Pão caseiro de castanhas com nozes
Fazer pão em casa já virou rotina há anos por aqui e hoje quero compartilhar com você essa receita de pão caseiro de castanhas com nozes que é uma delícia.
O mais interessante desse hábito, são as infinitas possibilidades de sabores e texturas, pois fazendo seu próprio pão, você pode soltar a criatividade e colocar em prática tantas ideias, receitas diferentes e ter deliciosas experiências.
A receita de hoje é um belo exemplo do quão diferentes podem ser as receitas de pão caseiro e seu preparo. Quando imaginei esse pão, eu queria que as castanhas fizessem parte da massa do pão, então, decidi cozinhar as castanhas e transformá-las em um creme que seria a base do pão.
Segui a minha intuição e pão deu super certo, mais que isso, ficou delicioso, com uma textura ótima e muito sabor! Por levar uma parte de farinha integral e ainda ter o creme de castanhas, ele é um pão levemente denso, com aquele toque rústico, esfarela um pouco no corte, mas muito macio.
E como falei no início do post, fazer pães em casa nos permite um universo de ideias e eu selecionei alguns posts de pães diferentes que já fiz Pão de ervas com toque de laranja, Pãezinhos de laranja e cacau, Pão rápido e amanteigado e Pão de cebola com nozes e ricota.
Pão caseiro de castanhas com nozes
- 1 xícara de castanhas-do-pará (do Brasil)
- 3 xícaras de água (para o cozimento)
- 1 xícara de água de água (240ml)
- 3 colheres (sopa) de melado ou mel
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ colher (sopa) de fermento biológico seco (5g)
- 1 xícara de farinha integral (120g)
- 3 xícaras de farinha de trigo (360g) (aproximadamente)
- 60g de nozes picadas
- ½ colher (sopa) de sal
- Em uma panela coloque as castanhas e a água do cozimento. Leve a panela ao fogo alto com tampa, assim que ferver, baixe o fogo. Cozinhe por 30 minutos,
- Escorra bem as castanhas, acomode-as sobre uma peneira para esfriarem um pouco e descarte a água do cozimento.
- No liquidificador coloque as castanhas e a água (240ml), bata bem para obter um creme branco claro, espesso e áspero, ainda com alguns pequenos pedaços.
- Coloque esse creme na tigela, adicione o melado, o óleo, o fermento e misture.
- Acrescente a farinha integral, mexa e coloque o sal.
- Comece a acrescentar a farinha de trigo gradualmente, mexendo com a mão até obter uma bola de massa que grude de leve nas mãos. Use somente a quantidade de farinha necessária para chegar nesse ponto.
- Coloque a massa sobre a bancada e comece a sovar por 10 a 15 minutos, polvilhando a farinha que restou sempre que necessário.
- No meio do processo de sova, acrescente as nozes e siga sovando, assim elas ficarão bem integradas.
- Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico ou pano e leve para crescer dentro do forno (desligado) por 1h a 1h30. O importante é que a massa dobre de tamanho.
- Então, coloque a massa sobre a bancada enfarinha e movimente a massa ligeiramente, só para expulsar o excesso de ar.
- Modele o seu pão, acomode em uma forma untada, cubra com um pano e leve para crescer em local fechado por 30 a 40 minutos. Até dobrar de volume.
- Leve o pão ao forno preaquecido a 190°C por 30 a 35 minutos,
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Dicas para a receita
- Se preferir, você pode fazer o pão apenas com farinha de trigo, sem usar a farinha de trigo integral.
- A quantidade de farinha de trigo pode variar de acordo com a absorção das castanhas, então adicione a farinha de trigo branca aos poucos. Eu usei aproximadamente 2 e 3/4 de xícara.
- A receita leva pouca gordura, pois as castanhas também vão liberar seus óleos de deixar o pão úmido e saboroso.
- Se preferir, substitua o melado por açúcar mascavo.
Posso fazer esse pão com farinha integral?
Como o pão já tem toda a textura gerada pelas castanhas, é melhor seguir a receita ou fazer 100% com farinha de trigo branca, para evitar que o pão esfarele muito ao cortar.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Escreva o seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Um pão com textura deliciosa e muito sabor.
Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Coloquei semente de girassol no lugar da castanha, e 3 colheres de óleo no lugar de uma. Ficou ótimo, receita mara
Que ótimo!
Deve ter ficado uma delícia.
Abraço
O pão de castanhas e nozes, é delioso, leve. Mais uma das suas receitas que entraram pra ficar na minha casa. Todo mundo amou. Obrigada por compartilhar suas receitas. Bjs Elis
Oi Elis!
Esse pão conquistou o meu coração e fico feliz que você tenha testado e aprovado.
Obrigada por deixar a tua opinião aqui, é muito importante para o meu trabalho.
Beijo
Boa tarde, a receita é maravilhosa, o pão cresceu muito e ficou extremamente fofinho, porém, meu pão ficou muito escuro, não sei se foi a farinha integral que usei (Renata), ou se foi alguma reação das nozes…
Mas no geral, ficou muito saboroso, obrigada por compartilhar a receita!!
Oi Mirian!
Que bom que você fez essa receita e aprovou.
Esse pão fica mesmo bem moreninho, um pouco é pela farinha integral, o melado também ajuda e as castanhas complementam. É assim memso.
Obrigada pelo retorno.
Beijo
Olá!
Adoro suas receitas, principalmente de pão caseiro.
Sempre fico em dúvida sobre a quantidade do fermento biológico, uma vez que cada sachê vem com 10g e normalmente a quantidade indicada é de 5g ou meia colher de sopa.
O que fazer com a sobra do fermento? Dá para guardar para a próxima receita? Deve ser guardado sob refrigeração?
Acabo usando tudo, e fica com aquele cheiro de fermento.
Agradeço sua ajuda!
Olá Neida!
Que bom que você gosta das minhas receitas.
Sim, para essa quantidade de farinha é bom usar 5g, pois se colocar mais do que o necessário o pão fica mesmo com aquele cheiro de fermento.
Você pode guardar o restante em um potinho na geladeira para usar em outra receita. Se possível, guarde em um vidro com tampa para que fique bem armazenado.
Obrigada e um abraço
B dia! Tenho castanha do Pará processada, em casa. Tenho q cozinhá-las para fazer o pão? Ou posso adicionar esta”fainha” q ñ é fina à massa?
Desde já obrigada!
Oi Leila!!
Olha, você pode fazer usando a farinha que tem, mas o resultado não ficará bem igual, pois quando se cozinha a castanha é diferente, absorção muda, a untuosidade também.
Se puder, uma hora, teste a receita original mesmo.