Bolos, Doces, Sem Farinha, Sem Glúten, sem Lactose

Bolo de frutas com coco – Sem farinha e açúcar

Hoje estou trazendo uma deliciosa receita de bolo de frutas com coco, ele é feito sem farinha de trigo e sem açúcar, pois é naturalmente adoçado pelas frutas. Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.

O bolo é basicamente feito com bananas, maçãs e muitas frutas desidratadas que conferem ao bolo um sabor sofisticado. Elas, juntamente com o coco, deixam o bolo rico em texturas, sabores, muito aromático e úmido.

Eu criei esse bolo usando as frutas secas que estavam na minha geladeira, mas a receita é versátil. Você pode fazer trocas e usar o que tem em casa e que você encontra na sua cidade. O importante é usar as 250g de frutas secas.

Esse é um bolo sem farinha, sem açúcar e sem lactose, mas a melhor parte é que ele é muito saboroso, nutritivo e fácil de fazer.

Aqui em casa adoramos bolos de frutas, e os bolos sem farinha também fazem sucesso. Então eu selecionei algumas receitas para inspirar você: Bolo de chocolate sem farinha de trigoBolo de laranja com farinha de amêndoas e cocoBolo de maçã com banana e aveia .

Bolo de frutas e coco - Sem farinha e açúcar

 

Bolo de frutas e coco – Sem farinha e açúcar

Bolo de frutas e coco - Sem farinha e açúcar

 

Bolos de banana são uma delícia, bolos de maçã são super aromáticos. Então, nessa receita eu decidi juntar várias coisas boas: banana, maçã, muitas frutas secas e coco em um só bolo. Saudável, super saboroso e naturalmente adoçado.

 


4.8 from 5 reviews
Bolo de frutas com coco - Sem farinha e açúcar
 
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:
 
Um bolo saudável e simplesmente delicioso
Autor:
Categoria: Bolos
Cozinha: Saudável
Rende: 1 bolo médio
Palavras-Chave:
bolo de banana com maçã, Bolo de coco, Bolo de frutas secas, Bolo saudável, Bolo sem açúcar, Bolo sem farinha, Bolo sem glúten,
Ingredientes:
  • 50g de tâmaras (7un)
  • 50g de damascos (7un)
  • 50g de figos turcos (3un)
  • 50g de uvas-passas pretas (1/3 xíc)
  • 50g de uvas-passas brancas (1/3 xíc)
  • 240ml de suco de laranja (1 xíc)
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 150g banana prata sem casca (2 médias)
  • 150g de maçã ralada sem casca e miolo (2 médias)
  • 3 ovos grandes
  • 100g de coco ralado seco
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Modo de fazer:
  1. Em uma panela pequena coloque todas as frutas desidratadas e o suco de laranja. Leve ao fogo para cozinhar por 10 minutos com a panela destampada em fogo baixo.
  2. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe esfriar completamente.
  3. Retire da panela as frutas secas maiores e pique, para que fiquem num tamanho parecido com as uvas-passas. (ver dicas abaixo da receita). Coloque de volta na panela e misture tudo.
  4. Em uma tigela média coloque todas as frutas cozidas e passe uma espátula na panela para aproveitar qualquer restinho de suco que é cheio de sabor.
  5. Adicione o óleo de coco, a maçã ralada, a banana amassada e misture.
  6. Quebre os ovos em uma tigelinha, bata ligeiramente, coloque-os na tigela das frutas e misture.
  7. Adicione o coco ralado (aos poucos - veja dicas abaixo), o fermento, o bicarbonato e misture.
  8. A massa fica bem densa, pois as frutas irão umedecer a massa no cozimento.
  9. Transfira a massa para uma forma redonda de 24cm com furo no centro, untada com óleo de coco.
  10. Leve o bolo ao forno preaquecido e asse por 25 a 30 minutos a 180°C. A superfície deve ficar levemente dourada, faça o teste do palito.
 

Dicas para o preparo da receita

  • As frutas desidratadas: Use o que você tem, é possível mudar o tipo de acordo com que você tem em casa. Pode usar ameixas, cranberry, banana passa e fazer as trocas que quiser.
  • As frutas frescas: As bananas foram pesadas sem casca, as maçãs raladas sem casca e miolo.
  • Posso processar as frutas? Com certeza, eu optei por picar para encontrar pedaços das frutas, mas você pode tranquilamente processar para obter uma pasta de frutas.
  • O coco: Use coco sem açúcar. Adicione o coco aos poucos, até obter o ponto que aparece na foto, pois eu usei ovos grandes e pode ocorrer uma pequena variação.
  • A quantidade de ingredientes: a minha receita foi feita usando balança de cozinha, mas essa receita é versátil. O importante é chegar ao ponto da massa que você vê na foto acima.
  • O tempo de forno: O meu bolo assou em 25 minutos, como ele não tem farinha, assa rápido. Por fora ele ficou assim escuro, por causa das frutas secas e coco. Fique de olho e faça o teste do palito.

 

Bolo de frutas e coco - Sem farinha e açúcar

Você fez essa receita?

Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.

Bolo de frutas e coco - Sem farinha e açúcar

 

Gostou da receita? Então, salve as imagens nas suas pastas do  Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.

12 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação: