Doces, Geleias

Geleia de abacaxi com bergamota

É época de bergamota, é assim que chamamos a tangerina aqui no Sul, para aproveitar a fartura dessa fruta que tanto amamos, preparei uma receita de geleia de abacaxi com bergamota.

Frutas cítricas são as minhas preferidas, tanto para consumir in natura como para preparar receitas, por isso, juntei o abacaxi com a bergamota para preparar uma geleia deliciosa.

Essa geleia de abacaxi é muito fácil de fazer e versátil. Ela fica doce na medida certa, delicadamente ácida e tem um toque do gengibre que é opcional, mas deixa a geleia deliciosa. Ela é perfeita para servir com pães e bolos, mas também fica deliciosa para acompanhar uma tábua de frios.

Geleia de abacaxi com bergamota

Abaixo uma seleção de receitas para quem ama frutas cítricas:

 

Geleia de abacaxi com bergamota

Geleia de abacaxi com bergamota

 

5.0 from 1 reviews
Geleia de abacaxi com bergamota
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita deliciosa e fácil
Autor:
Categoria: Geleias e Chutneys
Cozinha: Fácil
Rende: 450g
Palavras-Chave:
Abacaxi, Bergamota, como fazer geleia, Como fazer geleia de abacaxi, geleia caseira, geleia de abacaxi, geleia de bergamota, geleia de tangerina,
Ingredientes:
  • ½ abacaxi sem casca (250g)
  • 6 bergamotas pequenas sem casca (350g)
  • ¾ xicara de açúcar (150g)
  • 1 pedaço de gengibre (opcional)
Modo de fazer:
  1. Pique ou processe o abacaxi para obter pedaços bem pequenos.
  2. Retire todas as sementes da bergamota e passe no processador ou liquidificador (antes de fazer veja nota de atualização abaixo da receita).
  3. Em uma panela coloque o abacaxi, a bergamota batida, o açúcar, o gengibre e leve ao fogo.
  4. Depois que começar a ferver, baixe o fogo e cozinhe por 30 a 40 minutos, mexendo com frequência.
  5. Assim que estiver em ponto de geleia, desligue o fogo.
  6. Coloque a geleia em vidros esterilizados, coloque a tampa e vire os vidros de cabeça para baixo. (veja dicas abaixo da receita)
  7. Deixe o vidro assim até esfriar completamente.
 

Dicas para a receita

  • O açúcar: A minha geleia leva menos açúcar do que a maioria, se você gosta de geleias bem doces, coloque um pouco mais.
  • As frutas: Cortei o abacaxi em pedaços bem pequenos, já as bergamotas são totalmente batidas, mas você pode escolher para deixar a geleia com a sua textura preferida.
  • O gengibre: Ele é opcional e a quantidade é a gosto. Ele confere uma delicada picância à geleia.
  • Especiarias: Se quiser, você pode colocar cravo e canela, fica uma delícia.
  • O tempo de fogo: Ele pode variar de acordo com o tipo de panela, a chama do fogão e muito mais. Então, é importante prestar atenção e testar. Para saber o ponto certo, coloque geleia nas costas de uma colher e passe o dedo formando um risco, se esse risco se mantiver, ela esta pronta. Se o risco voltar a ser preenchido, ela precisa de mais cozimento.
  • Cuidado: Na hora de colocar a geleia quente no vidro, acomode-o sobre uma tábua de corte de madeira ou de plástico, pois se você fizer isso em cima de um granito, por exemplo, o vidro pode estourar com o choque térmico.

 

Nota de atualização: Alguns leitores me relataram que mesmo sem usar casca e sementes da bergamota, a geleia ficou com um pouco de amargor. No meu caso, isso não aconteceu, ficou com o sabor perfeito. Então, sugiro que você retire também os fiapinhos brancos que envolvem a bergamota.

 

Como esterilizar vidros?

Para começar é importante usar vidros próprios para geleias e conservas, pois eles resistem ao calor. Jamais use aqueles vidros mais finos, eles podem causar acidentes. Eu costumo reaproveitar vidros que tenho em casa, quanto às tampas o ideal é usar novas, mas para geleias para consumo próprio e em pouca quantidade, eu acabo aproveitando tampas em bom estado.

Coloque vidros e tampas em uma panela grande, cubra tudo com água e leve ao fogo, deixe ferver por 1o minutos, usando uma pinça ou pegador, retire vidros e tampas com muito cuidado e deixe sobre um pano de prato limpo com a boca para baixo.

Jamais coloque os vidros quentes sobre locais que possam causar choque térmico, pois pode estourar e provocar acidentes.

 

Geleia de abacaxi com bergamota

 

Uma geleia de cores intensas e saborosa.

 

Geleia de abacaxi com bergamota

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

como fazer Geleia de abacaxi

 

Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: