Doces, Leves, Saudáveis, Sorvetes

Sorvete de chocolate com aquafaba

Você sabe que é aquafaba? Aquafaba é o líquido do cozimento de algumas leguminosas, sendo que o grão-de-bico é que tem o melhore resultado. Esse líquido é rico em proteínas e amido e depois de frio fica com uma textura levemente gelatinosa e quanto batida na batedeira, consegue se obter um resultado igual ao das claras em neve. E hoje nós vamos preparar um sorvete de chocolate com aquafaba.

Para fazer esse sorvete você não precisa utilizar creme de leite e outros tipos de gorduras que normalmente são usadas para conferir cremosidade aos sorvete. É incrível, mas se consegue obter um sorvete cremoso, aerado e saudável utilizando a aquafaba.

Sorvete de chocolate com aquafaba

Sorvete de chocolate com aquafaba

Como cozinhar o grão-de-bico? Coloque os grãos em uma tigela com água, cubra com água e deixe de molho por aproximadamente 12 horas. Então descarte a água do molho, passe os grãos por água corrente, coloque-os em uma panela, adicione água e leve para cozinhar até que eles estejam macios. Escorra o grãos e reserve a água.

Dica importante: Ao finalizar o cozimento, se o líquido estiver bem reduzido, depois de frio ele ficará mais gelatinoso e parecido com a consistência da clara, então não exagere na quantidade de água para cozinhar.  Resumindo, quanto mais parecido com clara, melhor será o resultado obtido, lembrando que na geladeira ele vai ficar mais firme do que no momento que sai da panela. Se a sua aquafaba ficou rala, é só levar ao fogo para reduzir.

 

Sorvete de chocolate com aquafaba

 

Sorvete de chocolate com aquafaba
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
É importante que a água esteja reduzida, gelatinosa na hora de começar a bater.
Autor:
Rende: 6 porções
Ingredientes:
  • 300 ml de água de cozimento do grão-de-bico (sem sal)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 250 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
Modo de fazer:
  1. Deixe a água de grão-de-bico na geladeira para que ela esteja resfriada na hora de bater.
  2. Na batedeira coloque a água e comece a bater até que as claras comecem a ficar firmes e brancas, parecendo claras em neve.
  3. Continue batendo e acrescente aos poucos o açúcar e o suco de limão, depois de bater mais alguns minutos as claras estarão bem firmes. Reserve.
  4. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, com todo o cuidado para não queimar o chocolate ou pingar qualquer gota de água.
  5. Quando o chocolate estiver derretido, adicione o cacau e o chocolate em pó e misture bem para que fiquem completamente dissolvidos.
  6. Coloque ⅓ das "claras em neve" em uma tigela e adicione a elas o chocolate derretido, misture vigorosamente usando uma espátula ou fouet.
  7. Assim que estiver bem misturado, adicione o restante das "claras em neve" misturando delicadamente com uma espátula de silicone.
  8. Nessa etapa a delicadeza é essencial para para obter um sorvete aerado.
  9. Coloque o sorvete em um recipiente com tampa e leve imediatamente para o congelador.
  10. Assim que ele estiver firme pode ser servido.
 

Confira uma seleção de receitas feitas com grão-de-bico que você pode preparar e depois a água do cozimento se transforma em sorvete Nhoque de grão-de-bicoGrão-de-bico, espinafre e uma farofa, Purê de grão-de-bico com manteiga aromatizada e Falafel.

Você fez o nosso sorvete de água de grão-de-bico? Nos conte o que você achou, nós adoramos saber a opinião dos nossos leitores. Participe!

Siga o nosso perfil no Pinterest.

 

Você sabe que é aquafaba? Aquafaba é o líquido do cozimento de algumas leguminosas, sendo que o grão-de-bico é que tem o melhore resultado. Esse líquido é rico em proteínas e amido e depois de frio fica com uma textura levemente gelatinosa e quanto batida na batedeira, consegue se obter um resultado igual ao das claras em neve. E hoje nós vamos preparar um sorvete de chocolate com aquafaba.Você sabe que é aquafaba? Aquafaba é o líquido do cozimento de algumas leguminosas, sendo que o grão-de-bico é que tem o melhore resultado. Esse líquido é rico em proteínas e amido e depois de frio fica com uma textura levemente gelatinosa e quanto batida na batedeira, consegue se obter um resultado igual ao das claras em neve. E hoje nós vamos preparar um sorvete de chocolate com aquafaba.Você sabe que é aquafaba? Aquafaba é o líquido do cozimento de algumas leguminosas, sendo que o grão-de-bico é que tem o melhore resultado. Esse líquido é rico em proteínas e amido e depois de frio fica com uma textura levemente gelatinosa e quanto batida na batedeira, consegue se obter um resultado igual ao das claras em neve. E hoje nós vamos preparar um sorvete de chocolate com aquafaba.