Biscoitos salgados com ervas | Sem glúten e sem lactose
Hoje quero compartilhar com você uma deliciosa receita sem glúten. Esses biscoitos salgados temperados com ervas, são crocantes, fáceis de fazer e super saborosos.
Aqui em casa, felizmente, não temos nenhuma restrição alimentar, mas eu gosto de testar receitas sem glúten para descobrir novos sabores, texturas e ainda compartilhar com pessoas que buscam esse tipo de receita. Essa é uma receita ótima e que agrada a todos.
Eles pode ser feitos na tigela ou usar processador, use as ervas de sua preferência, eles são super versáteis e fáceis de fazer.
Biscoitos salgados com ervas | Sem glúten e sem lactose
Veja outras ideias gostosas para te inspirar Biscoitos salgados de fubá com queijo e orégano e Biscoito de queijo com páprica.
- ¾ xícara de mix de farinha sem glúten
- ⅔ xícara de farinha de aveia
- 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
- ¼ colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de alecrim fresco picado (ou outras)
- ½ colher (chá) de sal
- ⅛ colher (chá) de alho em pó (opcional)
- 4 colheres (sopa) de óleo de girassol ou de coco
- Água fria (aproximadamente 8 colheres sopa)
- Faça a receita em uma tigela ou no processador.
- Em uma tigela coloque todos os ingredientes secos e misture.
- Adicione o óleo e misture com um garfo, até obter uma farofa áspera.
- Comece a adicionar uma colher de água gelada por vez e misture com uma espátula ou com a mão.
- Adicione a quantidade de água suficiente para obter uma bola de massa, uniforme ela ainda vai estar levemente quebradiça. (veja dicas abaixo da receita).
- Estenda filme plástico ou papel manteiga na bancada, coloque a bola de massa sobre ele, achate um pouco com a palma da mão.
- Então, pegue mais um pedaço de papel manteiga, coloque sobre a massa e use um rolo para achatar e abrir a massa.
- Abra a massa com a menor espessura que puder, corte no formato desejado e transfira para uma forma untada.
- Leve para assar por 15 a 20 minutos no forno preaquecido a 180°C.
- Junte os retalhos das bordas da massa, abra novamente e vá repetindo o processo até cortar e assar todos os biscoitos.
- Confira as dicas abaixo para facilitar o processo.
Dicas para o preparo da receita
- Se você tem processador, use-o! Ele facilita o processo, depois é só abrir a massa na bancada.
- Use as ervas de sua preferência. Eu fiz com alecrim, mas com tomilho, salsinha ou orégano, vai ficar ótimo. Você pode usar ervas frescas ou desidratadas.
- A quantidade de água varia, mas massa estará no ponto quando estive unida, formando uma bola e sem grudar muito nas mãos.
- Se preferir, você pode deixar a massa descansando na geladeira antes de abrir.
- É essencial forrar a bancada para abrir a massa, para conseguir soltar os biscoitos com facilidade, eu prefiro usar filme plástico na bancada. Eu estico e e aliso para garantir que ele grude na bancada.
- Para abrir com o rolo, cubra a massa com papel manteiga ou plástico. Assim a massa não vai grudar no rolo.
- Eu fiz testes com espessuras diferentes e gostei muito mais dos biscoitos com massa finíssima, então abra massa com a menor espessura possível.
- No início a massa parece um pouco chatinha de trabalhar, mas usando essas técnicas fica fácil e o resultado é uma delícia.
No mercado existem várias marcas de mix de farinhas sem glúten e a composição deles pode variar. O meu teste foi feito com o mix da Urbano que é composto basicamente por farinha de arroz, fécula de mandioca, fécula de batata. Você pode usar o mix da marca que preferir e também fazer em casa, mas o importante é saber que pode ter variação na quantidade.
Um biscoito aromático, saudável e delicioso.
Você fez essa receita?
Então me conte o que achou do resultado. Se puder, deixe seu comentário lá no final desse post e avalie dando a quantidade de estrelas que essa receita merece. A sua opinião é muito importante para mim e principalmente, para os outros leitores que chegam até esse post.
Conheci a receita no site Minimalist Baker, mas fiz algumas alterações.
Gostou da receita dos biscoitos salgados com ervas? Então, salve as imagens nas suas pastas do Pinterest. Assim você pode guardar e fazer na sua casa quando quiser.
Já fiz essa receita três vezes. É muito fácil e fica uma delicia! Acrescentei orégano, chia e açafrão da terra, ficou bem gostoso também.
Eline obrigada por compartilhar a receita!!! bjs
Oi Lidiane!
Que coisa boa ler esse retorno!
Adorei e agradeço pelas ótimas ideias.
Abraço
Huumm, parece muito bom! Vou experimentar!
Espero que você goste Patrícia!