Tortéi enrolado cozido na carne de panela
Você conhece o tortéi enrolado? O tortéi tradicional é uma massa recheada com abóbora e servida com molho, o prato tem origem italiana e é bem conhecido na região Sul do Brasil. Já a versão em rolo, é uma receita antiga que foi se perdendo com o passar dos anos e é pouco conhecida.
Hoje estou trazendo essa receita para compartilhar e ajudar a evitar que ela se perca, pois é uma iguaria maravilhosa que merece ser resgatada e divulgada. A minha avó preparava essa versão de tortéi de rolo e a minha mãe sempre fez para a nossa família. Então, nada mais justo do que aprender a fazer a receita diretamente da fonte.
Aproveitei os dias que estou passando em Nova Bassano para fazer essa receita com a minha mãe e com a minha irmã, e anotei tudo! Pelo que sabemos, tradicionalmente, os rolos de massa eram cozidos em água envoltos por um pano e depois servidos com carne, mas em algum momento da minha infância, testamos o cozimento na carne e nunca mais paramos de fazer assim.
Tortéi enrolado cozido na carne de panela
A minha receita ensina a fazer exatamente como a minha mãe sempre fez, com tamanho, proporções e todos os detalhes, tudo isso, é para oferecer um post bem completo e esclarecedor, mas você pode adaptar e fazer do seu jeitinho os detalhes como tamanho da massa, proporção do recheio, quantidade de carne e até os temperos do molho. Ajuste ao seu paladar e delicie-se com essa receita que é sinônimo de nostalgia.
- 4 ovos
- 400 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- Recheio
- 800 g de abóbora cozida (sem casca)
- ½ cebola média picada
- Salsinha picada (a gosto)
- Noz-moscada (a gosto)
- 1 pitada de canela em pó
- Sal
- Molho
- 1,3 k de carne em cubos (pode ser paleta, patinho)
- 2 colheres (sopa) de azeite ou banha de porco
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- ½ lata de tomates pelados
- 1 folha de louro
- Água quente
- Sal e pimenta preta
- Carne Aqueça uma panela grande, coloque a banha e a cebola e refogue até ficar transparente, então adicione o alho e a carne e continue refogando até começar a secar os líquidos. Acrescente os tomates, sal, pimenta preta, uma folha de louro e água para cobrir a carne.
- Tampe a panela e deixe cozinhando para que ela fique totalmente macia, o tempo varia de acordo com a carne, mas deve levar no mínimo uma hora. Quando necessário, coloque mais água.
- Massa: Em uma tigela quebre os ovos, adicione o sal e a farinha gradualmente, misturando com a ponta dos dedos, até obter uma massa que fique bem firme e que não grude nas mãos.
- Sove a massa por uns 5 minutos na bancada, coloque em um plástico e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.
- Recheio Em uma tigela amasse a abóbora, adicione a cebola, a salsa, a noz-moscada, a canela e sal e reserve.
- Montagem: Pegue a massa na geladeira, divida em duas partes iguais. Usando o rolo, sobre a bancada levemente enfarinhada, abra a massa para que ela fique fina (com 2mm aproximadamente), um dos lados deve ter aproximadamente 30 cm. Repita o processo com a outra parte.
- Espalhe o recheio, usando metade dele para cada massa e deixando as bordas livres para poder fechar o rolo.
- Enrole a massa delicadamente, aperte de leve as extremidades.
- Cozimento: Assim que a carne estiver macia e com um molho encorpado é hora de cozinhar a massa.
- Acomode os dois rolos na panela, coloque sobre a carne, assim a massa não vai grudar no fundo da panela.
- Cubra quase que completamente com água, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo. Ao espetar a massa com um garfo, ele deve entrar com facilidade até o centro da massa.
- Retire a massa, fatie, acomode em uma travessa e coloque molho e carne no centro.
- Eu prefiro colocar só um pouco de carne e molho na travessa e sirvo o restante separadamente.
Fazendo o tortéi enrolado
Abaixo você pode ver os passos do preparo dos rolos de massa.
A escolha da abóbora
Eu usei a minha preferida, que sempre usamos na casa da minha mãe, a abóbora ou moranga cabotiá, aquela que tem a casca verde bem escuro. Ela é a mais seca e saborosa e pouco úmida. Nós usamos uma abóbora média, o importante é que a abóbora seja bem sequinha, pode ser cozida em água e escorrida assim que estiver macia e melhor ainda se for preparada no forno. Caso o recheio fique muito úmido por causa da abóbora escolhida, você pode usar um pouco de farinha de rosca ou de trigo.
O cozimento
O tempo de cozimento tanto da carne quanto da massa pode variar bastante. Como fiz essa receita no interior, deixamos a carne cozinhando por 1h 30 no fogão a lenha e a massa cozinhou dentro dela por mais 40 minutos, mas esse tempo pode variar muito, depende do fogão, da panela e assim por diante. O importante é obter uma carne de panela macia, daquelas que ficam desmanchando.
Se preferir, você pode cozinhar a massa usando a outra técnica. Envolva cada rolo de massa em um pano de prato novinho e coloque em uma panela com bastante água fervente com sal, depois que a massa estiver cozida, ela é só fatiar e servir com a carne de panela e o molho.
Se ao retirar os rolos da panela, o molho estiver muito ralo, você pode engrossar usando um pouco de farinha.
O tamanho dos rolos
Nós preparamos dois rolos de 30 cm, que couberam perfeitamente na panela grande e funda que usamos, a nossa tem 40 cm de diâmetro. Se preferir, você pode dividir a massa em mais partes para fazer pequenos rolos, adapte para fazer em casa de acordo com o tamanho da sua família e das suas panelas.
Congelamento do tortéi enrolado
Os rolos de massa podem ser congelados sem cozimento, na hora de preparar é só colocar na panela sem descongelar, nesse caso, o tempo de cozimento será maior. Você também pode congelar a massa com a carne depois de pronto.
Gostou da receita? Então salve a imagem abaixo nas suas pastas do Pinterest para guardar e fazer na sua casa.
A melhor massa de todos s tempos.
Com molho de galinha (não esquecer do fígado, que dá um toque todo especial).
Amo tortéi com molho de galinha, super tradicional aqui no RS.
Só não sabia da parte do fígado, que deve deixar ótimo mesmo.
Está receita está muito boa e costumo fazer com molho de galinha e tomate.
Oi Jeanete!
Muito bom saber, deve ficar uma delícia com molho de galinha
Amo. Saudade de SC, da vida de estudante, das rodadas de chimarrão, laranja de umbigo, butiás, pinhão, agnoline e muita gente que guardo no meu coração.
Oi Wesley!
Santa Catarina e toda a nossa região Sul é cheia de delícias e eu adoro todas essas que você citou.
Um grande abraço aqui do RS e espero que aproveite algumas receitas do Mel e Pimenta para matar a saudade das iguarias dessas bandas.
Oi. Sou de Guaporé e andava buscando essa receita porque também me lembra a infância porém já sou vovó e nunca tinha feito. Queria aprender e não sabia que era um modo antigo de servir os torneis. Por isso adorei e agradeço este presente. Felicidades!
Oi Carmen!
Que legal, bom saber que você é de Guaporé!
E fico feliz por resgatar boas lembranças da infância.
Espero que você faça e goste do resultado.
Estou adorando o seu blog. Receitas maravilhosas. Essa em especial, porque tortei me lembra infância, minha vó e minha mãe faziam e eu sigo fazendo até hoje. E é bacana você resgatar e não deixar morrer essa receita, porque realmente poucos conhecem. Achei interessante essa versão do rolo cozido com a carne. Deve ficar delicioso. Eu faço cozido na água envolta no pano.
Oi Neila!
Sim, acho que temos que resgatar essas maravilhosas receitas de nossas avós.
Fico feliz por ter resgado suas boas memórias.
A técnica do pano é maravilhosa mesmo, mas vale testar com no molho também. É uma delícia.
Obrigada por passar por aqui e espero que você aproveite muitas receitas do blog.
Obrigado por esta postagem. Sabor de infância… vieram as memórias de quando ajudávamos nossa mãe a fazer o tortéi.. Maravilhoso.
Bom dia Henrique!
Fico feliz por receber essa tua mensagem. Essa receita é sinônimo de afeto para mim e fico feliz por ter resgatado suas boas memórias também.
Um abraço e obrigada!