Doces, Pães Doces

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

Você sabe o que é cuca? Quem visita o Rio Grande do Sul leva sempre na memória boas lembranças gastronômicas, uma delas é a cuca, uma espécie de pão doce que leva uma cobertura formada por uma farofa crocante e deliciosa. A cuca é muito tradicional do RS e também na região Sul, de origem Alemã e originalmente chamada de Kuchen, a cuca se espalhou e é um símbolo da gastronomia do nosso estado. A cuca gaúcha, como é chamada por quem visita o RS, além de ser preparada de forma tradicional, pode receber os mais variados tipos de cobertura e hoje estou trazendo a famosa Cuca de uva, uma versão cheia de cor e sabor.

E se você quer se arriscar no mundo das cucas, confira outras receitas que já passaram por aqui e que fizeram o maior sucesso Cuca alemã de banana e doce de leiteCuca de coco.

 

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

 

Cuca de uva – Receita gaúcha

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

 

4.9 from 65 reviews
Cuca de de uva | Receita gaúcha
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Essa receita pode tranquilamente ser feita sem lactose, basta substituir a manteiga pela mesma quantidade de banha.
Autor:
Categoria: Pães doces
Cozinha: Caseira
Rende: 12 porções
Palavras-Chave:
Como fazer cuca, Como fazer cuca de uva, Cuca de uva, Cuca do rio grande do sul, Cuca gaúcha, Pão doce, Receita de cuca, Receita de cuca gaúcha,
Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 1 e ½ xícara de água morna (360 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • ¾ xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) de Extrato de baunilha
  • Noz-moscada ralada
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 500 g de farinha de trigo

  • Cobertura de uva
  • 2 a 3 xícaras de grãos de uva
  • 1 colher (sopa) de açúcar

  • Cobertura sfregolá
  • ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela grande coloque o ovo, a água, o fermento, a manteiga, o açúcar, o extrato de baunilha, a noz-moscada e o sal. Misture bem.
  2. Então adicione a farinha de trigo e vá misturando usando uma das mãos, para que a massa fique homogênea, o resultado será uma massa mole.
  3. Com a mão, continue movimentando a massa, mexendo debaixo para cima por uns dois minutos para incorporar ar à massa.
  4. Cubra a tigela com filme plástico e leve para crescer em local fechado por aproximadamente 30 minutos, a massa deve dobrar de volume.
  5. Enquanto a massa cresce, prepare a cobertura, em uma tigela coloque os ingredientes do sfregolá, misture e com a ponta dos dedos esfregue-os para obter uma farofa.
  6. Higienize e escorra bem os grãos de uva para que fiquem secos, então misture o açúcar.
  7. Assim que a massa estiver crescida, escolha uma forma ou travessa de aproximadamente 35 x 25 cm e unte com manteiga.
  8. Então transfira delicadamente a massa para a travessa, espalhe os grãos de uva sobre a massa e em seguida espalhe o sfregolá.
  9. Cubra a travessa com um pano limpo, deixe crescendo por 30 minutos.
  10. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, a superfície vai ficar lindamente dourada.
  11. Deixe esfriar para servir.
 

 

 

Na hora de escolher a forma ou travessa, use uma alta para que a massa tenha lugar para crescer. A minha travessa tem 7cm de altura. Se você não tem uma travessa alta, use uma forma com tamanho maior, pois a massa cresce bastante. Veja nas fotos abaixo.

 

Depois de assada a cuca fica assim, com a cobertura crocante e dourada, as uvas se desmancham e com o açúcar polvilhado nos grãos, elas ficam adocicadas úmidas e liberam todo o seus sabor.

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

Que tipo de uva posso usar?

Para a minha receita eu usei a uva comum, aqui no Sul ela é conhecida como Uva Isabel, escolhi essa pois eu tinha na geladeira que havia trazido da casa dos meus pais. A vantagem dessa variedade é a cor incrível, a casca dela rompe com facilidade e assim ela espalha cor e sabor, a pequena desvantagem é que ela possui sementes, então tem que ter um pequeno cuidado na hora de comer. Voltando aos tipos de uva, use a variedade que você tem em casa, que tem acesso fácil, que cabe no seu bolso. Se quiser escolher a uva sem sementes, também pode ser uma boa opção.

Cuca uva Baixa 3

A farofa crocante!

Conhecida pelos descendentes de alemães como Streusel, a farofa que cobre as cucas é composta por uma mistura de açúcar, manteiga e farinha e usando a ponta dos dedos, esfrega-se os ingredientes até obter uma farofa grossa. Nas regiões de descendentes de italianos, essa cobertura é chamada sfregolá, que traduzindo significa esfarelá e como eu sou descendente de italianos, uso o termo sfregolá.

Essa farofa também pode ter algumas variações, muitas vezes se acrescenta gotinhas de extrato de baunilha, pode-se colocar noz-moscada e também uma variação que eu adoro, a canela em pó que confere um sabor incrível.

 

Cuca uva Baixa 2

Quer fazer a cuca sem lactose?

Substitua a manteiga por banha, tanto na massa quanto na farofa. Vai ficar deliciosa, inclusive, no interior é muito comum que as cucas sejam feitas com a banha de porco.

 

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

 

Você preparou a nossa cuca de uva?

Então comente e nos conte o que achou do resultado, adoramos receber mensagens dos nossos leitores.

Cuca de uva | Receita gaúcha, tradicional e deliciosa

 

Gostou da receita de cuca de uva? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

 

Cuca de uva 3

 

 

Cuca uva 1

Cuca de uva 2

194 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: