Café da Manhã, Doces, Sobremesas

Danoninho caseiro | Saudável e delicioso

Aprenda como fazer danoninho caseiro, saudável e com poucos ingredientes.

Desde criança, eu nunca tolerei nada que tente imitar o sabor de morango e o aroma me incomoda ainda mais, apesar disso, eu gostava de danoninho, acho que era o único produto industrializado sabor morango que me atraia. Há anos eu não compro, em função de todos os ingredientes que compõe o produto e hoje tenho uma deliciosa receita para compartilhar com vocês.

Pesquisando pela internet, vi muitas ideias de receitas para fazer danoninho caseiro, mas confesso que a maioria delas, fogem muito da minha linha de trabalho e de alimentação. Várias receitas levam suco em pó, gelatina, corantes e outras tranqueiras.

Então, segui pesquisando, achei algumas ideias interessantes e fui para a cozinha para criar a minha versão de Danoninho feito em casa, mas saudável, com o jeitinho do Mel e Pimenta e o resultado ficou maravilhoso, cremoso na medida certa, com sabor de fruta de verdade, uma delícia!

Feito com poucos ingredientes, é uma receita saudável que vai bem no café da manhã e também como uma sobremesa. Perfeita para a criançada e adultos.

 

Como fazer danoninho caseiro e saudável

 

Danoninho caseiro | Saudável

Como fazer danoninho caseiro e saudável

 

5.0 from 4 reviews
Como fazer danoninho caseiro e saudável
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Cremoso, saudável e fácil de fazer
Autor:
Categoria: Faça em casa
Cozinha: Fácil
Rende: 800g
Palavras-Chave:
Como fazer danoninho, Danoninho caseiro, danoninho feito em casa, danoninho saudável, Receita de danoninho,
Ingredientes:
  • 250g de morangos cortados em rodelas
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 3 potes de iogurte natural (510g no total)
  • 200g de ricota fresca
  • Antes de providenciar os ingredientes, leia as dicas abaixo da receita
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque o açúcar, os morangos, o suco de limão e misture.
  2. Leve a panela ao fogo baixo e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, os morangos vão liberar seu suco e cozinhar um pouco. Desligue o fogo e reserve para esfriar.
  3. Pegue uma panela ou tigela, uma peneira grande e acomode-a na boca da tigela.
  4. Coloque um pano sobre a peneira, despeje o o iogurte sobre o pano.(foto)
  5. Leve para a geladeira por duas horas ou mais para dessorar. Depois desse tempo você vai ter aproximadamente 380g de iogurte grego.
  6. No liquidificador coloque os morangos, o iogurte e a ricota e bata até obter uma mistura totalmente lisa.
  7. Desligue o liquidificador, passe uma espátula nas laterais da jarra e volte a bater para que o creme fique bem uniforme.
  8. O creme deve estar bem espesso, até um pouco pesado para bater, é assim mesmo.
  9. Experimente, se necessário ajuste o açúcar, se quiser coloque um pouco mais de limão e bata para homogeneizar.
  10. Transfira o danoninho para uma travessa ou para potinhos individuais e leve para gelar.
 

Sobre o iogurte

Você pode fazer com iogurte natural caseiro ou comprado. É importante dessorar o iogurte para obter a cremosidade correta, mas se você tem iogurte grego (comprado ou caseiro) ou até coalhada seca, você deve pular a etapa de dessorar.

Se você for comprar iogurte natural, sempre leia a lista de ingredientes da embalagem, nela devem constar apenas dois itens: leite e fermento, com esse cuidado você fica longe dos espessantes e outros ingredientes.

Eu usei como medida o copinho de iogurte natural que tem 170g cada.

 

Dicas para o preparo

  • Açúcar ou adoçante? Você escolhe, a receita funciona com ambos e você também pode usar mel. Eu usei açúcar demerara, mas você pode usar o refinado.
  • Os morangos: A receita é bem versátil, se quiser deixar mais rosa, pode colocar um pouco mais de morangos, eu achei a cor e sabor perfeitos para o meu paladar. Se quiser, tenha alguns morangos extras para picar e colocar por cima na hora de servir.
  • O suco de limão: O sabor não fica perceptível, mas ele ajuda a dar uma acidez extra e serve como espessante natural que vai ajudar a deixar o danoninho caseiro no ponto correto.
  • A ricota: é ela que vai dar cremosidade e ajudar a deixar espesso, ela é essencial e ainda deixa um sabor especial. Batendo bem, ela fica totalmente lisa.
  • As quantidades: Os ingredientes da receita têm níveis de líquidos que podem variar bastante. Por isso, bata no liquidificador conforme eu explico na receita e veja se está bem cremoso. Pode ser necessário colocar um pouco mais de ricota para que fique bem cremoso ou um pouco mais de iogurte, caso esteja muito espesso de difícil de bater.
  • O tempo na geladeira: Em duas horas o meu danoninho já estava com uma boa consistência e depois de 6 horas no ponto. As fotos desse post foram feitas antes da sobremesa ir para a geladeira, apenas a foto que aparece a colher, foi feita com duas horas de resfriamento. Então, você pode ver que a textura fica perfeita!

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Escreva o seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

Como fazer danoninho caseiro e saudável

 

Fácil, cremoso e saudável.

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest.  Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: