Doces, Faça em casa

Doce de leite caseiro – Cremoso e saboroso

Aprenda como fazer seu doce de leite caseiro. Com apenas três ingredientes, podemos ter um delicioso doce de leite cremoso, de textura aveludada e com aquela cor linda.

Esse é um doce acabamos comprando pronto, mas fazer em casa é tão fácil. Existem algumas boas marcas que produzem doces de leite artesanais, feitos como manda o figurino, usando apenas leite e açúcar, mas a maioria das marcas da indústria produzem um produto de baixa qualidade, com conservantes, espessantes e ingredientes de  nomes impronunciáveis.

 

Doce de leite caseiro – Cremoso e saboroso

 

A escolha dos ingredientes

Na casa dos meus pais, lembro que a minha mãe sempre fazia, usávamos o leite fresco das nossas vacas e o sabor era incrível. Sei que ter acesso a leite fresco é quase impossível, mas sempre temos opções para escolher o o melhor ingrediente, dentro do possível.

Aqui em casa só compramos o leite refrigerado, aquele que fica nos balcões frios do supermercado. Pode ter certeza que o leite refrigerado, de saquinho ou garrafa, já é mil vezes melhor do que o leite de caixinha que dura meses na prateleira.

 

Faça doce de leite caseiro

Esse doce vai bem com tudo, no pão, com sorvete, em bolos e nós separamos outras receitas com ideias deliciosas Cheesecake de doce de leiteCuca alemã de banana e doce de leiteCreme catalão de doce de leite, Brownie de chocolate com doce de leiteBiscoitos de cacau e açúcar mascavo.

 

 

5.0 from 4 reviews
Doce de leite caseiro - Cremoso e saboroso
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Faça essa receita de doce de leite caseiro.
Autor:
Categoria: Doces
Cozinha: Brasileira
Rende: 1 k
Palavras-Chave:
Como fazer doce de leite, Doce de Leite, Doce de leite caseiro, doce de leite cremoso, doce de leite fácil, doce de leite feito em casa, segredos do doce de leite caseiro,
Ingredientes:
  • 2 litros de leite integral
  • 3 xícaras de açúcar
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio ou fermento químico
Modo de fazer:
  1. Em uma panela coloque o leite, o açúcar e o bicarbonato ou fermento químico.
  2. Misture bem os ingredientes e leve a panela ao fogo médio, deixe ferver e reduzir, mexa com bastante frequência para evitar que grude na panela ou transborde.
  3. Cozinhe até obter um doce de leite espesso e com tons de caramelo, no meu caso levou 2 horas, mas o tempo pode variar, lembre-se que depois de esfriar ele ficará mais firme.
 

Porque usar fermento ou bicarbonato no doce de leite?

Eu prefiro usar fermento químico, mas você pode usar bicarbonato de sódio. Usar um deles é essencial para dar cor e deixar o doce de leite bem liso.

 

 

Na foto abaixo, você pode ver o doce de leite pronto!

Faça doce de leite caseiro

Como saber o ponto do doce de leite?

O ponto ideal é muito relativo, depende da cremosidade que você deseja, mas saiba que depois de frio, o doce de leite sempre ficará mais firme. Eu gosto de colocar água bem gelada em um prato e então, coloco uma gota do doce de leite que ainda está cozinhando, se essa gota ficar firme, sem se espalhar na água ele está pronto. Usando essa técnica, eu obtenho o doce de leite do jeito que eu gosto, firme, mas com bastante cremosidade e textura aveludada.

 

Veja como o doce fica depois de frio!

 

Faça doce de leite caseiro

 

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

 

 

Gostou da receita de doce de leite? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

 

60 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: