranja: Eu usei uma laranja de tamanho médio. Use a quantidade que desejar, esse ingrediente é a gosto, mas use só a parte a parte amarela, pois a parte branca é amarga.
- Erva-doce: Esse é mais um ingrediente que pode ter a quantidade alterada, fique a vontade para ajustar ao seu paladar.
- O tempo de forno: Ele varia de acordo com cada forno. Por isso, é importante prestar atenção.
- Aqueça o forno antes: Ao assar qualquer alimento, principalmente pães e bolos, lembre-se de colocar o forno para aquecer antes.
- Finalizando com açúcar: Essa parte deixa o pão delicioso, com uma crostinha muito boa e cheia de cor, mas se preferir, você pode pular esse ponto e só pincelar com a gema. É importante usar o açúcar cristal para obter a textura.
- O tamanho dos pães: Eu fiz 20 pães de aproximadamente 48g cada, mas você pode fazer pães maiores e até um único pão.
Quer mais sabor de laranja?
Faça a receita sem água, usando 240ml de suco de laranja.
Como congelar pão?
Os pequenos pães são ótimos para congelar. Depois de assar, deixe-os esfriar completamente, coloque-os em um saco plástico e leve para o congelador. Na hora de descongelar, retire a quantidade desejada e descongele no micro-ondas ou em temperatura ambiente.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Um pão fofinho e aromático.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Eu poderia substituir a farinha de trigo por farinha de aveia ou outra sem glúten (que não seja a de arroz )?
Adoro suas receitas!
Olá Ana Karina!
Infelizmente não, é com o glúten que se obtém um pão macio e com elasticidade.
Então essa troca geraria grandes mudanças no resultado.
Deu muito certo e ficou maravilhoso . Optei por não colocar a erva doce e no lugar da gema pincelei suco de laranja (pouco) e polvilhei com açúcar cristal.
Oi Deize!
Que legal, te agradeço por confiar na minha receita e fiquei imaginando aqui que essa finalização deve ter ficado uma verdadeira delícia.
Abraço e obrigada