Como fazer pizza em casa | Com passo a passo
Há horas que eu queria publicar esse post, a ideia era montar um conteúdo super completo, ensinando todos os detalhes para fazer pizza em casa, passando pela massa, molho, recheio, montagem, como assar e outras dicas para fazer uma boa pizza caseira. Finalmente consegui, montei esse conteúdo com todo o carinho e agora quero que você se arrisque e faça na sua casa também.
Até uns três anos atrás, eu era do grupo de pessoas que achava que fazer pizza em casa era algo complicadíssimo, então, fui fazer um curso no Senac, passei uma semana fazendo aulas práticas todas as tardes, foi maravilhoso, aprendi muito e percebi que é mais simples do que eu imaginava. Então, agora eu compartilho com vocês o que aprendi e fui ganhando de experiência treinando em casa.
Acredite, fazer pizza em casa é uma delícia!!! Se você ainda ficar com qualquer dúvida, é só deixar um comentário que eu sempre respondo e tento ser bem ágil nas respostas.
Como fazer pizza em casa
Fez a nossa pizza em casa? Então me conte o que achou.
Fazendo a massa
O preparo da massa é bastante simples, não precisa muita sova, a massa fica lisa e bem elástica. A receita rende três pizzas de massa bem fininha, se você gosta de massa grossa, pode fazer duas pizzas.
- 10g fermento biológico seco | 1 colher (sopa)
- 13g de açúcar | 1 colher (sopa)
- 250ml de água | 1 xícara
- 500g de farinha de trigo (aprox 4 xícaras)
- 20g de azeite | 2 colheres (sopa)
- 10g de sal | ½ colher (sopa)
- Em uma tigela coloque o fermento, o açúcar, a água e o azeite e misture bem.
- Coloque uma xícara de farinha e misture, então acrescente o sal.
- Continue adicionando a farinha até obter uma massa que quase não grude nas mãos.
- Coloque-as sobre a bancada levemente enfarinhada e sove por alguns minutos, só para a massa ficar lisa.
- Separe a massa em 3 partes, modele-as ligeiramente, fazendo bolas.
- Coloque em uma forma, cubra com um pano e leve para crescer em local fechado, por 1h a 1h30. Até dobrar de volume.
- Assim que a massa estiver crescida, pegue uma bola de massa, coloque-a sobre a bancada levemente enfarinhada e comece a abrir. Pode ser om as mãos ou com o rolo de masa, trabalhando para manter a massa no formato redondo. Elas ficarão com aproximadamente 30 cm.
- Acomode-as em em formas de pizza.
- Então monte as suas pizzas (veja todas as dicas abaixo).
- Antes de assar, você deve aquecer o forno em temperatura máxima por 30 a 40 minutos.
- Asse-as pizzas até que o queijo esteja derretido e a base levemente dourada.
- As minhas ficam prontas em 10 a 12 minutos no forno doméstico (elétrico e a gás).
Dicas sobre a massa:
- Deixe sempre fermentando em local bem fechado.
- Você pode trocar a água da receita por cerveja.
- Para deixar a massa ainda mais leve, você pode bater uma maçã com água no liquidificador, coar e medir a quantidade solicitada na receita.
- Se puder, abra a massa com as mãos, ela até pode ficar um pouco irregular, mas isso também é legal.
- Você pode fazer com borda recheada, mas como eu não costumo fazer, não tenho experiência para fazer um bom acabamento.
O molho para pizza
A pizza recebe uma delicada camada de molho, mas é essencial que ele seja caseiro. Abaixo listei duas ideias de molho, um molho simples e outro um pouco mais trabalhoso.
Com tomates pelados: Em uma frigideira coloque 3 dentes de alho picados, azeite de oliva e refogue, adicione uma lata de tomates pelados bem amassados, sal, pimenta e cozinhe até obter um molho grosso e saboroso. Deixe esfriar e processe.
Com tomates frescos: Corte em cubos 500 g de tomates bem maduros, com peles e sementes. Em uma panela coloque uma cebola picada, adicione azeite e refogue, então acrescente 1 dente de alho picado e os tomates e cozinhe bem, até que o tomate esteja desmanchando. Deixe esfriar, passe pelo processador e volte para a panela para apurar, ajuste sal e pimenta e pronto.
Dicas extras:
- Depois que o molho estiver frio, adicione um punhado de folhas de manjericão e processe rapidamente. O manjericão não deve voltar ao fogo para manter o frescor.
- Antes de começar o molho, você pode tostar sementes de erva-doce na frigideira, elas ajudam a retirar a acidez, depois basta iniciar o molho normalmente, mantendo-as na frigideira.
- Se não tem erva-doce, use açúcar para ajustar a acidez.
- Use tomates bem maduros, eu gosto do italiano. Se quiser, use passata de tomates para fazer o molho, mas evite ao máximo molhos industrializados.
O queijo
Ele é uma das etapas importantes da pizza, ele é espalhado sobre o molho e cria uma base para receber o recheio. Eu utilizo um bom queijo mussarela para que ele derreta adequadamente ao assar, sempre ralo no lado grosso do ralador. Costumo usar aproximadamente 120 g de queijo por pizza.
Ideias de recheio
As pizzas salgadas são montadas seguindo uma ordem básica: Massa, molho, queijo e depois finalizadas com o recheio desejado.
Esse assunto traz uma infinidade de ideias, então você pode se inspirar, mas eu vou listar as minhas preferidas.
- A clássica calabresa é um sabor que não pode faltar pra mim.
- Pera cortada em fatias finas coberta por gorgonzola, quando tenho em casa coloco nozes e na hora de servir, rego com mel.
- Bacon com ovos, asso o bacon ou coloco no microondas até perder boa parte da gordura, depois que a pizza está assada coloco ovos cozidos.
- Tomates fritos com alho (dessa receita aqui), depois que a pizza sai do forno, coloco rúcula ou agrião.
- Também adoro a de cebola caramelizada com gorgonzola.
Inspire-se, são tantos sabores, tantas possibilidades. As dicas acima são só as minhas preferidas.
A montagem das pizzas
Nesse momento a massa deve estar crescida e pronta para ser aberta, o molho já deve estar frio, o queijo ralado e todos os ingredientes para o recheio devem estar organizados e preparados. E o forno absurdamente quente.
- Abra a massa seguindo as dicas da receita e coloque-as nas formas;
- Espalhe com uma fina, bem fina camada de molho, deixando as bordas livres. Use puco molho para não encharcar a massa;
- Cubra cada pizza com queijo mussarela ralado;
- Então adicione o recheio escolhido para cada pizza
- Se desejar polvilhe orégano.
- Leve para assar no forno com temperatura altíssima
Assando as pizzas
Eu adoraria ter um forno a lenha, mas como não tenho asso com o forno a gás e o elétrico e para atingir a maior temperatura possível, eu coloco a pizzas na parte bem debaixo dos fornos, na base mesmo. No forno elétrico eu mantenho também o grill aceso. Quanto mais rápido a ela assar, melhor será o resultado.
Eu uso as formas perfuradas que ajudam as assar bem na parte debaixo, comprei seis delas, daquelas bem comuns de alumínio. Falando nisso, quando se fala em formas para pizza caseira, na minha opinião, o melhor resultado é com as de alumínio, a ela fica bem mais douradinha. Então, se você for comprar, não precisa gastar mais para comprar as de teflon.
Claro que você pode usar as formas que tem em casa.
As pizzas doces
Eu faço com menor frequência, você pode usar a mesma massa, pode colocar queijo se quiser, mas um detalhe importante é que a massa precisa ser pré-assada antes de receber o recheio, pois alguns deles podem cristalizar com excesso de temperatura. Então asse rapidamente para selar a massa e depois disponha os recheios e volte ao forno.
Ideias de pizzas doces
- Chocolate com morango
- Banana com canela
- Banana com gemada (é maravilhosa)
- E muito mais…
Gostou da receita ? Então salve as imagens nas suas pastas do Pinterest, assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Muito obrigada!!
A massa ficou perfeita, foi a primeira vez que me arrisquei a fazer a massa caseira mesmo, geralmente compro pronta, sempre achei que seria muito difícil…
Mas eu segui tudo direitinho, foi fácil e deu tudo certo! Adorei!
Olá Caroline!
Que bom saber que você se desafiou e fez massa em casa, só assim para descobrir que não é complicado.
Antigamente, eu também achava que fazer massa caseira era um trabalhoso, para mim hoje em dia é uma terapia.
Abraço e obrigada pelo retorno.
Espetacular! Que maravilha! Segui todas as suas dicas e a massa ficou excelente! Fiz com presunto parma e rúcula e outra com muçarela, gorgonzola, provolone e catupiry. O molho eu faço bem rústico, sem levar ao fogo: tomate pelado, alho, manjericão, sal e azeite de oliva. Como fiz em formas maiores, rendeu 2. Uma forma furada e outra, não. A diferença da crocancia é notória na furada. Parabéns e obrigada pela generosidade, além de toda atenção.
OI Juliana!
Que bom que você confiou na minha receita.
Te agradeço pelo retorno e fiquei imaginando aqui esses sabores. Deve ter ficado uma delícia.
E sim, a forma furada faz toda a diferença.
Beijo e obrigada
Gostei muito das ideias! Estou arriscando fazer pizzas em casa e queria as dicas dos recheios! O nome “mel com pimenta,” sempre me encanta! Obrigada por compartilhar! Quem divide, sempre multiplica! Gracias! É a primeira vez que escrevo!
Olá Maria da Assunção
Que bom que você tem feito pizzas em casa, é muito divertido e gostoso.
Obrigada pelo carinho e pelo retorno
Sempre faço pizza em casa, mas foi a primeira vez que uso sua receita para a massa. Seguramente, foi a melhor que já fiz e a família toda adorou!
Obrigada, Eline, por fazer parte da minha cozinha!
Abraços
Diana
Oi Diana!
Você não imagina como a tua mensagem me deixa feliz.
Te agradeço por colocar as minhas receitas na mesa da tua família.
Abraço
Oi Eline!
Excelentes tuas dicas da massa. Fizemos num sítio e assamos em forno de lenha. Ficou ótima!
Obrigado!
Abraço
Oi Márcio!
Fiquei feliz com a tua mensagem e por saber que rolou pizza por aí.
Demorei para responder, pois com a perda do meu pai os comentário por aqui acabaram acumulando, eu precisava do meu tempo para assimilar a situação.
Que bom que vocês usaram essa receita, no forno a lenha ela fica realmente especial.
Obrigada pela confiança, um abraço para a família e um bom 2022.
Delícia de massa. Adorei essa massa, super fácil e deliciosa! Obrigada por mais essa receita maravilhosa.
Vanenssa da Cucina Del Vecchio
Oi Vanessa querida!
Te agradeço por confiar em mais uma receita do meu blog. Fiquei super feliz e adorei ver a foto da tua pizza lá no instagram.
Abraço e obrigada
Hoje aqui foi dia de pizza! Eline, que delícia!!! Suas receitas nunca me decepcionam. Perfeita!!
Oi Elaine!
Que bom saber que saiu pizza por aí!
Te agradeço por colocar tantas receitas minhas na mesa da tua família.
Beijão
É muito difícil encontrar uma massa de pizza que fique do jeito que eu gosto. Fina e crocante, sem ficar ressecada.
Resolvi testar uma nova receita e não duvidei que aqui encontraria coisa boa. Todas as receitas que já testei deram certo e com a pizza foi a mesma coisa. Mais do que a receita, as dicas para assar foram ótimas e eu amei o resultado.
Elaine, obrigada por tanto. Você arrasa!!
Oi Luana!
Desculpe pela demora na resposta, o meu site estava passando por uma atualização e eu não podia fazer nada nele, nem responder.
Fico tão feliz por saber que você fez essa receita e aprovou. Concordo com você, pizza ressecada não dá né.
Obrigada por testar tantas receitas do do meu blog. Um beijo!
Eu tô tentando melhorar na cozinha nessa quarentena e sua receita me salvou, ficou maravilhosa pra primeira pizza, até minha mãe gostou, não vejo a hora de testar mais receitas e parabéns pelo blog
Oi Julia!
Espero que o meu blog te ajuda a te descobrir na cozinha, desejo que você possa aproveitar muitas receitas.
Fico muito feliz por saber que a pizza foi aprovada!!
Muito obrigada por dedicar um tempinho para me deixar uma mensagem.
Beijo
Fiz hoje pizza seguindo sua receita e dicas e adorei o resultado! Como a forma de pizza que eu comprei ainda não chegou, assei em forma de bolo mas deu super certo. Fiz meia calabresa com provolone e meia abobrinha com brie.
Uma dúvida: posso congelar a massa que sobrou?
Oi Flávia!
Que bom que você preparou a pizza caseira e aprovou.
Sim, dá para adaptar usando outros tipos de formas mesmo e os sabores devem ter ficado uma delícia.
Confesso que não tenho muita experiência em congelar massas antes de assar, mas sei que tem leitores que congelam.
Você também pode abrir a massa, pre-assar e guardar ela para finalizar quando quiser.
OIie tudo bem ?
Adoro suas receitas …
Tem como congelar essas massas de pizza? Se sim, devo pre assar antes?
Grata
Bjos
OI Ana Paula!
Elas podem sim ser congeladas, mas antes é importante pré assar.
Obrigada por confiar nas minhas receitas.
Beijo
Fiz a pizza e garlic knots. Eu não tinha ingredientes pro recheio então fiz de mozarela com cebola. Amei!!! Pela primeira vez eu consegui! Muito obrigada:)
Que legal Maiara!!
Fico feliz que você tenha confiado na minha receita, que bom que você conseguiu pela primeira vez.
E sobre os recheios, é isso mesmo, dá para fazer ótimas pizzas com poucos ingredientes.
Garlic knots são uma delícia!!
Beijo e obrigada pelo retorno.
Receita Maravilhosa!!!!!
Anotada no caderno para não perder!!!!!
Obrigada por dividir sua receita!!!!!!
Oi Marcia!!
Que bom que teve pizza aí na sua casa, obrigada por confiar na minha receita.
Adorei receber as fotos da tua pizza lá no Instagram.
Um grande beijo!
Muito obrigada por dividir essas receitas maravilhosas!! Eu nunca acertei fazer pizza. Eu compro a massa fresca do supermercado mas ela cozinha ao invés de assar. Talvez seja a temperatura do forno? Eh já até andei pré assando a massa antes de por o recheio. Muito obrigada mais uma vez. Eu vou criar coragem e tentar do zero com a sua receita!
Oi Maiara
Fico muito feliz que tenha gostado da receita. Antigamente eu fazia pizzas bem mais ou menos, mas hoje em dia consigo ótimos resultados em casa. Se a sua pizza está cozinhando, o problema está na temperatura, o forno tem que estar absurdamente quente, no máximo da temperatura e é bom colocar para aquecer bastante tempo antes, pois a pizza precisa de muito calor.
Quando puder, testa a minha receita, espero que você goste do resultado.
Um beijo!
Oi, gostaria de saber se posso deixar na geladeira guardada para assar algumas horas depois
Oi Rodrigo!
Com certeza, pode sim deixar a massa na geladeira, eu já fiz isso algumas vezes.
Depois me conta se gostou.
Pizza se não for a receita mais democrática que existe está entre as 3+.
E a sua receita é a melhor que existe, sigo essa receitas a anos, não tem erro.
E confesso já cheguei a comprar aquelas prontas que parece tampas de bueiro, e depois que você aprende a fazer a massa, você se sente o “Maior idiota do mundo” por comprar essa porcarias de supermercado. No começo errei e muito, dura d+, mole d+, estranha D+, sem contar aquelas que a massas pode ser usada como arma ou para construção. Mas com o tempo e alguns vídeos você acaba aprendendo, principalmente com os Italianos (as).
Tanto que comprei o forno elétrico só pra elas, depois do aperfeiçoamento comprei uma pedra refratária que ajuda e muito parecer pizza de forno a lenha. A 5 anos que eu comecei a dominar o fermento natural faço pizza com as sobras do fermento do pão, guardo a massa pronta na geladeira a mesma receita que a sua e … pimba… deu vontade pizza a qualquer hora ou dia.Tiro da geladeira de manhã, abro a mão ela abre como uma flor de tão macia e sedosa. Tenho duas princesas aqui em casa (Filhos) que são me enjoado então abro a massa jogo na mão deles e eles se vira com sabor que querem. É isso, pizza é a oitava maravilha desse mundo.
Oi Syd!!
Sim!! Essa receita é um clássico e o resultado é muito bom.
Hahahah, adorei a “tampa de bueiro”!!
Isso mesmo, pizza é como qualquer outro pão, nada melhor do que treinar.
Quero comprar uma pedra refratária, acabo esquecendo, mas esse é um item que tem que entrar na minha lista.
Com fermentação natural deve ficar incrível, eu ainda não me aventurei por esse mundo, que coisa boa ter a massa na geladeira para fazer quando bate vontade.
Bom receber a tua mensagem!!
Abraço