Mini panquecas holandesas com geleia | Assadas
Aprenda como fazer mini panquecas holandesas com geleia, elas são fáceis de fazer e perfeitas para um café da manhã ou lanche da tarde.
Elas são macias, de massa levemente úmida e cheia de sabor. São ótimas para tomar aquele café da manhã de sábado, mais demorado e caprichado. Faça essas delícias para adoçar seus dias.
A maior curiosidade é que apesar dessas panquecas serem conhecidas como panquecas holandesas, a origem de fato é alemã, também chamadas de Mini Dutch Babies, conheci essa receita no site Seasons and Suppers.
Inspire-se e faça na sua casa, do seu jeito, com os ingredientes que você tem, pois elas são versáteis, além da geleia você pode servir com frutas, também ficam deliciosas com coalhada seca.
Mini panquecas holandesas com geleia
- 1 ovo grande
- ⅓ xícara de leite (80g)
- ¼ xícara de farinha de trigo (60g)
- 1 colher (sopa) de açúcar (15g)
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga derretida (30g)
- Finalização
- Manteiga para untar as forminhas
- Geleia
- Ligue o forno a 200°C ou a airfryer a 180°C.
- Coloque as seis forminhas de muffins (vazias) no forno para aquecer por 10 a 15 minutos.
- Enquanto isso, no liquidificador coloque o ovo, o leite, a farinha, o açúcar, o extrato, o sal e a manteiga.
- Bata o suficiente para que a mistura fique uniforme.
- Retire as forminhas do forno e usando um pincel, unte-as generosamente com manteiga.
- Então, distribua o creme nas forminhas e leve ao forno por 15 a 20 minutos.
- Assim que as panquecas estiverem infladas e bem douradas, retire do forno.
- Usando uma colher, retire imediatamente as panquecas das forminhas e coloque em um prato.
- Coloque geleia no centro de cada uma uma e sirva.
Dicas para a receita:
- Geleia: Use o tipo de geleia que preferir, pode ser de amora, morango, damasco, laranja, frutas vermelhas e muito mais.
- Açúcar de confeiteiro: Se desejar polvilhe delicadamente açúcar de confeiteiro sobre as panquecas antes de colocar a geleia.
- Congelamento: Elas podem ser congeladas sem a geleia. Na hora de consumir é só aquecer no micro-ondas e finalizar com geleia.
- Geleia quente: Se preferir, aqueça a geleia na hora de colocar sobre as mini panquecas.
- As formas: Use forminhas de muffins de teflon ou até de alumínio como as minhas (que estão velhas, mas funcionam). As formas de silicone não são recomendas para essa receita, pois não conduzem tanto calor.
- Forno ou airfryer: A receita original é feita no forno, mas eu também preparei as minhas na airfryer e ficaram maravilhosas.
As panquecas vão murchar:
É assim mesmo, a sua receita não deu errado. Elas ficarão infladas e logo depois irão murchar e a cavidade que vai se formar é o lugar perfeito para acomodar a sua geleia.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.