Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa
Você sabe o que é cuca? Quem visita o Rio Grande do Sul leva sempre na memória boas lembranças gastronômicas, uma delas é a cuca, uma espécie de pão doce que leva uma cobertura formada por uma farofa crocante e deliciosa. A cuca é muito tradicional do RS e também na região Sul, de origem Alemã e originalmente chamada de Kuchen, a cuca se espalhou e é um símbolo da gastronomia do nosso estado. A cuca gaúcha, como é chamada por quem visita o RS, além de ser preparada de forma tradicional, pode receber os mais variados tipos de cobertura e hoje estou trazendo a famosa Cuca de uva, uma versão cheia de cor e sabor.
E se você quer se arriscar no mundo das cucas, confira outras receitas que já passaram por aqui e que fizeram o maior sucesso Cuca alemã de banana e doce de leite e Cuca de coco.
Cuca de uva – Receita gaúcha
- 1 ovo
- 1 e ½ xícara de água morna (360 ml)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- ¾ xícara de açúcar
- 1 colher (chá) de Extrato de baunilha
- Noz-moscada ralada
- ½ colher (sopa) de sal
- 500 g de farinha de trigo
- Cobertura de uva
- 2 a 3 xícaras de grãos de uva
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Cobertura sfregolá
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
- Em uma tigela grande coloque o ovo, a água, o fermento, a manteiga, o açúcar, o extrato de baunilha, a noz-moscada e o sal. Misture bem.
- Então adicione a farinha de trigo e vá misturando usando uma das mãos, para que a massa fique homogênea, o resultado será uma massa mole.
- Com a mão, continue movimentando a massa, mexendo debaixo para cima por uns dois minutos para incorporar ar à massa.
- Cubra a tigela com filme plástico e leve para crescer em local fechado por aproximadamente 30 minutos, a massa deve dobrar de volume.
- Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura, em uma tigela coloque os ingredientes do sfregolá, misture e com a ponta dos dedos esfregue-os para obter uma farofa.
- Higienize e escorra bem os grãos de uva para que fiquem secos, então misture o açúcar.
- Assim que a massa estiver crescida, escolha uma forma ou travessa de aproximadamente 35 x 25 cm e unte com manteiga.
- Então transfira delicadamente a massa para a travessa, espalhe os grãos de uva sobre a massa e em seguida espalhe o sfregolá.
- Cubra a travessa com um pano limpo, deixe crescendo por 30 minutos.
- Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, a superfície vai ficar lindamente dourada.
- Deixe esfriar para servir.
Na hora de escolher a forma ou travessa, use uma alta para que a massa tenha lugar para crescer. A minha travessa tem 7cm de altura. Se você não tem uma travessa alta, use uma forma com tamanho maior, pois a massa cresce bastante. Veja nas fotos abaixo.
Depois de assada a cuca fica assim, com a cobertura crocante e dourada, as uvas se desmancham e com o açúcar polvilhado nos grãos, elas ficam adocicadas úmidas e liberam todo o seus sabor.
Que tipo de uva posso usar?
Para a minha receita eu usei a uva comum, aqui no Sul ela é conhecida como Uva Isabel, escolhi essa pois eu tinha na geladeira que havia trazido da casa dos meus pais. A vantagem dessa variedade é a cor incrível, a casca dela rompe com facilidade e assim ela espalha cor e sabor, a pequena desvantagem é que ela possui sementes, então tem que ter um pequeno cuidado na hora de comer. Voltando aos tipos de uva, use a variedade que você tem em casa, que tem acesso fácil, que cabe no seu bolso. Se quiser escolher a uva sem sementes, também pode ser uma boa opção.
A farofa crocante!
Conhecida pelos descendentes de alemães como Streusel, a farofa que cobre as cucas é composta por uma mistura de açúcar, manteiga e farinha e usando a ponta dos dedos, esfrega-se os ingredientes até obter uma farofa grossa. Nas regiões de descendentes de italianos, essa cobertura é chamada sfregolá, que traduzindo significa esfarelá e como eu sou descendente de italianos, uso o termo sfregolá.
Essa farofa também pode ter algumas variações, muitas vezes se acrescenta gotinhas de extrato de baunilha, pode-se colocar noz-moscada e também uma variação que eu adoro, a canela em pó que confere um sabor incrível.
Quer fazer a cuca sem lactose?
Substitua a manteiga por banha, tanto na massa quanto na farofa. Vai ficar deliciosa, inclusive, no interior é muito comum que as cucas sejam feitas com a banha de porco.
Você preparou a nossa cuca de uva?
Então comente e nos conte o que achou do resultado, adoramos receber mensagens dos nossos leitores.
Gostou da receita de cuca de uva? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
22.11.23…. 00:13h…
Eu fazendo a receita…
Nunca fiz cuca, mas acredito que o resultado será excelente. Em breve maiores informações.
Adorei o detalhamento do horário.
Espero que tenha valido a pena.
Abraço
Oi!!!!
Poderia colocar leite condensado tb?.
Vi em algumas receitas colocar depois de pronta leite condensado
Olá Juliana!
Algumas colocam sim, mas nas mais tradicionais não se costuma colocar leite condensado.
Particularmente, eu acho que ficaria muito doce, mas você pode sim colocar.
Abraço
Olá, estou procurando uma receita de cuca pra testar para o faça e venda. Sobre a manteiga, pode ser a caseira feita com nata batida? Abraços
Olá Diana!
Sem dúvidas, a manteiga caseira é a melhor de todas. Com certeza você vai obter um cuca maravilhosa e espero que venda muito.
Fiz hoje e ficou deliciosa!
Sigam as dicas, a massa cresce bastante durante o descanso e no forno. Eu fui teimosa e transbordou um pouco. Na próxima vez, porque certamente farei muitas mais , usarei uma assadeira maior e mais alta.
Obrigada, Eline.
Olá Mabel!
Que bom que você aprovou e a teimosia faz parte, hehe, fico feliz por saber que você fará novamente.
Abraço
Maravilhosa!!! Todos aqui em casa amaram essa receita!
Que legal Rebeca!!
Obrigada pelo retorno!
Olá! Fiz questão de voltar aqui pra te parabenizar. Que receita boa, que delícia! Já fiz outras receitas que vc compartilhou e todas deram certo, então quando vejo que é sua, faço sem medo. Obrigada por dividir!
Olá Yndra!
Que prazer receber esse retorno. Saiba que cada comentário aqui é muito importante para o meu trabalho.
Muito obrigada por confiar nas minhas receitas.
Depois da uva hj fiz com maçã… absurdamente boa… perfeita….nem esperei esfriar… não tinha como….foi quase toda já…
Que legal Sérgio!
Só posso agradecer pela confiança e cuca morna deveria ser contra a lei kkkk, pois é difícil parar de comer.
Abraço e obrigada
Adorei. Muito gostosa e fácil de fazer. Cresceu muito, por isso acho que poderia ter mais uvas. Mas é questão de gosto mesmo, nada que altere o excelente resultado. Eline, caso eu queira que ela fique mais compacta, tu me sugere deixar crescer apenas uma vez? Quero tentar variações, a pedido do pessoal aqui, que ama as cucas de Santa Cruz, que são mais baixinhas. Obrigada pela receita maravilhosa!
Olá Juliana!
Que bom que você aprovou o resultado. Eu não deixaria crescer apenas uma vez.
Talvez espalhar a massa numa forma um pouco maior para que ela fique um pouco mais baixa.
Abraço
Perfeita fiz com uva vitória ficou melhor que o da casa do colono em Gramado
Que honra ler esse comentário, fico muito feliz com seu retorno.
Abraço
Olá, Eline Prando…
Fiz a receita usando uma farinha sem glúten (é uma marca relativamente famosa que vende um “mix de farinhas sem glúten”). Mas usei três ovos. Deu certo!!! A massa ficou ótima. Já a farofa, ficou muito seca/dura (não sei se pela farinha sem glúten, ou pelo fato de ter utilizado margarina, ao invés de manteiga). Resultado: terei que experimentar com a banha… Gratidão de sempre!
Olá André!
Que legal receber esse retorno, a tua contribuição pode ser útil para muitos leitores que precisam de receitas sem glúten.
Muito obrigada mesmo!!
Receita maravilhosa, gostosa e fácil de preparar. Fiz com amoras. Farei outras vezes…Com certeza!!! Bjs
Olá Márcia!
Fico muito feliz com teu retorno!
Obrigada
Fiz e gostei muito da massa, da a impressão que não vai ficar boa pq a massa fica bem mole, sim dá certo, agora estou experimentando com amoras bem maduras acho que vai ficar muito bom tb
Olá Neli!
Que bom que gostou do resultado, isso mesmo, a massa é bem mole e isso deixa a cuca muito macia.
Obrigada pelo retorno e espero que a cuca de amora fique uma delícia!
Bom dia. O Fermento seria o de bolo ou de pão? Maristela de Curitiba.
Olá Maristela!
Fermento de pão, aquele seco.
Abraço
Fiz a receita ficou perfeita porém me excedi com a noz moscada ee ficou muito forte.
Olá Belen!
Legal saber que você também fez e aprovou! Lamento pela noz moscada extra, mas na próxima vc já vai saber para colocar menos.
Abraço
Segui a receita quase fielmente pois usei açúcar demerara mas ficou MARAVILHOSAMENTE PERFEITA E DELICIOSA! Eu sou “fraquinha” na cozinha mas essa receita foi um sucesso em casa e no trabalho (rende muito!). Obrigada por compartilhar essas belezinhas conosco!
Olá Mônica!
É muito bom receber esse retorno, para mim, esse espaço de comentários é muito enriquecedor, me sinto completamente responsável por cada receita que posto aqui e saber que elas são aprovadas pela família, pelos colegas é melhor das recompensas.
Ah, você falou que é “fraquinha na cozinha”, acredite que cozinha é treino, espero que você treine muito com as minhas receitas e passe a se enxergar como “boa na cozinha”.
Um beijo e obrigada pelo carinho.
Super fácil de fazer e fica uma delícia
Fiz de uva e repeti a receita com doce de leite e coco. Hmmmmm
Olá Lihana!
Que bom saber que vocês além de fazer, já testou outros sabores.
Muito obrigada por confiar na minha receita.
Fiz está receita é muito deliciosa e fácil preparo . ♥️
Sandra!
Te agradeço de coração por dedicar um minutinho para deixar a sua opinião.
Ela é muito importante para o meu trabalho.
Abraço
Acabei de fazer a receita!! Ficou maravilhosa … acertei todos os passos . Escolhi uma uva mais sequinha, ficou perfeita . Maior sucesso . Obrigada pela receita
Que legal Geines!
Fico tão feliz com esse retorno. Muito obrigada por confiar na minha receita.
Abraço
Muito boa a receita! Massa fofissima e saborosa!
Olá Emilia!
Obrigada pelo retorno e carinho.
Beijo
Olá, Eline!
Preparei a sua receita e ficou maravilhosa!
O pessoal já está pedindo mais; vou ter que preparar mais uma!
Obrigada pela generosidade da partilha!
Um abraço!
Oi Querida Rosemery!
Muito obrigada pela confiança e carinho! É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família.
Beijo
Oi!!!! Adorei a receita, muito obrigada! Fiz neste domingo, ficou deliciosa , fácil de fazer, massa bem fofinha.
Olá Patrícia!
Te agradeço por dedicar um tempinho para deixar a sua opinião.
Obrigada pela confiança.
Abraço
Acabei de fazer, receita maravilhosa, deu super certo…fiz com a uva rosa que era a que eu tinha em casa. Família toda amou, pensando seriamente em fazer para vender para as amigas
Oi Aline!
Obrigada pela confiança e carinho! É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família.
Que legal que você está pensando em fazer pra vender, tenho certeza que vai dar super certo!
Qualquer dúvida me chama !
Beijo e boa sorte
A muito procuro uma receita de cuca que dê certo. Finalmente encontrei, ficou fofinha, muito gostosa.
Olá Carla!
Você não imagina o quanto fico feliz com comentários como o seu !
Obrigada pela confiança e carinho.
Beijo
Sempre quis aprender cuca com fermento de pão. E resolvi fazer esta.Genteeeeee!!!! Que loucura.Ficou maravilhosa.Fiz de banana com goiabada. Muuuito obrigada por passar a receita correta.
Oi Jô!
Que alegria ler esse comentário! Todas as receitas que compartilho aqui, são feitas com muito carinho.
É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família.
Beijo
Super mega maravilhosa! Há muito tempo eu não degustava uma cuca de uva. Sou gaúcho radicado em São Paulo há 33 anos. Quando eu era jovem as boas padarias no RS sempre tinham esta iguaria.
Ficou igual as fotos. Parece uma nuvem!
Usei 1 xícara e meia de água (um pouco menos de 360 ml).
Muito obrigado por sua receita. Já incorporei ao meu caderno!
Olá José!
Também sou gaúcha, então sem dúvidas essa receita é muito especial para mim!
É uma honra saber que ela esta no seu caderno de receitas.
Fico super feliz com o retorno, te agradeço pelo carinho e confiança e espero te ver por aqui muitas outras vezes.
Abraços diretamente de Porto Alegre
É a segunda vez que estou fazendo e fica maravilhosa!!! Aqui em casa todos amaram. Obrigada por compartilhar conosco.
Oi Amanda!
Que alegria saber que já é a segunda vez que você faz essa receita. Obrigada pela confiança! É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família!
Beijo
Olá bom dia hoje domingo vou fazer esta receita depois volto pra avaliação
Olá Romualdo!
Depois que testar volte sim, eu vou adorar saber como foi sua experiência.
Abraço
Eu fiz a receitinha e ficou maravilhosa!!!!
Estou até pensando em colocar outros sabores… hahahaha.
Super obrigada! Vou compartilhar a receita no meu face e insta!
Olá Kathia!
Fico feliz que tenha aprovado essa receita !
Obrigada pela confiança e carinho.
Beijo
Fiquei assustado com o quanto cresce a massa durante o segundo descanso.
Acabei de tirar do forno e, como bom gordo comilão, já provei uma das porções!
Deliciosa!!!
Obrigado por compartilhar a receita!
Olá Francisco
Sim, essa massa cresce incrivelmente e isso deixa ela muito fofa.
Que bom que você aprovou e te agradeço por confiar na minha receita.
Abraço
Saúde, paz e bem, Eline!
Experimentando sua receita para a ceia natalina…
Torcendo que dê certo!!! Gente pra provar, tá garantido…
Obrigado por compartilhar os sabores do sul!
Abraços
Oi André!
Espero que a sua cuca tenha ficado deliciosa!
Obrigada pelo carinho
Olá, Eline! Ficou espetacular! Fez-me retomar memórias de Caxias do Sul, onde provei minha primeira cuca. Todos gostaram, e já repeti a receita… Saúde e Paz! Abração.
Olá André!
Que alegria ler esse comentário!! É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família e no coração.
Espero te ver por aqui outras vezes.
Abraço para ti e toda família.
Estou fazendo hoje. Vamos aguardar os acontecimentos. Espero dar certo!
Olá Dalva!
Espero que tenha aprovado essa receita.
Abraço
Só consegui vir aqui postar meu comentário depois de ter testado sua receita por 3 vezes… simplesmente maravilhosa. A melhor massa que já fiz é já comi e olha que, como gaúcha, já comi muitas cucas…
Parabéns pela receita e obrigado por compartilhar.
A partir de agora ela será receita da minha família.
Olá Alyra!
Me desculpe pela demora em retorno. Os últimos meses foram muito corridos.
É uma honra ter minhas receitas na mesa da sua família!
Muito obrigada pelo carinho e confiança.
Beijo
Fiz e ficou muito bom, amei, parabéns
Oi Simone!
Que bom que você também experimentou essa receita.
Obrigada pelo retorno
Muito boa sua receita. Já fiz várias e de sabores variados: banana, maçã, uva e morango com chocolate.
Oi Alexandre!
Que ótimo, fico feliz com seu retorno e já fiquei imaginando a delícia que deve ser de morango com chocolate.
Abraço
Deve ser deliciosa! Vou experimentar!
É uma delícia mesmo, vale fazer.
Abraço
Fiz essa receita e todos aqui em casa amamos, vou repetir, obrigada por compartilhar, melhor receita que já fiz.
Oi Arilda!
Que bom saber que a sua família também aprovou a receita de cuca de uva.
Muito obrigada pelo retorno
Que receita maravilhosa! Eu fiz e está super aprovada!
Olá Carla!
Bom saber que você também fez essa receita.
Obrigada por doar um pouco do seu tempo para me dar retorno.
Boa noite. excelente tua receita. Dúvida, pode trocar a água por leite integral?
Oi Rogério!
Que bom que você fez e aprovou. Claro, pode sim fazer a troca, porém a massa tende a pesar um pouco mais.
Abraço
Qual a gramatura do ovo… a grafia ficou errada…desculpe… quero fazer a metade da receita por isso q estou perguntando o peso do ovo.
Oi Ticiana!
Um ovo médio de de 42 a 45g. Quebre o ovo em uma tigela, bata e depois adicione metade à sua receita.
Vai dar super certo
Melhor receita da vida!!! Já trouxe cucas do RS, mas nenhuma é igual a essa!!!
Oi Simone!
E eu fico lisonjeada com esse retorno.
Obrigada pelo carinho
Que receita maravilhosa. Obrigada por compartilhar essa delícia!
Oi Francielle!
Que bom que você fez e aprovou, obrigada pelo retorno.
Um abraço
Amei, amei, obrigada pela receita
Oi Daniele!
Que bom que você aprovou, obrigada por dedicar um tempo para me dar retorno.
Obrigada!
Estou fazendo sua receita hoje, depois volto pra dizer como ficou
Obrigada Daniele!
Cuca maravilhosa
Oi Silvana!
Que bom que você também fez essa cuca e aprovou o resultado.
Abraço
Boa tarde! Tudo bem? Gostaria de saber se a uva Pode ser congelada. Obrigada
Oi Joelma!
Eu nunca fiz com uva congelada, mas acredito que funcione.
Um abraço
Olá, Eline!!
Muito obrigada, por compartilhar essa receita maravilhosa!
Você sabe me dizer se após assada eu posso congelar?
Beijos
Oi Aline!
Fico feliz com teu retorno. Amo essa cuca e me alegro sempre que alguém prepara essa receita.
Abraço
Olá! Posso usar o fermento biológico fresco?
Qual seria a proporção do seco para o fresco?
Desde já agradeço!
Olá Ana!
Pode sim, sempre que for usar fermento biológico fresco, multiplique por 3.
Se a receita lava 5g de fermento seco, use 15g de fermento fresco.
Abraço
Olá! Depois que a massa crescer, em vez de colocá-la toda em uma travessa, posso dividir em formas menores?
Olá!
Se preferir você pode dividir em formas menores.
Depois me conta se gostou.
Ficou uma delícia, apaixonada pela receita, prática, barata e irresistível.
Oi Sabrina!
Que bom que você preparou essa receita.
Obrigada pelo retorno.
Ficou perfeita a cuca bem fácil de fazer.
Oi José!
Que bom que você fez essa receita e aprovou, ela realmente é bem fácil de fazer.
Obrigada por dedicar um tempinho para me dar retorno.
Fiz essa receita e agora vira e mexe faço de novo!! Perfeita!!! A família ama muito quando faço!!! Obrigada
Oi Rosangela!
Obrigada pelo retorno e por colocar a minha receita na mesa da tua família.
Um abraço!
Ola tudo bem.Esa cuca deve ser maravilhosa,mas estou com uma dúvida, poderiae ajudar por gentileza,A massa da cuca,e mole,ou mais firme que seria sovada a massa .
Grata
Oi Ilones!
A massa é molinha mesmo, daquelas que não tem como sovar, pois é bem grudenta.
Em algumas fotos dá para ver que a massa é bem úmida.
Espero que você faça e goste.
Fiz esta cuca e ficou maravilhosa!! Muito obrigada por compartilhar a receita. Amei. Sou de Pelotas, RS
Oi Cristine!
Que bom que você fez essa receita e aprovou. Fico muito feliz com teu retorno.
E gostei de saber que você é de Pelotas.
Obrigada por deixar a sua opinião.
Já fiz três vezes essa receita e a cuca fica maravilhosa! Obrigada por compartilhar!!! Hoje farei novamente!
Oi Sheila!
Você não imagina como fico feliz com esse retorno. Essa cuca é a minha preferida da vida e me alegro sempre que alguém faz em casa.
Um beijo
Sempre um prazer fazer essa deliciosa receita!!!
Oi Rosângela!
Que bom que você tem feito essa receita!
Obrigada pelo retorno.
Olá Eline, tudo bem?? Menina. vc salvou a vida de minhas lombrigas, rs. Eu estava com desejo a alguns dias de comer a cuca de uva que a minha madrinha sempre fazia quando eu era pequena. Mas como não tem a receita de nada, é tudo ‘a olho’ fiquei procurando uma receita que aparentasse ser parecia e achei a tua receita de Cuca de uva. Fiz, mas como só tinha uva verde, foi essa mesma que utilizei. Ela não ficou com o colorido tradicional da cuca de uva, com aquelas manchas roxas características, mas o sabor ficou perfeito. As lombrigas agradecem kkkk
Saberia me dizer como posso fazer a cuca de requeijão?? utilizo a mesma massa e o mesmo sfregolá, mas coloco só requeijão???
OI Sandra!
Que alegria receber essa mensagem e saber que suas lombrigas ficaram felizes e satisfeitas, hehehe.
Fico feliz que você tenha chegado até a minha receita e é isso mesmo, a uva escura tinge lindamente a cuca.
Sobre a cuca de requeijão, acho sim que dá para usar essa receita e usando o sfregolá e o requeijão, apesar de nunca ter feito.
Abraço e se testar com requeijão, me conte o que achou.
Boa tarde!
Sou de Curitiba, faço o bolo cuca, de bananas e uvas, que é com fermento químico. Hoje pela 1ª vez fiz a Cuca Gaúcha-Alemã, com fermento biológico, sua receita é perfeita e bem explicada. Deu super certo, pena não poder enviar a foto. Receita salva, obrigada. Aproveitando, por acaso você não tem receita da cuca de laranja, comi uma única vez quando estive em Veranópolis, até hoje sinto o sabor, é maravilhosa!!
Oi Eliane!
Que bom que você experimentou a cuca com fermento biológico, ela é realmente deliciosa!!!
E não dá para enviar foto mesmo, seria ótimo, mas a tecnologia do meu site não permite.
Sobre a cuca de laranja, nunca comi e nunca tinha ouvido falar, agora fiquei curiosa, pois deve ser realmente uma delícia, vou até dar uma pesquisada.
Abraço
Aqui no sul se encontra diversos sabores,de cucas!nunca fiz vou me arriscar pra fazer!pois compro,mas feita em casa deve ficar igual! Já deu água na boca! Ficou igual as daqui!parabéns!
Sim!!! Eu também sou do Sul e aqui a gente ama uma boa cuca né.
Quando você ser arriscar, me conta o que achou do resultado.
Abraço
Sempre procurei uma receita que ficasse do jeitinho que essa ficou, nunca dava certo, fiz a tua e ficou perfeita. Amei. Obrigada por compartilhar.
Oi Jenifer!
Que bom que tu encontrou uma cuca que atenda às tuas expectativas!!
Obrigada pelo retorno e aproveite as receitas.
Oi,conheço a receita , minha mãe fazia,deliciosa,prefiro com a uma Isabel ela tinge o bolo parece geleia deliciosa
É verdade, a uva Isabel desmancha e tinge lindamente a cuca.
Obrigada pelo retorno.
Que receita incrível, ontem estava morrendo de vontade de comer cuca de uva, e na padaria que vende tinha esgotado, então procurei e fiz duas receitas ontem a noite. O sucesso foi tanto que hoje estou fazendo mais duas e utilizando o parreiral de uvas da minha mãe, uma delícia. Próxima vou fazer cm pedaços de salame e queijo colonial. Obrigada por ajuda
Oi Ully
Que alegria receber essa mensagem! Que bom saber que fez sucesso e que já saiu mais cuca por aí.
Eu também faço com as uvas do parreiral da minha família!
Deve ficar uma delícia com salame e queijo!!
Abraço e obrigada pelo retorno.
Olá, sou de Curitiba-Pr atualmente morando na Austrália e simplesmente amei a cuca!!! Obrigada por compartilhar conosco, todos amaram por aqui. Grande beijo
Oi Amanda!
Que bom que mesmo estando na Austrália, vocês puderam comer uma cuca gostosa e resgatar boas memórias.
Um beijo
Minha família é toda gaúcha e, cresci comendo cuca. Sempre gostei de cozinhar e me desafiar na cozinha e, confesso: fazer cuca sempre foi um bicho de sete cabeças pra mim.
Quando vi a sua receita, pensei: não precisa sovar, está muito bem explicada, tenho todos os ingredientes e, por que não? Bora fazer!
Pensa numa receita fácil! Resultado surpreendente, fiz com uva vitória ( como é a primeira vez que faço, tem que ser igual a uva “só vitória”). Já passei o link para amigos e parentes. Obrigado por postar essa receita fantástica!
Oi Arsenio!
Fico muito feliz com teu retorno e por saber que você confiou na minha receita para tentar fazer uma cuca.
É preciso mesmo desmistificar algumas receitas.
Que bom que a receita foi aprovada, espero que você faça muitas outras receitas do blog.
Obrigada por compartilhar com seus amigos.
No início achei muito mole a massa pois grudava nos dedos, mas incrível, deu tudo certo. É muito saborosa, fofinha, cheirosa! Testei com mertilos e com maçãs, nas duas versões deu super certo!
Se puderes dar uma orientação, caso saiba, sobre usar ou não convecção no forno elétrico, agradeço. Tuas receitas são um luxo
Oi Deise!
Isso mesmo, a massa dessa cuca é bem grudenta mesmo e isso resulta em uma cuca fofinha, o recheio se mistura com a massa.
Adorei saber que você testou duas versões e ficaram gostosas.
Eu não posso te instruir, pq só tenho o forno elétrico normal, sem convecção.
Te agradeço de coração por dedicar um tempo para me dar retorno.
Fiz a cuca e ficou maravilhosa! Obrigada pela clareza ao explicar e pela ótima receita !
Parabéns!
Oi Juliana!
Que bom que você fez essa cuca e aprovou o resultado.
Fico feliz sempre que alguém faz essa receita.
Maravilha a sua receita! Deu tudo certo. Obrigada
Que legal Jéssica!!
Que bom que você fez a cuca.
Um beijo e obrigada por me dar retorno.
Elina, suas receitas são sempre ótimas, mas esta em especial, é divina! Todas as vezes que faço eu me lembro de uma viagem que eu e meus filhos fizemos a Gramado e comemos uma deliciosa cuca de uva assada naqueles fornos da Praça das Etnias! Doces lembranças!!
Oi Rosana!
Que legal! fico feliz por receber a tua mensagem e por resgatar boas memórias de GRamado e as suas deliciosas cucas.
Um beijo e obrigada pelo carinho
A cuca é deliciosa! Fofinha, a uva desmanchando…e cresceu muito mesmo. Usei a uva Vitória.
A massa é tão gostosa que pensei se ficaria bom uma cobertura salgada, neste caso acredito que teria que equilibrar o sal e açúcar, já fez alguma vez ou se recorda de alguém que tenha testado?
Obrigada por compartilhar suas receitas, esta é a segunda receita que faço do seu blog de uma lista enorme de anotadas hahahahaha
Oi Priscila
Que bom que você fez essa cuca!! Eu amo essa receita e fico feliz sempre que alguém prepara em casa.
Se eu fosse fazer essa cuca na versão salgada, eu não mexeria em nada na massa e rechearia com bacon ou calabresa.
Acho que o contraste do adocicado da massa com o salgado do recheio vai ficar incrível.
Eu nunca diz com cuca, mas já fiz com massa de panetone e ficou maravilhoso.
Já comi cuca salgada comprada e a massa era sempre docinha mesmo.
Beijo
Oi Eline, obrigada por responder. Vou anotar para fazer na versão recheio salgado.
Beijos
Depois me conta como ficou.
Amei essa massa, já fiz outras, mas essa simplesmente me ganhou.
Eu ao invés de usar frutas, usei Nutella, então já imagina a perfeição que ficou.❤
Oi Roseli!!
Que bom que você testou a minha receita e fico muito feliz por saber que essa ganhou teu coração.
Agora fiquei imaginando a delícia que deve ter ficado com Nutella.
Beijo e obrigada por confiar na minha receita.
Menina, acabei de fazer a tua receita e ficou divina!!! Que receita maravilhosa! Parabéns!!! Já imprimi para guardar para a eternidade, e repassar para as próximas gerações! Parabéns mais uma vez!
Oi Maria Augusta!
Você não imagina como fico feliz com essa mensagem tão especial.
Guarde no caderninho, repita muitas vezes.
Um beijo e espero que você aproveite muitas outras receitas do Mel e Pimenta.
Mas o 3/4 de x de açúcar equivale a qts gramas????
Todas as medidas de Xicaras da receita…sao de uma xícara de 360ml??? É que quero fazer certinho kkk
Oi Thaisa!
A xícara medidora é de 240ml.
3/4 xícara de açúcar equivale a 150g de açúcar.
Beijo
Oi.. quero fazer a receita… Como vou saber tudo em gramas?
Por exemplo o açúcar??? Ali onde tá a manteiga derretida… pego 2 colheres e deixo derreter..ou deixo derreter primeiro e pego 2 colheres? pode ser margarina no lugar ou tem que ser manteiga mesmo, com sal ou sem sal? Em ambos os casos tanto na massa como na farofa. Obrigada
Oi Thaissa!
Para fazer receitas doce é importante ter precisão, por isso é importante usar uma balança, já que os tamanhos das xícaras colheres variam muito.
Na internet tem sites e apps que ajudam a converter, mas é importante saber que a minha receita é feita pesando, então pode ter alguma diferença.
Quanto à manteiga, em qualquer receitam doce ou salgada, sempre se trabalha com manteiga sem sal.
Se você fizer a receita me conta se gostou.
Oi Elaine! Eu gostaria de fazer essa receita com um fermento natural! Quanto deveria usar? E qual o tempo de fermentação que você sugere? Agradeço! E parabéns pelo seu site. Suas receitas são incríveis!
Oi Giane!
Desculpa pela demorar, os últimos dias foram corridos.
Assim, eu sei que pode ser feito com fermento natural, pois uma leitora já me falou que fez, porém eu tenho zero experiência no assunto. Por isso, não sei te dizer quantidade ou tempo de fermentação.
Te agradeço pelo retorno, fico feliz com teu retorno.
Beijo
Oi Eline,gostaria de saber se posso trocar a manteiga por margarina.
Oi Rejane!
Pode sim, mas com manteiga sempre vai ficar um pouco mais macia.
Abraço e feliz ano novo
Que Receita maravilhosa, já fiz duas vezes e de sabores diferentes: uva com a geleia, uva com grãos Vitória e geleia kkk, Ricota, Linguiça e hoje vou fazer com doce de leite, todas ficaram Divinas, obrigada por compartilhar!
Oi Sabrina!!
Fico tão feliz com teu retorno e fiquei curiosa com a ideia de ricota e linguiça.
Adoro essas combinações.
Te agradeço por dedicar um tempinho para deixar a tua opinião.
Fiz a receita. Cuca mais de 1 hora no forno 200° e ainda ficou crua no meio. Acredito que seja muito liquido. Frizo que coloquei exatamente os 360ml e a quantidade de farinha.
Olá Rudiney!
Lamento que a sua cuca não tenha dado certo. Se você seguiu a receita à risca, só pode ser algo relacionado ao forno.
Não é muito líquido não, essa receita é cuidadosamente testada e muitas pessoas já fizeram em casa.
Nos comentários você pode ver uma pequena amostra de pessoas que já fizeram essa receita em casa.
Obrigada pela receita. Fiz a de uva e ficou excecional! A massa é muito fofa e macia!
Oi Elisabete!
Fico muito feliz com o teu retorno.
Amo essa receita e fico feliz sempre que alguém faz essa cuca.
Beijo
Essa cuca é deliciosa. Algumas uvas estouram outras não, o que a deixa extremamente úmida, com um sabor incrível, sem contar que ela fica com uma cor linda.
Como ela cresce bastante, como enfatizou a Eline, é bom usar uma assadeira grande. Eu usei uma forma redonda de 25 cm, a cuca cresceu muito e ficou alta, aumentando muito o tempo de forno. Da próxima vez farei numa retangular de uns 40 cm rsrsrs.
Érica querida!
Isso mesmo, uma forma grande é essencial para que a cuca não fique alta demais e demore para assar.
Mas que bom que vocês gostaram.
Fico feliz sempre que uma receita minha é feita por vocês e sempre com a ajuda das tuas pequenas.
Um beijo
Gostaria de agradecer a receita! A cuca ficou maravilhosa!! Com certeza farei outras receitas do blog! Obrigada por compartilhar esta delícia! Sucesso pra vc!
Oi Camila!
E eu te agradeço por dedicar um tempinho para me deixar essa mensagem. O retorno de vocês é essencial para o meu trabalho.
Espero que depois de testar a cuca de uva, você ainda faça muitas receitas do blog.
Beijo
Acabei de fazer a cuca, ficou perfeita!!!
Receita fácil e maravilhosa!!!
Obrigada!!
Olá!!
Que bom!!! Te agradeço por testar a minha receita e também por voltar aqui para deixar a sua opinião.
Um beijo, aproveitem a cuca e outras receitas do blog.
Olá, tudo bem?
Fiz a cuca e a farofa de cima derreteu, o que será que houve? 🙁
Oi Dinamara!
Você fez exatamente como eu explico na receita ou mudou algo? Você usou manteiga gelada?
Eu nunca vi essa situação.
Fiz hoje. Ficou uma delícia! Muito macia!
Obrigada!
Oi Daniela!
Que ótimo!! Fico feliz e agradeço por dedicar um tempinho para me dar teu retorno.
Beijo!
Foi difícil não comer toda de tão boa! A receita é fácil e fica deliciosa. A minha cuca preferida é a de uva, mas estou curiosa para experimentar esta receita com outra sabor também. Obrigada por compartilhar!
Oi Thaís!!
Essa cuca é especial mesmo! Eu sou apaixonada pela acidez e doçura da uva dentro da massa.
Teve gente que já testou com mirtilos, eu já fiz com amoras, fica maravilhosa.
Ah, e aqui no blog tem uma de banana com doce de leite que é uma loucura.
Beijo e obrigada pelo retorno
Acabei de tirar do forno e ficou ótima! 🙂
Oi Mariana!
Fico muito feliz com o teu retorno.
Muito obrigada!!
Uma delícia! Fiz de acordo com a receite e adorei. Muito fofinha e doce no ponto certo.
Oi Luciana!
Que bom receber esse retorno, fico muito feliz que a receita tenha sido aprovada.
Obrigada!!
A minha está no forno!!!
Moramos em SP, meu marido e gaúcho e vive dizendo que sente saudades das cucas de Porto Alegre ! Vamos resolver esse problema hoje! Rsrsrs
Obrigada pela sua generosidade em nós ensinar essas delícias!!
Oi Carla!!!
Bom te ver por aqui. Sei o quanto as memórias afetivas são importantes. Então, espero de coração, que o seu marido aprove essa cuca e que ela resgate as melhores memórias.
Depois me conta! Um beijo e obrigada pelo carinho.
Oi Eline, boa noite.
Adoro Cucas, já fiz essa receita e usei a uva Vitória, é pequena como a Isabel, mas não tem sementes e, o sabor dela é fantastico.
Bjsss e obrigada por compartilhar receitas maravilhosas.
Feliz 2021!
Oi Rose!
Usei essa uva em um bolo há alguns dias e fiquei apaixonada. Ela é deliciosa!
Que bom que você fez a receita e gostou.
Obrigada por passar por aqui, um beijo e um feliz 2021 para você e sua família.
Posso substituir a farinha de trigo? por aveia ou por farinha de arroz?
Oi Mônica!
Não tem como, se você retirar a farinha de trigo, infelizmente o resultado não será nada bom.
O glúten tem um papel único nas massas, ele dá leveza, estrutura, elasticidade.
Você é intolerante a glúten?
Abraço!
É preciso sovar na segunda etapa ou apenas abrir a massa a forma e colocar o recheio?
Oi Dani!
Sem sovar, a massa já vai ter fermentado pela primeira vez, por isso, digo para transferir delicadamente para a forma, assim se mantém as bolhas de ar.
As etapas são, primeira fermentação, vai para a forma, recebe a cobertura e vai para a segunda fermentação.
Depois me conta se gostou.
Beijo
Oii Eline,
Segui a receita corretamente (quantidade de ingredientes, tempo de forno, etc.) mas a minha cuca batumo. Será que foi porque eu coloquei o fermento junto a água e os demais ingredientes?
Oi Alessandro!
Tudo bem? A sua cuca chegou a dar essa douradinha das superfícies? Pois acho o motivo para ela ter abatumado pode ser o forno, pois os modelos variam, então ela pode não ter assado o suficiente. Colocar o fermento com os outros ingredientes não seria problema, mas a temperatura da água sim. Se a água está além de morna, pode ter matado o seu fermento.
Espero que você tente novamente em outro momento, pois essa cuca faz o maior sucesso entre os leitores.
Posso deixar crescer a massa diretamente na forma untada?
Oi
Não, são duas etapas diferentes e essenciais para que a massa fique fofa e aerada na medida certa.
Beijo!
Posso usar fermento químico?
Infelizmente o resultado será bem diferente, a massa ficará parecida com um bolo.
Eu não aconselho.
Beijo
Obrigada. Já fiz três vezes e em todas foi sucesso
Que coisa bem boa receber esse comentário!!!
Fico muito feliz!!
Fiz a cuca ! Ficou maravilhosa!!
Oi Renata!!
Fico tão feliz em receber teu retorno.
Muito obrigada por dedicar um tempo para me contar o que achou.
Beijo!
Oiii! Posso usar como recheio uma geleia caseira de morango?
Oi Bianca!
Pode sim, você pode ir largando pontos de geleia pela cuca.
Beijo