Cuca italiana caseira – Uma receita afetiva
Hoje quero compartilhar com vocês essa receita de cuca italiana caseira, que há anos é feita na casa dos meus pais. Quando o assunto é cuca, a minha mãe só faz essa receita, pois ela é perfeita. Ela tem massa fofa, que desfia, é doce na medida certa, crocante na cobertura!! Uma delícia!
A cuca é muito tradicional no Sul do Brasil, existem muitas receitas diferentes, mas por padrão, a cuca é uma massa doce e amanteigada, coberta por uma farofa crocante. Basicamente, as cucas podem ser divididas em dois tipos principais: A cuca alemã que é feita com massa mole, sem sova, normalmente é recheada com frutas ou geleias e finalizada com a farofa crocante. Já a cuca italiana, é feita com uma massa um pouco mais dura, parecida com a de pão, é uma massa sovada que normalmente não recebe recheios, apenas a farofa crocante e amanteigada.
A cuca sempre é feita com fermento de pão, até existem algumas cucas rápidas que levam fermento químico, mas elas ficam bem diferentes das cucas de verdade.
Originalmente, essa cuca leva o nome de Cuca Alice, pois veio de uma Alice que trabalhava em uma padaria da cidade dos meus pais. Conversando com a minha mãe, concluímos que ela tem essa receita há mais de 20 anos e é a nossa predileta e espero que também seja aprovada na tua casa.
Se você gosta de cucas ou se que conhecer essa delícia, pode se inspirar com outras receitas que já preparei Cuca de uva, Cuca alemã de banana e doce de leite e Cuca de coco.
Cuca italiana caseira – Uma receita afetiva
- 2 ovos
- 120ml de suco de laranja | (1/2 xícara)
- 120ml de de água | (1/2 xícara)
- 240ml de leite | (1 xícara)
- 170g de açúcar | (1 xícara rasa)
- 2 colheres (sopa) de adoçante líquido
- 3 colheres (sopa) de fermento biológico seco
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de nata ou creme de leite
- 3 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
- 1 colher (sopa) de sal
- 1k de farinha de trigo (aproximadamente)
- Noz-moscada ralada a gosto
- Erva-doce a gosto
- Farofa crocante
- ¾ xícara de farinha de trigo
- ¾ xícara de açúcar
- 4 colheres de manteiga
- Canela em pó a gosto
- Para finalizar
- 1 ovo
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- Em uma tigela grande coloque os ovos, o suco de laranja, a água, o leite, o açúcar, o adoçante, o fermento, o óleo, a manteiga, a nata, a noz-moscada e a erva-doce.
- Com uma das mãos, comece a misturar bem os ingredientes. Então, coloque duas xícaras da farinha e misture, acrescente o sal e volte a misturar.
- Vá acrescentando a farinha até obter uma massa que grude um pouco nas mãos.
- Coloque a massa sobre a bancada enfarinhada e sove por 15 minutos, acrescentando farinha quando necessário, mas sem exageros.
- Quando a massa estiver lisa, coloque-a na tigela, cubra com um pano ou filme plástico e deixe descansar por 40 minutos em local fechado.
- Coloque a massa na bancada e divida em 6 partes iguais.
- Faça rolos compridos com a massa, pegue três rolos e faça uma trança. Repita o processo com o restante da massa. Assim você vai obter 2 tranças grandes.
- Acomode as tranças em uma forma de aproximadamente 40cm x 30cm, cubra com um pano e leve para fermentar em local fechado por aproximadamente 1h15. Ela deve dobrar de volume.
- Enquanto isso, prepare a farofa: em uma tigela pequena coloque os ingredientes e esfregue com a ponta dos dedos até obter uma farofa uniforme e grossa.
- Bata ligeiramente o ovo com a baunilha.
- Assim que a massa estiver crescida, pincele a superfície com o ovo e espalhe a farofa sobre a cuca.
- Leve para assar em forno preaquecido a 200°C até que a superfície esteja dourada de leve.
Dicas para o preparo da cuca
- A farinha a quantidade necessária pode variar de acordo com o tamanho dos ovos, tipo de farinha, acrescente gradualmente até obter o ponto. Ao tocar a massa com a ponta do dedo ela deve grudar de leve. Eu usei 1k e mais um pouco para sovar.
- Adoçante ele é essencial, pois vai adoçar o suficiente, mas mantendo a leveza.
- Suco de laranja, se você não tem laranjas em casa, troque por água.
- Tem banha em casa? Na farofa, troque uma colher de manteiga por uma de banha, fica deliciosa e ainda mais crocante.
- O tipo de fermento, na receita eu usei o biológico seco, mas se você quiser, pode usar o fresco dissolvido em um pouco da água da receita. Nesse caso, use 90g de fermento biológico fresco.
- Para modelar a massa, as tranças são lindas e ajudam a deixar massa leve, mas se preferir, você pode acomodar a massa na forma e ir pressionando com a ponta dos dedos para deixar uniforme e espalhada por toda a forma, depois é só deixar crescer, finalizar com ovo e farofa e levar para assar.
- O tempo de fermentação pode variar de acordo com a temperatura, mas é essencial que a massa dobre de volume para ir ao forno.
- O tempo de forno muda de acordo com as características do forno. Fique de olho a partir dos 30 minutos.
- As medidas, a xícara medidora usada para a receita é de 240ml.
Como fazer a cuca sem lactose?
Na casa da minha mãe, costumamos fazer essa cuca também na versão sem lactose, pois temos intolerantes à lactose na família e a cuca fica uma delícia, super leve, fofinha e tão gostosa quanto a original. Veja abaixo as substituições:
- Leite troque por leite de coco diluído em água (50% de cada);
- Manteiga substitua por banha ou margarina sem lactose;
- Nata use um creme de leite sem lactose;
- Manteiga da farofa use banha ou margarina sem lactose.
Na foto acima, a cuca está crescida e pronta para ir ao forno.
Faça a Cuca Alice na sua casa e me conte o que achou do resultado. Deixe seu comentário no final desse post.
Gostou da receita de cuca gaúcha? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Dá para trocar o adoçante por açúcar? Qual a quantidade. Não uso adoçante. Grata.
Oi Ana!
Eu também não uso adoçante, mas costumo ter em casa para fazer cuca, pois ela fica mais leve.
Se quiser, pode substituir por açúcar, mas eu não sei informar a quantidade.
Se fizer, volta para nos contar como ficou.
Fiquei na dúvida, que tipo de adoçante usar. Podes me ajudar, por favor? Bju
Oi
É o adoçante líquido. A minha mãe costuma usar o adocyl.
Beijo e espero que você goste.
Amei
Oi Maurilia!
Que bom que você fez e gostou do resultado.
Olá!! Amei a receita, a massa fica perfeita, estou até planejando fazer pra vender (moro no interior de São Paulo, aqui seria novidade), mas tenho uma pergunta, acho que um pão com essa massa também ficaria perfeito, será que só tirar o adoçante é o suficiente ou melhor diminuir o açúcar também???
Oi Josiane!
Antes de qualquer coisa, me desculpe pela demora no retorno, passei por problemas de saúde na família e não consegui mais responder as dúvidas aqui no site.
Espero que você faça para vender e que venda muito. Sobre o pão, acho que tirando o adoçante deve dar certo, mas teria que testar para ver se o sabor fica equilibrado.
Beijo
Oi Eline, passando para dizer que hoje eu fiz a receita, com algumas mudanças pois não tinha tudo em casa. Usei bergamota no lugar da laranja… fiz a dica da troca da banha na farofa, fica ótimo!!! A massa da cuca é maravilhosa mesmo! Muito obrigada amamos!
Oi Graci querida!
Feliz e honrada por te ter por aqui. Adorei teu post no instagram agradecendo a receita, a minha mãe está toda orgulhosa.
Amei as tuas adaptações.
Um beijo enorme e obrigada por confiar na minha receita.
Oi!!!! Passando para te falar que fiz a receita sem o adoçante e coloquei 150gr de açúcar, ficou um pão delicioso, super macio, assim como a cuca!!! Obrigada!! ❤❤
Bati fotos mas aqui não tem como postar!!
Oi Josiane!
Bom saber que você testou essa receita somente com açúcar e fico feliz que você tenha gostado.
Infelizmente não tem como postar as fotos aqui no meu site.
Olá… Receita testada e aprovada. Ficou uma delícia. Não usei o adoçante, pois não tinha em casa, aí acrescentei um pouco mais de açúcar (1 colher de sopa). A cuca ficou mais alta do que a tua, parece mais ‘massuda’, talvez tenha sido por não ter usado o adoçante ou porque a forma era menor. Mas mesmo assim deliciosa!!!
Oi Catia!
Que bom que você gostou!
O fato dela ter ficado mais alta e talvez um pouco mais massuda, pode ter a ver com o tamanho da forma e a falta do adoçante, ele entra na receita justamente para dar leveza, mas que bom que foi aprovada pela família.
Beijo
Eu como cuca desde que me entendo por gente. Minha avó fazia muito. Já fiz até curso de cuca, mas essa…sinceramente foi a melhor cuca que eu ja comi em toda minha vida. Não costumo comer tanto o que eu mesma faço, pq eu gosto mesmo é do processo. Fora a simpatia da blogueira que responde as dúvidas..como na hora de acrescentar adoçante, que eu fiquei insegura hehe. É incrível, só façam. Ver a família lambendo os dedos não tem preço.
Oi Fabiana!
Te agradeço por deixar a tua opinião aqui, além de ter mandado a foto lá no instagram.
Muito obrigada por confiar na minha receita e na parte do adoçante, hhehe.
que bom que a família aprovou.
Um beijo!
Oi, Eline
Amo cucas, e fiquei muito curiosa para fazer essa receita.
Porém não tenho adoçante em casa e não quero comprar só para isso porque realmente não gosto de adoçante. Acha que se eu trocar por açúcar dissolvido em água (proporção 1 para 1) vai dar certo?
Oi Luana!
Pois é, recebi muito essa pergunta no instagram. Na minha casa também não costumamos usar adoçante, mas tenho em casa só para fazer essa receita, heheh.
Eu e a minha mãe, nunca testamos essa receita sem adoçante. Sei que o papel dele é em função da leveza. Acho que dá para fazer com açúcar, mas não tenho certeza da quantidade que seja proporcional ao adoçante.
Se testar, depois me conta como ficou.
grata pela receita .fiquei super curiosa com a modelagem e com o uso do adoçante. vou testar! um beijo
Angela querida!
Fico feliz por receber a visita da minha musa inspiradora da panificação.
Obrigada pelo carinho e espero que você goste da receita.