Raivinha – Biscoito típico do Seridó
Aprenda a fazer a raivinha, o biscoito de polvilho típico do Seridó.
Esse biscoito é uma receita tradicional do Rio Grande do Norte, elas são conhecidas com isca do Seridó e popularmente chamadas de raivinhas.
As raivas de coco são simplesmente deliciosas, desmancham na boca e deve ser por isso que também são conhecidas como isca, pois elas nos fisgam na primeira mordida.
Vocês sabem o quanto eu amo pesquisar e buscar receitas regionais, adoro descobrir novos sabores e aprender sobre as singularidades da culinária de cada região do nosso país. Fiquei muito curiosa quando me deparei com esse nome, enquanto estava passeando pelo site Na Cozinha Brasil da querida Regina.
Então, fui pesquisar um pouco sobre elas e descobri que essa receita é famosa pelas mãos de Dona Cota, moradora do Jardim de Seridó, um município do RN que fica a 240k de Natal, por lá se mantém a tradição de fazer bolos e biscoitos que passam de uma geração para outra. Naquela região, todo o tipo de biscoito é chamado isca, pois eles fisgam quem experimenta. Aqui você pode ver mais informações.
Feitas com polvilho, gemas e leite de coco, as raivinhas derretem na boca, são fáceis de fazer e muito gostosas. Acredite, dá raiva de comer uma só. Prepare para a hora do lanche.
Falando em hora do lanche, eu separei algumas ideias inspiradoras:
Raivinha – Biscoito típico do Seridó
- 500g polvilho azedo (4¼ xíc)
- 250g de açúcar (1¼ xic)
- 125g de manteiga pastosa (2/3 xic)
- 120g de leite de coco (1/2 xic)
- 2 gemas
- 1 pitada de sal
- Manteiga para untar a forma
- Em uma tigela coloque o açúcar e a manteiga e bata com o fouet até obter uma mistura esbranquiçada.
- Adicione as gemas, o sal e volte a bater para integrar bem.
- Comece a adicionar o leite de coco e o polvilho alternadamente, vá colocando aos poucos e misturando com uma espátula de silicone ou colher de pau.
- Cubra com um plástico e leve para a geladeira por aproximadamente 1h.
- Aqueça o forno a 180°C. Modele as bolinhas de aproximadamente 10g e pressione com um garfo para achatar e fazer um marquinha.
- Acomode em uma forma bem untada e leve para assar por aproximadamente 20 minutos.
Dicas para a receita:
- O ponto da manteiga: Ela deve estar bem pastosa, em ponto de pomada.
- A quantidade de polvilho: Eu usei 520g de polvilho, ou seja, a quantidade por variar um pouco de acordo com o tamanho da gema.
- Refrigere a massa: Quando a massa estiver pronta, ela vai grudar bem de leve na mão, mas depois de descansar na geladeira vai ficar perfeita e fácil de trabalhar.
- O tamanho dos biscoitos: Cada bolinha de massa ficou com 10g, achei um tamanho ótimo, pois depois de assados eles crescem um pouco.
- O tempo de forno: Os meus biscoitos assados em forma perfurada ficaram prontos em 18 minutos, já os feitos em forma normal ficaram prontos em 20 a 22 minutos.
Crocantes e deliciosos.
Posso fazer a versão sem lactose?
Eu só testei a receita exatamente como está na descrição, mas acredito que com óleo de coco a receita vai dar certo e ficar muito gostosa.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Gostou da receita? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Boa noite,queria muito a receita de sequilhos feitos com caldas de açúcar e leite de coco ,queria passo a passo,se possível.Desde já agradeço
Olá Maria!
Infelizmente eu nunca fiz essa receita e não conheço, quem sabe uma hora eu faço.
Abraço
Nossa, você foi bater em Jardim do Seridó????? Estou igualmente impressionada e feliz. Tenho família em Jardim, mas estou morando em outro estado. Sou sua seguidora há alguns anos, mas ao buscar “raivinha” no Google, nunca imaginei que encontraria a receita AQUI, e numa divulgação de receita super consciente da sua origem rsrs. Obrigada!
Olá Maria!
Sim, mesmo virtualmente, fui bater no Jardim do Seridó!
Que delícia receber essa mensagem sua que conhece e tem família no Jardim!!
Isso é o mais legal da internet que nos permite descobrir sabores regionais, pesquisar e sempre tenho o cuidado para fazer uma boa pesquisa respeitando muito as singularidades na hora de explicar sobre os detalhes de uma receita regional.
Um beijo e muito obrigada!
Acabei de fazer, e passei um tico de raivinha rsrs, pois na hora que assar ele se espalhou, ficou sem forma. Mas muito saboroso, não consigo parar de comer.
Oi Sandra!
Você seguiu a receita á risca ?? Normalmente, biscoitos espalham quando tem mais gordura do que o ideal na receita ou quando a temperatura do forno não esta correta.
Obrigada por compartilhar sua experiência e, quando você fizer novamente, volte para me contar o resultado.
Qualquer dúvida pode me chamar.
Beijo
Que delícia, Eline!! Não conhecia por esse nome de “raivinha” gosto muito de bolinho de Goma. É fácil de fazer! Muito obrigada.
Olá Rosa!
Uma das coisas que mais gosto na nossa culinária é que os nomes das receitas podem mudar de região para região. Muito legal isso.
Obrigada pelo carinho!
Beijo
Eu posso substituir o polvilho azedo por amido de milho?
Oi Monaliza!
Infelizmente não, essa receita é feita com polvilho azedo mesmo
Maravilhoso!!! Receita perfeita!
Oi Maria Elba!
Que legal! Fico muito feliz com teu retorno e espero que você aproveite muitas outras receitas do blog.
Beijo