Como fazer Iogurte grego caseiro | Saudável e fácil
Vem aprender como fazer iogurte grego caseiro. É muito simples, o preparo do iogurte grego consiste na retirada do soro que se forma após a fermentação, com a remoção do excesso de água é possível extrair um iogurte mais cremoso, consistente e rico em proteínas.
O preparo é fácil, não dá trabalho e não requer grandes habilidades na cozinha, então já temos motivos de sobra pra fazer nosso iogurte em casa e deixar de lado os produtos industrializados.
Para fazer o iogurte grego você vai começar preparando uma receita do iogurte natural caseiro, depois é só colocar para dessorar e em poucas horas você terá um iogurte de qualidade para consumir com frutas, granola e para usar nas suas receitas.
Na hora de comprar o iogurte natural para o preparo da receita, preste atenção na lista de ingredientes, pois é essencial comprar um iogurte natural que tenha apenas dois ingredientes: leite e fermento. Assim, a sua receita v ai funcionar perfeitamente.
O soro extraído dos iogurtes é um líquido valioso, é o famoso whey protein. Então, nada de descartar e líquido. Adicione ele à água do cozimento de arroz, feijão, vegetais. Você pode usar em bolos e no mais maravilhoso dos pães: Pão de soro de leite | Whey Protein. É sério, esse pão é absurdamente fofo e delicioso.
Como fazer iogurte grego caseiro
- 2 l de leite integral ou semidesnatado
- 1 copo de iogurte natural integral - 170g
- Coloque o leite em uma panela e aqueça até ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo e deixe descansando até ficar morno.
- Para saber se o leite atingiu a temperatura ideal coloque o dedo no leite, se você suportar, sem se queimar por 10 segundos significa que o leite está pronto. Se você tem um termômetro de cozinha, a temperatura ideal é 40°C;
- Adicione o iogurte ao leite e misture, coloque a tampa na panela e envolva com uma toalha de mesa para que ele se mantenha nessa temperatura por mais tempo.
- Coloque a panela envolta na toalha dentro do forno desligado e deixe lá por 8 a 10 horas.
- O tempo vai depender da temperatura ambiente. Para saber se está no ponto verifique a consistência.
- O iogurte está pronto, então agora é só retirar o excesso de soro.
- Acomode uma peneira sobre uma tigela ou panela, disponha um pano cobrindo toda a peneira e despeje o iogurte natural sobre ele.
- Tampe e leve para a geladeira por 4 horas ou até atingir a cremosidade desejada.
- Após esse tempo você terá o soro no fundo do recipiente e na peneira um iogurte cremoso e bem consistente.
- Retire da peneira, coloque em um pote fechado e guarde na geladeira por até 10 dias
Dicas para manter a temperatura e ajudar na fermentação do iogurte:
Em dias mais frios, a fermentação pode ser mais lenta. Então, confira algumas dicas. A boa fermentação depende de ingredientes de qualidade e um ambiente propício para a proliferação das duas mais importantes bactérias presentes no iogurte: Lactobacillusdelbrueckii e Streptococcus thermophilus
- Você tem uma bolsa térmica para água quente? Coloque água quase fervendo na bolsa e coloque-a dentro do forno, microondas ou armário que você deixará o seu iogurte descansando.
- Você tem uma caixa de isopor grande? Coloque o recipiente envolvido na toalha dentro da caixa de isopor fechada, isso ajudará a manter a temperatura.
- Você tem uma boa garrafa térmica sem odores (que não seja usada café)? Coloque o leite com o iogurte dentro dela e guarde em um armário. Ela manterá a temperatura e ajudará no processo.
- Se você não tem nenhuma dessas opções, pode fazer apenas deixando no armário e envolvida por uma toalha grande, para ajudar a manter a temperatura. Vai dar certo mesmo assim.
Gostou de aprender a fazer iogurte grego? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Quanto tempo dura na geladeira por favor?
Olá Edna!
Dura vários dias, mas eu nunca falo em validade exata, pois varia de acordo com as condições de armazenamento, tipo de pote, temperatura da geladeira e assim por diante.
Seria arriscado definir uma validade de um produto caseiro.
Abraço
Eline, fiz ontem por volta das 17h, é só tirei do forno hoje as 9h. Tá numa textura linda, porém uma leve liga que não costumo ver em iogurtes. Será que passou do tempo demais, e pode ter prejudicado? Será que podemos comer? E percebi ao colocar na peneira, que não tinha muito soro visível, é assim mesmo?
Oi Dila!
Tudo bem?
Isso acontece quando o iogurte dá levemente errado. Ele fica com uma textura ótima, mas ao mesmo tempo faz aquele fio que lembra requeijão, algo com amido né.
Assim, das 17h até 9h é muito tempo, de qualquer forma acredito esse ponto grudento não tenha a ver com o tempo e sim com outros possíveis erros:
Temperatura do leite ou iogurte natural que tenha outros ingredientes além de leite e fermento.
Se você usou o iogurte certo, então, por eliminação, a falha deve estar na temperatura do leite.
Sobre o soro, é isso mesmo, quando o iogurte fica com essa liga, ele libera menos soro, fica um pouco mais ácido, mas pode sim ser consumido.
Eu faço esse iogurte há anos e de vez em quando, ainda acontece de ficar com essa liga.
Abraço e espero ter ajudado
posso fazer com leite em pò?
Olá Heloisa!
Não fiz esse teste, mas se você já está acostumada á usar leite em pó nas suas receitas deve dar super certo.
Depois me conta.
Beijo
Fiz e deu certo, apesar de ter ficado mais mole do que eu esperava… talvez tenha sido o tempo de fermentação (deixei 11 horas). Mas o sabor muito bom (não ficou tão azedo). Optei por não tirar o soro de leite para manter as proteinas. Super fácil, apesar de a espera até o leite amornar pareceu eterna!
PS;. Fiz somente com um litro de leite semidesnatado, de caixinha mesmo (UHT), deu bastante iogurte…
OI Luíza!
É que para se obter iogurte grego é necessário dessorar, como vc não tirou o soro, obteve o iogurte natural.
Que bom que você gostou do resultado
Abraço
mulher do céu, que delíciaaaaaaaa
Oi Wanessa!
Sim, é maravilhoso né!!! E incrivelmente versátil!
Obrigada pelo retorno
Amei, muito bom. Obrigada
Olá Auxiliadora!
Muito obrigada pelo retorno!
Espero te ver por aqui novamente.
Beijo
Que lega, irei fazer a coalhada seca, o iogurte grego e o pão, tudo, obrigada pelas dicas
Oi Nil!
Espero que você aprove o resultado de todos os itens.
Obrigada pela confiança
Parece delicioso e fácil!! Adoro os três!! Muito obrigada por nos ensinar!
Oi Luiza!
Sim, são uma delícia e é muito legal fazer em casa. Vira um vício.
Abraço
Olá, bom dia!
Desculpa mas, me surgiu uma dúvida: qual a diferença entre o iogurte grego e a coalhada seca? Pelo que li o processo é o mesmo? Estou enganada?
Oi Maria!
Sim, o processo é exatamente o mesmo, a diferença é que a coalhada fica dessorando por mais tempo que o iogurte grego e ela também pode ser temperada.
Um abraço e obrigada por passar por aqui
Olaa…uma dúvida rende quanto mais ou menos depois de pronto essa receita de iogurte grego?? Estou ansiosa para preparar. Beijos
Olá Débora!
Rende 1l mais ou menos, sempre vai variar um pouco.
Depois volte para me contar o que achou do resultado.
Abraço
Adorei a receita de iogurte, coloquei polpa de jabuticaba e mel, ficou muito delicioso
Oi Rosa!
Que bom que você fez essa receita e aprovou.
Aqui em casa não ficamos sem. Como polpa de jabuticaba deve ficar incrível.
Obrigada pelo retorno
Oi Eline tudo bem, amo suas receitas! Posso fazer com leite zero lactose e tb com o iogurte pous sou intolerante a lactose?
Olá Cida!
Eu nunca fiz esse teste, mas sei de leitores que fizeram e aprovaram o resultado.
Se puder, volte para me contar o que achou do resultado.
Abraço
Oba! Adoro iogurte grego, mas aqui na Croácia é muito caro!
Adoro teu blog! Sempre que venho aqui me inspiro, bjo!
Marília
Que legal Marília, fico feliz em saber que o blog te inspira.
Adoro receber as tuas mensagens.