Extrato de baunilha caseiro – Baunilha de verdade
Aprenda a fazer extrato de baunilha caseiro! Você só precisa de fava de baunilha e vodka.
A baunilha é uma vagem fruto da Vanila, uma orquídea nativa do México. Essa especiaria é uma das mais caras do mundo gastronômico e da perfumaria, esse alto valor tem motivos, pois a polinização e a colheita são feitas manualmente e cada orquídea produz apenas uma fava.
A fava de baunilha
Diferença entre a essência e o extrato de baunilha:
Aqui no Brasil estamos acostumados a ver receitas que pedem essência de baunilha, aquele produto que encontramos facilmente nas prateleiras dos supermercados, o único problema é que essas essências não têm absolutamente nada de baunilha, elas são produzidas na indústria para se chegar ao aroma parecido com o da baunilha, mas o sabor é completamente diferente e totalmente artificial.
Extrato de baunilha
- 200 ml de vodka
- 3 favas de baunilha
- Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento, com as costas de uma faca raspe as sementes.
- Coloque favas e sementes dentro de um vidro esterilizado, acrescente a vodka e feche.
- Guarde o vidro em local escuro por no mínimo dois meses, a partir desse período você pode usar, mas o ideal é deixar por seis meses para obter o máximo de sabor e aroma do seu extrato.
- Se possível, sacuda o vidro uma vez por semana para homogeneizar os ingredientes.
- Nessa foto o meu extrato já está com uma semana e com essa cor linda. Eu optei por dividir a receita em dois vidros, coloquei uma fava e meia e 100 ml de vodka em cada vidro.
Posso substituir essência de baunilha pelo extrato?
Deve! Qualquer receita que leva essência pode ser feita com o extrato e acredite, depois de experimentar você vai entender a diferença e só vai querer usar extrato.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Olás, tudo bem, Eline?
Comprei uma Vanilla sp. e, depois de 9 anos, ela floresceu. Polinizei manualmente as orquídeas e, depois de 9 meses, colhi as favas, processando por mais alguns meses até elas ficarem ok para colocar num litro de vodka, noutro de álcool e, na real, está faltando alguém com conhecimentos culinários me dizer se essa minha baunilha é boa… Eu senti um odor maravilhoso enquanto fazia o 1o processamento, mas não tenho certeza quanto ao depois de extrair com álcool… Você toparia “provar”? Eu poderia te enviar dois vidrinhos, se aceitar 🙂
Muito obrigada!
Liura.
Olá Liura!
Desculpe a demora, os comentários acumulam um pouco, mas vou respondendo todos.
Claro, vai ser um prazer experimentar.
Se puder, me chame por e-mail e vamos combinar.
Um beijo!
Francamente, eu comprei extrato de baunilha, por opinião do meu filho. Paguei caro, e na real, não percebi nada, absolutamente nada de diferente da essência. Mesmo cheiro, mesmo gosto. Logo, para mim, foi desperdício de dinheiro.
Nossa, é muito diferente, até pq a essência não tem nada de baunilha, é feita com uma “matéria-prima” completamente diferente.
A essência imita apenas o aroma e sabor de baunilha, então não tem como ser igual, mas enfim opiniões podem ser diferentes.
Abraço
Tenho um pé de vanila ou baunilha da mata do meu pai,isso é, uma muda que tirei.
Que me lembro,acho que esse pé de baunilha da casa do meu pai é centenário, pois meu pai falava que meu vô colhia favas para por na cachaça pra tomar. Tenho 68 anos.
Voltando ao perfume da baunilha,é muito suave,mas uma delícia,colho aqui e faço o processo da secagem,ponho as favas no açúcar, doo para os amigos e familiares,não vendo.
Aqui na minha cidade está 50 reais a fava. Tenho medo de vender pois minha filha fala que não tem cheiro de essência de baunilha,falo com ela que não é a mesma coisa.
Olá!
Que bacana ler seu relato.
E é isso mesmo, extrato e essência de baunilha são completamente diferentes.
Oi Eline!! Fiquei muito feliz de encontrar a sua receita de extrato!! Acabei de colher as duas vagens que deixei curar no pé! Muito obrigada!!
Oi Tereza!
E eu fico feliz por receber essa mensagem.
Espero que você faça e aprove o resultado
Que pena, não tenho esse tempo, tenho só poucos dias, aí não dá pr fazer, né?
Oi Nádia!
Realmente o extrato precisa desse tempo de descanso para liberar seus sabores.
Abraço
Eline boa tarde.
Pesquisei aqui e realmente a fava da baunilha baiana (que colhi), não entra nas 2 especies dentro de 31 espécies de baunilha que tem aroma..infelizmente..obrigado
Oi Carlos!
Imaginei que fosse isso mesmo! Seria tão bom se tivéssemos fácil acesso a baunilha.
Um abraço e obrigada por me dar retorno
Oi Eline bom dia..depois de encontrar as vagens de baunilha na natureza, eu mesmo processei elas, secando elas e deixando tb 3 meses no escuro, coloquei na vodka 500 ml , 6 vagens notei que as sementes pretas ficam boiando (maioria) e vagem no fundo, mas não notei ainda o aroma da baunilha. Quando ela aparece? e as sementes pretas, devo tira-las depois de algum tempo na vodka?
Oi Carlos!
Acredito que o problema esteja na origem das favas. Infelizmente, as favas de baunilha que se encontra no Brasil não são usadas, pois elas não têm aroma e nem sabor de baunilha, é completamente diferente. As favas de baunilha corretas para esse preparo são importadas, são retiradas de orquídeas nativas de algumas regiões do México, da Guatemala e Ilha de madagascar.
Abraço!
Bom dia! tudo bem? Adquiri uma orquídea de um orquidário nacional, da espécie Vanilla sp. e depois de 8 anos ela deu flores, eu as polinizei manualmente e já realizei o processo de secagem por dois anos seguidos. No 1o ano, ela deu poucas vagens, agora, estou com mais de 20 e vou partir para o extrato também, na tentativa de conseguir comercializar 🙂
Então, apenas para constar, as orquídeas da espécie Vanilla, ao menos a comprada por mim, produzem, no Brasil, a fava, ok?
Grande abraço!
Liura.
Oi Liura!
Que maravilha!! Espero que elas produzam muito e ainda devem embelezar a sua casa.
Obrigada pela contribuição
Boa tarde. Depois de pronto, como uso nas receitas?
Oi Elizabeth!
Você pode substituir em qualquer receita que use essência de baunilha.
Pode acrescentar a gosto em bolos, panquecas, sorvetes pudins e muito mais.
Beijo
Oi Eline!
Qual a validade do extrato?
Obrigada, um abraço!
Oi Ana!
Ele não tem prazo de validade definido, pois o álcool é um super conservante.
Então não estraga.
Beijo!
Obrigada!
Olá, Eline!!
Onde encontro favas de baunilha em Porto Alegre?
Amo tuas receitas
Abraços
Marcela Berghahn
Oi Marcela
Eu costumo comprar no mercado público, tem na banca do holandês, empório 38.
Beijo
Super obrigada!!
Vou pedir pra minha filha comprar,
Aqui no interior essas coisas nunca chegam…
Um beijo querida!!
É, no interior não tem mesmo.
A fava ainda é bem desconhecida, até por ser cara, mas vale muito a pena comprar e fazer.
Desde que comecei a fazer em casa eu nunca mais usei essências.
Beijo
Oi, Eline !
Parabéns pelo blog! Encontro sempre muitas inspirações.
Gostaria de saber como deixar a tampinha do recipiente branca. Como você faz pra remover as inscrições e cor originais?
Um abraço,
Ana Stauffer.
Oi querida Ana Cláudia
Fiquei muito feliz com a sua mensagem e me desculpe pela demora.
Eu compro essas tampinhas brancas em lojas de embalagens, pois quando a gravação é feita diretamente na tampa é impossível remover.
Beijos!!!