Pão doce com caramelo | Brunsviger Dinamarquês
Vem aprender a fazer esse Pão doce com caramelo, uma receita dinamarquesa que vai surpreender você. Esse pão é muito macio, sua massa é adocicada e ele recebe uma deliciosa cobertura de caramelo de açúcar mascavo e manteiga. Ele é fácil de fazer e o resultado é simplesmente maravilhoso!
Você já deve ter percebido que eu amo pesquisar, buscar receitas novas e diferentes. Quando eu era criança e adolescente, não tinha internet. Então, eu vasculhava livros em busca de receitas para testar, foram tantas receitas erradas vindas daqueles livros, revistas e jornais duvidosos, mas os anos se passaram e eu continuo nessa busca incansável por boas experiências para compartilhar com vocês.
Nem lembro como cheguei até o Brunsviger, mas sei que assim que vi a foto e fiquei encantada. Então, comecei a pesquisar sobre esse prato típico da Dinamarca por vários blogs, decidi testar a receita do Sunday Baker e o resultado foi maravilhoso.
Segundo o Sunday Baker, o Brunsviger é originário da ilha dinamarquesa de Funen. Embora agora você possa encontrar o bolo em quase qualquer lugar na Dinamarca, você o encontrará em quase todas as padarias em Funen. O bolo é frequentemente servido no café da manhã e das tardes de domingo. Geralmente é decorado com doces e bandeiras dinamarquesas.
Pão doce com caramelo | Brunsviger Dinamarquês
Essa receita é uma ótima ideia para presentear. Prepare esse pão, coloque em uma caixa de papel kraft. Vai ficar lindo! Outra ideia legal para presentear com afeto e originalidade, são esses Biscoitos amanteigados de damasco e manjericão.
- 120ml de leite integral morno (40°C)
- 7g de fermento biológico seco
- 40g de açúcar
- 1 ovo grande
- ½ colher (chá) de sal
- 300g de farinha de trigo
- 50g de manteiga sem sal gelada
- Cobertura
- 150g de açúcar mascavo
- 150g de manteiga sem sal
- Em uma tigela média coloque o leite e o fermento biológico seco e deixe descansar por 5 minutos.
- Adicione o açúcar, o ovo e misture.
- Adicione um pouquinho de farinha, misture e então, adicione o sal.
- Continue acrescentando a farinha de trigo aos poucos e misture toda até obter uma massa.
- Então adicione a manteiga cortada em cubos e comece a sovar para integrar a manteiga à massa.
- Coloque a massa na bancada e sove por 10 minutos, eu não precisei nem polvilhar farinha na bancada.
- Coloque a massa na tigela, cubra e deixe crescer por 40 minutos em local fechado.
- Unte com manteiga uma forma retangular de aproximadamente 32cm x 22cm.
- Coloque a massa na forma e com os dedos acomode-a achatando e deixando espalhada de maneira uniforme.
- Cubra a forma com filme plástico ou toalha e deixe crescer por 1h.
- Enquanto isso, leve ao fogo baixo uma panela com manteiga e açúcar mascavo e mexa até derreter e envolver os dois ingredientes.
- Assim que a massa estiver crescida, pressione com as pontas dos dedos formando covinhas profundas, evitando as bordas da forma.
- Despeje delicadamente a cobertura sobre as covinhas, sem atingir as bordas da massa.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C e leve para assar por 20 minutos, a massa ficará estufada, a cobertura estará borbulhando e pegajosa.
- Retire do forno e deixe amornar antes de servir.
Dicas para o preparo do Brunsviger
- Se o caramelo estiver muito firme na hora de despejar sobre o pão, aqueça bem de leve, apenas para que ele fique um pouco mais líquido.
- Você pode fazer a receita na batedeira planetária se quiser, basta seguir a mesma ordem de adição dos ingredientes.
- Ele fica perfeito em temperatura ambiente, mas colocar por alguns segundos micro-ondas também vai deixar incrível.
- O tamanho da forma pode variar, mas é importante que ela seja do tamanho que sugeri ou um pouco maior, pois ele tem que ser baixinho depois de assado.
Quer fazer esse pão doce sem lactose?
Dois dias depois de publicar a receita, eu fiz um teste para uma versão sem lactose, confira as dicas.
Para a massa:
- No lugar do leite integral, usei leite de coco diluído com água (metade de cada).
- Para fazer a massa, use óleo de coco refrigerado no lugar da manteiga, no início ele começa a ficar oleoso, diferente da manteiga, parece que não vai se integrar à massa, mas continue sovando que vai dar certo.
Para a cobertura
- Tentei substituir a manteiga por óleo de coco e por banha, os dois testes deram completamente errado. O açúcar e a gordura não se misturara]m de jeito nenhum. Então fiz uma adaptação que acabou dando super certo.
- Coloquei em uma panela 120ml de leite de coco e 30g de manteiga ghee (que não contém lactose), aqueci um pouco, acrescentei o mascavo e deixei em fogo baixo para derreter o açúcar e integrar os três ingredientes e acabou dando super certo. Ficou uma delícia também. Se você não tem ghee, pode fazer sem.
Você fez essa receita de de pão doce?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Um pão fofo e simplesmente delicioso.
Gostou da receita de pão doce com caramelo? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
O caramelo com açúcar mascavo dividiu opinião aqui em casa. Mas o sabor da manteiga e o pão extremamente macio agradaram bastante. Queria uma novidade para o sábado chuvoso e essa receita atendeu as expectativas, Eline!
Oi CArla!!
Nossa, na minha família a calda de caramelo foi o maior sucesso, hehe.
Realmente a massa é super gostosa.
Obrigada pelo retorno e um bom fim de semana.
Acabei de fazer esse pao dinamarques e fiquei muito feliz com o resultado. Facil de preparar e delicioso!! Obrigada por compartilhar essa delicia!!
Oi Gracielle!
Que bom que você fez e gostou. Eu estou apaixonada por essa receita, fez o maior sucesso com a minha família.
Um beijo, obrigada pelo retorno e Feliz Ano Novo!
Receitas boas D +++++++++++++++
Oi Azeir!
Já costumamos conversar pelo instagram e fico feliz por receber o teu comentário por aqui.
Um beijo e obrigada!